Nos acompanhe

Paraíba

Editora A União lança livro Maestro Chiquito: o metalúrgico dos sons, de Adeildo Vieira, sexta

Publicado

em

A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), por meio da Editora A União, lança, nesta sexta-feira (16), a partir das 20h, na cidade de Santa Luzia (PB), o livro-reportagem, de natureza biográfica, Maestro Chiquito: o metalúrgico dos sons, de autoria do jornalista e músico Adeildo Vieira.

A obra, apresentada pelo escritor e crítico literário Hildeberto Barbosa Filho e pelo professor Carmélio Reynaldo Ferreira, proporciona ao leitor um recorte histórico e, até mesmo, afetivo da vida e da obra do maestro paraibano Francisco Fernandes Filho, mais conhecido no meio cultural e universitário como Maestro Chiquito.

Maestro Chiquito: o metalúrgico dos sons é fruto de uma pesquisa acadêmica para o curso de Mestrado em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Segundo o autor, “trata-se de um livro-reportagem, um relato jornalístico que, apesar de fazer uso de técnicas literárias para narrar uma história, tem base em fatos coletados do cotidiano, de forma documental”.

Maestro Chiquito nasceu na cidade de Santa Luzia, no interior da Paraíba, e veio para João Pessoa para aprofundar os seus conhecimentos na área musical, no Departamento de Música da UFPB. Nesse cenário, ele fez história com a criação da orquestra Metalúrgica Filipéia, considerada uma verdadeira escola de música para vários artistas de diferentes gerações, que compõem a cena cultural paraibana, a exemplo de Sérgio Galo, Marcelinho Macedo, Leo Meira, Fabiane Medeiros e Costinha.

Em sua apresentação, Hildeberto Barbosa destaca a pesquisa feita pelo autor em relação ao personagem. “Adeildo Vieira traça um curioso perfil do Maestro Chiquito, rastreando suas origens familiares, o ambiente de formação social e psicológica, a paisagem telúrica e cultural de sua cidade (Santa Luzia), o processo de educação musical, as amizades, as realizações, enfim, toda uma trajetória pautada, pelo menos aqui, no enfoque do repórter, pela paixão da música”.

“Ao se propor a contar a história de Chiquito – ressalta Carmélio Reynaldo – Adeildo Vieira, que também é jornalista, o fez com o mesmo capricho que dedica à sua arte e às formas de levá-la ao público, preocupado com a qualidade do que será apreciado”. O professor acrescenta ainda que o livro, ao descrever a trajetória do maestro, “enriquece a historiografia paraibana com os recortes que registram tanto o cotidiano de uma cidade interiorana de cultura rica e resistente, quanto a cena cultural paraibana”.

Continue Lendo

Paraíba

De tornozeleira, Dinho Dowsley quebra o silêncio e desabafa sobre operação da Polícia Federal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

 

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ministério dos Transportes reaproveitará 14 km de malha ferroviária abandonada em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério dos Transportes informou que 14 (quatorze) quilômetros de um trecho de malha ferroviária abandonado em Campina Grande será reaproveitado para instalação de um trem para transporte de passageiros.

Segundo as informações oficiais, um acordo nesse sentido já foi firmado entre o próprio Ministério e a administração municipal campinense.

O acordo prevê a construção de um sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para atender a população, porém, outras alternativas seguiriam em estudo constante por parte de especialistas.

Representantes do Ministério dizem que o principal motivo para a iniciativa é a ausência de viabilidade econômica para utilizar o trecho para transporte de cargas, assim, o VLT se apresenta como a melhor alternativa para uso público desses ativos.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Brito garante voz ativa na ALPB para buscar soluções sobre avanço do mar na Baía da Traição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com o avanço do mar na costa da Baía da Traição, moradores locais e ambientalistas entraram em alerta acerca da da preservação do litoral e segurança das residências construídas no local. O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), demonstrou preocupação acerca da situação.

Em publicação feita nas redes sociais, o parlamentar garantiu voz ativa na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) na busca por soluções e medidas para garantir defesa do meio ambiente e integridade dos residentes.

“A defesa da natureza e das comunidades locais é uma prioridade! Juntos, vamos construir um futuro sustentável e assegurar que a Baía da Traição continue sendo um orgulho para todos nós paraibanos”, destacou.

Confira:

Continue Lendo