Nos acompanhe

Paraíba

Efraim cobra Paulo Guedes a liberação de recursos para Operação Carro-Pipa: “Não pode suspender”

Publicado

em
O coordenador da bancada paraibana, deputado federal e senador eleito, Efraim Filho (União), lamentou a falta de liberação de recursos vindos do Ministério da Economia para a Operação Carro-Pipa, menos de uma semana depois do reconhecimento de 140 municípios paraibanos em estado de emergência por falta de água. Em ofício enviado ao Ministério da Economia, Efraim cobrou agilidade na resolução do problema junto aos órgãos públicos.
Devido à escassez de água nas regiões do sertão, o uso de carros-pipa é fundamental para garantir água potável a milhares de famílias. Efraim diz que a suspensão dessa operação traz prejuízos para a sobrevivência da população: “A bancada paraibana está unida para lutar e garantir que a operação volte a acontecer. Não vamos permitir que nosso povo passe sede”.
Ao lado dos senadores da Paraíba, Veneziano Vital (MDB) e Daniella Ribeiro (PSD) e do deputado federal Hugo Motta (Republicanos), Efraim Filho e os demais membros da bancada do Estado articulam uma forma de fazer com que a operação volte a acontecer o mais rápido possível, para que os municípios paraibanos não sejam afetados, tanto no dia a dia quanto para o trabalho rural que é feito nessa região. “Quem tem sede não pode esperar. Estamos cobrando para que o direito básico de acesso à água seja garantido”, pontua Efraim.
A suspensão afetará mais de 1,5 milhão de famílias em 461 municípios em todo o Nordeste, sendo 165 só na Paraíba. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a quantia de R$21 milhões já foi acertada para manter a operação até o final de dezembro, mas só uma parte foi repassada. O Ministério Público Federal deu cinco dias para que o governo justifique a suspensão.
O programa Carro-Pipa é histórico no Nordeste e atende há décadas áreas rurais de municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública reconhecidas pelo governo federal devido à seca ou estiagem.

Continue Lendo

Paraíba

“Cada instituição de ensino tem que explicar o aumento”, diz secretário do Procon-JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do período de matrículas e rematrículas nas escolas de ensino privado, o secretário do Procon João Pessoa, Rougger Guerra, fez um alerta às instituições sobre a necessidade de detalhamento no aumento das mensalidades.

A medida tem por objetivo coibir e inibir possíveis reajustes abusivos.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quarta-feira (23/10), Rougger explicou que as escolas precisam comprovar, por meio de planilha no ato da matrícula, os itens que justifiquem para os pais o aumento dos valores.

“Portanto, que se diga que não há um percentual específico a ser adotado quando do aumento dessas mensalidades. Cada escola individualmente, cada instituição de ensino, tem que comprovar, por meio de uma planilha colocada em local visível no ato da matrícula, seja no local da matrícula, explicando cada aumento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Resultado do 2º turno na Paraíba será divulgado até às 19h do domingo, prevê TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revelou que a divulgação do resultado do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que ocorrerá no próximo domingo (27/10), deverá ser anunciado até às 19h da mesma data.

Com menos números a serem apurados, trabalha-se com a possibilidade de uma redução de até uma hora em relação a divulgação do resultado do primeiro turno, que aconteceu por volta das 19h30.

A Corte alerta, no entanto, que a celeridade da apuração depende muito do comportamento do eleitor. Isso porque caso o cidadão vote cedo, como ocorreu no primeiro turno, o resultado pode sair antes mesmo das 18h.

Vale ressaltar que assim como no último dia 6 de outubro, o horário da votação do próximo domingo será unificado, com os locais de votação operando das 8h até as 17h.

 

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo