Nos acompanhe

Paraíba

Primeira-dama do Estado destaca importância da divulgação do artesanato paraibano no Rio

Publicado

em

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, prestigiou, na noite desta quinta-feira (15), no Rio de Janeiro, a abertura da exposição “Paraíba — um estado de artesanato”, que vai mostrar o que há de melhor no artesanato paraibano durante a alta estação da capital fluminense, em uma ação compartilhada entre o Governo do Estado e o Sebrae.

A mostra ficará aberta ao público a partir desta sexta-feira (16) e vai até o dia 15 de março de 2023 com a participação de mais de 100 artesãos — representando todas as tipologias produzidas do Litoral ao Sertão, no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab)/Sebrae.

Na solenidade de abertura, que contou com show de Elba Ramalho e com parte do desfile da coleção #SomosTodosParaiba, além de outras atrações culturais, como o grupo de Xaxado do Sesc, Ana Maria Lins destacou o momento para o artesanato paraibano. “Este momento representa mais um marco histórico para a Paraíba. Somos vitrine no Centro do Artesanato Brasileiro, somos um estado de artesanato”, comentou.

“O artesanato paraibano é considerado um dos mais belos e ricos do País. E a partir de hoje ganha a oportunidade de mostrar toda essa riqueza em renda renascença, em algodão colorido, peças em cerâmica, madeira, metal e couro — artes que preservam nossa história, nossas raízes. Então, é com muita alegria e gratidão que convido a todos a conhecerem nossa Paraíba, o Estado do artesanato”, prosseguiu Ana Maria Lins.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, ressaltou o desafio do Governo em promover o evento durante 90 dias. “Foi uma união de forças do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, com o apoio do PAP, da Empresa Paraibana de Turismo, a PBTur, Fecomércio, Sesc/Senac, unindo cultura, unindo artesanato, trazendo a cachaça paraibana, a gastronomia, com Onildo Rocha, a nossa música com Elba Ramalho. A Paraíba vem com força divulgando para atrair o turista”, afirmou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, destacou a satisfação em ver a Paraíba com toda a visibilidade trazida pela mostra. “Uma das maiores satisfações que senti na minha vida profissional foi ver a nossa Paraíba em noite de glória no Rio de Janeiro com o nosso artesanato como protagonista. Realmente uma oportunidade sem precedentes que vai fechar a primeira gestão do governador João Azevêdo com chave de ouro”, disse.

O diretor-técnico do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, também ressaltou a divulgação da Paraíba na alta estação do Rio de Janeiro. “A Paraíba nunca havia usufruído desse espaço e agora surge essa oportunidade. Mais que isso, surge a oportunidade na alta estação. Então, nada melhor que trazer a cultura paraibana para que o turista do mundo possa conhecer — o Rio é uma cidade que recebe gente de todo o mundo. E vamos estar de dezembro a março. Vamos pegar Réveillon, carnaval, ou seja, a alta estação carioca vai ser aproveitada para mostrar a cultura e o potencial turístico da Paraíba”, comentou.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que a exposição “Paraíba — um estado de artesanato” é a oportunidade para se divulgar ainda mais o destino. “Além de divulgar o artesanato em várias tipologias, a gente está mostrando também como é o nosso Litoral, o nosso Brejo, o nosso Cariri, o nosso Sertão. Então, o que a gente quer mostrar para as pessoas durante esses três meses é que vão à Paraíba, porque além do artesanato riquíssimo, tem muitos outros atrativos para eles visitarem, curtirem com suas famílias, com os seus amigos”, disse, adiantando que a PBTur vai promover uma série de ações no Crab para divulgar o destino Paraíba.

Haendel Melo, um dos responsáveis pelo desfile, falou da alegria em poder mostrar toda a beleza da renda renascença. “Sempre é uma alegria muito grande a gente poder trazer a renascença, que é o ouro da Paraíba, e poder mostrá-la aqui no Rio de Janeiro. Se já foi muito feliz a gente fazer aquele desfile em João Pessoa — para mim o desfile mais bonito da história da moda da Paraíba — e agora poder trazer um pedacinho dele aqui para o Rio de Janeiro é extremamente gratificante”, externou.

O chef Onildo Rocha também externou satisfação em mostrar um pouco da gastronomia paraibana. “Eu costumo dizer que eu venho carregando há oito anos a Paraíba no prato com muita alegria no peito, levando para o Brasil e para fora do Brasil gastronomia nordestina, a gastronomia paraibana”, disse.

Com a curadoria do designer Renato Imbroisi, que há pelo menos 20 anos conhece o artesanato paraibano, a exposição “Paraíba — um estado de artesanato” mostra o que há de melhor e de mais genuíno da produção artesanal de todas as regiões do estado — do litoral ao Sertão. Renda renascença, algodão colorido, cerâmica e brinquedos populares são algumas das tipologias da mostra, em um período de alta temporada do Rio de Janeiro. Portanto, com um imenso fluxo de visitantes.

Também prestigiaram a abertura da exposição a atriz Suzy Lopes – que está atuando na novela Mar do Sertão –, o repentista da novela, Lukete, o ator pernambucano Bruno Dubeux, o deputado federal eleito Lindbergh Farias

Serviço:

“Paraíba — um estado de artesanato”
Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro
Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h
Ingresso: entrada franca
Website: https://crab.sebrae.com.br/

Continue Lendo

Paraíba

Concessionária de energia oferece 80 novas vagas para eletricistas na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A Energisa Paraíba está com 80 novas vagas para eletricistas abertas em diversas cidades do estado. As oportunidades são para todos que atendam aos pré-requisitos das vagas, e vem reforçar as equipes técnicas da concessionária.
Com um investimento de cerca de R$ 500 milhões em 2024, a Energisa Paraíba tem ampliado seu quadro de colaboradores, contratando eletricistas para atuar nos processos de Operação, Manutenção e Expansão do sistema elétrico do estado. Esse investimento reflete o compromisso com a qualidade do serviço prestado a todos os paraibanos, reforçando o atendimento aos clientes.
Há oportunidades em toda a Paraíba, com vagas em João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Itabaiana, Mamanguape, Areia, Boqueirão, Serra Branca, Patos, Sousa, Monteiro, Picuí, Cajazeiras, entre outras cidades.
“Com o aumento de investimentos no estado, estamos em busca de mais profissionais capacitados, que possam contribuir com o crescimento e melhoria contínua do serviço que prestamos a população”, destacou Adelene Ribeiro, consultora de Recursos Humanos da Energisa Paraíba.
Como se candidatar
Para se candidatar, os interessados podem acessar as vagas na plataforma de carreiras da Energisa em https://grupoenergisa.gupy.io/, onde encontrarão informações detalhadas sobre localidade, pré-requisitos e atividades. A empresa também sugere o cadastro do currículo no Banco de Talentos, permitindo assim, que entre em contato quando surgirem oportunidades compatíveis com o perfil do profissional.
A Energisa oferece benefícios como planos de saúde e odontológico, previdência privada, vale-alimentação ou refeição, auxílio creche, Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), programas de qualidade de vida e parceria com o Gympass, proporcionando acesso a mais de 18 mil academias no Brasil, entre outros.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison e Alberto Jorge lançam chapa ‘Pra Continuar Avançando’ em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado Harrison Targino, candidato à reeleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), destacou, durante o lançamento da chapa ‘Pra Continuar Avançando’ em Campina Grande, a atuação do advogado Alberto Jorge em defesa da advocacia. Ele afirmou que, juntos, em unidade, evitarão retrocessos na Ordem.

A chapa tem Alberto Jorge como candidato à reeleição para a presidência da subseção de Campina Grande e conta também com a advogada Jarlany Vasconcelos como candidata a vice-presidente.

“Eu não vim aqui pedir voto; viemos para dizer que todas e todos vocês são protagonistas de um movimento. Um movimento da OAB que não se baseia em personalismos, que não entende que a Ordem tem dono ou dona, e que sabe que a força está na unidade. Tenho muito orgulho de estarmos juntos. Unidos, vamos evitar retrocessos”, destacou Harrison, ao lado da candidata à vice-presidência da OAB-PB, Janny Milanês.

Alberto Jorge agradeceu a presença das advogadas e advogados e ressaltou que apresentará novas propostas, mas, sobretudo, destacará as conquistas alcançadas pela classe nos últimos anos. “Estou me candidatando mais uma vez, com muita humildade, mas também com determinação. Há três anos, bati de porta em porta nos escritórios de Campina, apresentando projetos e propostas. Hoje, trago novos projetos, mas também muitas realizações, o que me conforta. Sei que, nesses três anos, fizemos muito, e ainda há muito a fazer”, afirmou.

Sobre sua parceria com Harrison Targino, Alberto Jorge enfatizou que ela foi construída de forma natural, fruto de uma relação institucional que beneficiou a advocacia de Campina Grande. “Essa parceria foi construída de maneira muito natural. Uma relação institucional que se transformou em uma relação política e em um reconhecimento. Um reconhecimento de Campina Grande pelo trabalho prestado por Harrison à frente da OAB. Hoje, a OAB de Campina Grande se sente parte da OAB Paraíba”, concluiu.

Perfil – Alberto Jorge é advogado desde 2002, graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em Gestão Pública pela Estácio. Também possui especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Anhanguera, além de ser mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Datavox: pesquisa mostra Cícero com mais que o dobro de intenções de voto em JP sobre Queiroga

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A pesquisa Datavox aponta o prefeito Cícero Lucena (PP), que disputa a reeleição à frente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no 2º turno das Eleições 2024, com mais que o dobro de intenções de voto em relação ao candidato Marcelo Queiroga (PL).

De acordo com os números divulgados no domingo (20/10), na pesquisa estimulada, Cícero aparece com 59,8% das intenções de voto, enquanto, Queiroga surge com 26,9%.

O levantamento também identificou que 6,5% dos eleitores entrevistados ainda estão indecisos, enquanto 6,8% disseram que votarão em branco ou nulo.

Já na pesquisa espontânea, Cícero também lidera com 58,6% das intenções de voto e, Queiroga, aparece em segundo lugar com 26,4%.

O cenário ainda apresenta 8,4% de eleitores indecisos e 6,6% que declaram votar em branco ou nulo. A pesquisa espontânea é aquela na qual os eleitores são perguntados em quem votariam sem a apresentação de uma lista de candidatos.

Pesquisa

A pesquisa Datavox/PB Agora foi registrada em 14/10/2024 sob o número PB-07191/2024 – TSE – TRE e realizada entre os dias 16 e 17 de outubro, com 784 eleitores de mais de 50 bairros de João Pessoa. O levantamento tem um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Continue Lendo