Nos acompanhe

Paraíba

Escola Damásio Barbosa da Franca celebra parceria entre Prefeitura de JP e Instituto Alpargatas

Publicado

em

Uma parceria da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e Cultura (Sedec), com o Instituto Alpargatas e voluntários (funcionários da Alpargatas de Santa Rita), vem unindo mãos e neste domingo (4) deu cara nova a Escola Municipal Damásio Barbosa da Franca, no bairro Trincheiras. Uma união de sucesso que transforma vidas por meio da educação.

As 57 pessoas atuantes do Programa de Voluntariado da Alpargatas, Alpa Voluntários em Ação (AVA), trabalharam na melhoria da unidade de ensino. Foram feitas correções no telhado do pátio, com a troca de madeiramento, troca de telhas e calhas danificadas, revisão elétrica com substituição de lâmpadas, recuperação de paredes, troca de bacias sanitárias, reforma na cozinha, jardinagem, entre várias outras ações.

“Um momento de muita doação e ainda mais de aprendizado. Um sentimento inexplicável. O que imaginava não ser capaz de realizar (pintura de ferro), transformou-se em satisfação e alegria. Afirmo que ainda não consigo me expressar de tanta emoção”, disse a diretora administrativa da escola, Stenia Tassiana Pereira de Oliveira.

Ação contemplou, entre alunos e profissionais da unidade, 600 pessoas. O AVA já beneficiou 2.200 pessoas entre crianças e familiares.

“Como foi lindo de ver aquelas pessoas todas unidas com um único propósito e com tamanha dedicação em cada coisa que faziam. A única palavra que posso dizer para cada um é gratidão. Sem esquecer dessa parceria maravilhosa com o Instituto Alpargatas. Muito obrigado a todos e a todas as pessoas envolvidas”, agradeceu a secretária de Educação, América Castro.

AVA – O Programa de Voluntariado da Alpargatas estimula a interação e participação cidadã dos profissionais da Alpargatas através de projetos comunitários, que visam contribuir com o desenvolvimento social das comunidades situadas nos municípios onde atuam suas unidades.

O programa se divide em uma série de ações do Instituto Alpargatas, além de novas ações globais: as reformas nas escolas são chamadas de ‘Evento Alpa Bem Fazer’, que acontece todos os anos. É uma ação social voluntária baseada nos pilares da Educação, Esporte, Cultura, Diversidade e Inclusão visando o desenvolvimento comunitário sustentável e a inclusão social.

“Solidariedade que transforma. Essa parceria constrói, com várias mãos e vários projetos uma proposta pedagógica inovadora, criativa e sustentável que permite o avanço da aprendizagem dos alunos e da formação de professores, com incentivo e reconhecimento”, explicou o diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo.

O evento realiza reformas e melhorias em escolas através de uma construtora contratada pelo Instituto Alpargatas e através do voluntariado fazendo doações de livros, roupas, computadores, atividades recreativas e pequenas pinturas e cuidados nos jardins no dia da entrega.

Continue Lendo

Paraíba

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O setor turístico da Paraíba receberá novos investimentos superiores a R$ 133 milhões entre 2025 e 2026, com o objetivo de diversificar as atrações turísticas e impulsionar o desenvolvimento econômico em todo o estado. Além de fortalecer destinos já consolidados, o plano anunciado pelo governador João Azevêdo também foca na interiorização do turismo, incentivando o fluxo de visitantes para todas as regiões turísticas da Paraíba.

Entre as principais ações, destaca-se a revitalização da Pedra de Ingá, que incluirá melhorias no Parque das Itacoatiaras, com o objetivo de tornar o local mais acessível e atrativo para os turistas. Também estão previstas a ampliação do Dique de Cabedelo e a cobertura do anfiteatro do Santuário Padre Ibiapina, medidas que buscam aprimorar a experiência de visitantes e moradores.

A interiorização do turismo será fortalecida com a construção do Centro de Convenções do Sertão, em Patos, e a reforma do Monumento Natural Vale dos Dinossauros, em Sousa. Essas iniciativas têm o objetivo de expandir o atrativo turístico para o interior do estado, proporcionando novas opções de lazer e lazer educativo para os visitantes.

Além disso, a criação da Cidade da Astronomia, que se estenderá por Carrapateira e Aguiar, com a instalação de um moderno radiotelescópio, visa posicionar a Paraíba como um polo de turismo científico, atraindo turistas e pesquisadores de todo o mundo, interessados em astronomia e ciências espaciais. Essa infraestrutura promoverá um novo eixo de desenvolvimento turístico, integrando o conhecimento científico com a experiência turística.

A região do Brejo, por sua vez, será uma das grandes beneficiadas pelo Programa de Revitalização de Engenhos, que contará com o apoio do ICMS Patrimonial, buscando revitalizar o patrimônio histórico e cultural da região, ao mesmo tempo em que impulsionará o turismo rural e o ecoturismo.

Outro aspecto importante é a qualificação profissional no setor, com a criação da Escola de Gastronomia e Hotelaria, em João Pessoa, no Polo Turístico Cabo Branco. Essa iniciativa tem como objetivo formar mão de obra especializada para atender à crescente demanda nos setores de turismo gastronômico e de hospitalidade, impulsionando o desenvolvimento econômico local.

O governador João Azevêdo ressaltou que esses investimentos são fundamentais para consolidar e expandir o protagonismo da Paraíba no setor turístico, além de fortalecer as políticas públicas de desenvolvimento regional e preservação ambiental.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, destacou que, além dos investimentos em todo o litoral, é importante aumentar o fluxo de turistas para o interior do estado. “Essas ações representam um grande diferencial na infraestrutura turística e garantem que todas as regiões da Paraíba recebam a visibilidade que merecem. Nosso foco é promover o potencial de cada canto do estado, proporcionando aos visitantes experiências diversificadas enquanto estimulamos o desenvolvimento econômico de áreas que ainda têm muito a oferecer”, afirmou.”, afirmou.

Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, enfatizou que os investimentos representam um marco na estratégia de diversificação do turismo e no fortalecimento da economia estadual. “A revitalização de pontos turísticos importantes, como a Pedra de Ingá, a ampliação de estruturas como o Dique de Cabedelo e a criação de novos equipamentos, como a Cidade da Astronomia, são ações que têm como objetivo tornar a Paraíba um destino cada vez mais atrativo para turistas de diferentes perfis”, concluiu.

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB vai sediar o Colóquio Internacional sobre Direito dos Museus nesta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) realiza nesta quinta-feira (16), o Colóquio Franco-Brasileiro de Direito dos Museus e das Coleções de Arte. Este evento internacional comemora os 200 anos de amizade entre Brasil e França. Organizado em parceria com o Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC/PB), a Universidade Federal da Paraíba (por meio do Centro de Ciências Jurídicas e do Programa de Pós-Graduação em Direito), o Ramo Brasileiro da International Law Association (ILA Brasil), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e o TCE-PB, o colóquio terá uma programação intensa. O evento será aberto pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira.

A programação será voltada para a reflexão sobre os desafios e soluções no campo do direito relacionado aos museus e coleções de arte. De acordo com a curadoria do Prof. Dr. Marcílio Toscano Franca Filho, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Procurador-Geral do Ministério Público junto ao TCE-PB, o colóquio contará com a participação de renomados especialistas internacionais e nacionais na área de direito, patrimônio cultural e museus.

Programação do Evento – A programação será dividida em duas sessões, ambas realizadas no dia 16 de janeiro de 2025. A abertura do evento ocorrerá às 8h30,  com a presença do Embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, e a conferência magna da Profa. Dra. Marie Cornu, do Institut des Sciences Sociales du Politique (CNRS/Université Paris Nanterre/ENS Paris-Saclay). Ela abordará as principais questões que envolvem os museus e o direito no contexto contemporâneo. A sessão também contará com os comentários e debates das professoras Dra. Alessandra Correia Lima Macedo Franca (UFPB) e Dra. Giuliana Dias Vieira (UEPB/ESMA).

Após o almoço, às 13h30, o evento retoma com a segunda sessão, dedicada ao tema das coleções de arte e os desafios jurídicos envolvidos. A conferência magna será proferida pela Profa. Dra. Clémentine Bories, da Université Toulouse Capitole, seguida de debates com os professores Dr. José Ernesto Pimentel Filho (UFPB) e Dra. Clarita Maia (IDP e Senado Federal). A programação será finalizada com uma solenidade de encerramento às 17h, encerrando com debates acadêmicos.

Para o procurador-geral do Ministério Público, Marcílio Toscano Franca, o Colóquio visa promover uma reflexão profunda sobre o papel do direito na proteção do patrimônio cultural, considerando os desafios impostos pela globalização, o comércio de arte e os direitos das coleções. Também será um espaço para discutir soluções jurídicas inovadoras que possam fortalecer a preservação do patrimônio cultural e assegurar a sua acessibilidade ao público.

Além das conferências e debates, o evento contará com a sessão de lançamento de livros sobre direito dos museus e coleções de arte, contribuindo para o avanço do conhecimento e da produção acadêmica nesta área.

Inscrição – Interessados em participar do evento podem realizar inscrições no link

O evento será transmitido ao vivo: https://www.youtube.com/channel/UCWvNiZAzsk_b5sdIjlYzRHA

Continue Lendo

Paraíba

2026: João reafirma disputa ao Senado como “plano A” e aposta confiança em Lucas para chefia estadual

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), reafirmou nesta segunda-feira (13/01) que os planos para 2026 é disputar uma vaga no Senado Federal e classificou a pretensão como “plano A”.

Durante entrevista concedida ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, João avaliou que nesse cenário o candidato do grupo ao Governo do Estado nas próximas eleições será o atual vice-governador, Lucas Ribeiro (PP), e que essa mobilização não causaria rachadura na base.

“Não tenho dúvidas da unidade da base. Disputar o Senado é o plano A, essa é a avaliação, e se isso acontecer quem assume é o vice-governador Lucas, que tem minha total confiança, e uma vez assumindo provavelmente será o candidato. Não acredito em tensionamento nesse sentido”, disse.

Continue Lendo