O mês de novembro, marcado por ações relacionadas à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, chegou ao fim, mas os cuidados com a saúde continuam. Em João Pessoa, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), administrado pela Prefeitura, oferece, de forma permanente, consultas, exames e procedimentos especializados, que vão desde o diagnóstico até o tratamento de várias doenças relacionadas à saúde do homem.
Reforçando o cuidado permanente com a saúde do homem, o HMSI continua realizando a ação ‘João Pessoa Sem Sonda’, que garante cirurgias de prostatectomia para pacientes que utilizam sonda. A ação vai beneficiar 40 pacientes até janeiro de 2023 e faz parte da campanha ‘Novembro Azul Sempre’.
Paralela à ação ‘João Pessoa Sem Sonda’, as consultas com urologistas continuam sendo feitas no Hospital Santa Isabel, através do ambulatório, dentro da prevenção do câncer de próstata, o tipo que mais ocorre em homens em todo Brasil.
Na unidade hospitalar também é feito o planejamento familiar, com vasectomia; atendimento a patologias prostática e atendimento aos pacientes vindos das unidades de saúde da família detectados no rastreamento do câncer de próstata, além de todas as demais patologias urológicas, como as genitais.
O médico urologista Rafael Rebouças, que coordena o Serviço de Urologia do Hospital Santa Isabel, ressalta que o ‘Novembro Azul’, mais do que um mês de rastreamento do câncer de próstata, é um mês para chamar a atenção aos homens para cuidar da sua saúde. Esse cuidado, afirma, começa na prevenção das principais doenças, nos hábitos saudáveis de vida, que previnem doenças tanto de nutrição quanto de minimização de estresse, e de hábitos de exercícios físicos.
E essa prevenção, diz, começa no médico da família, onde o homem também pode iniciar o rastreamento do câncer de próstata por meio do PSA, exame utilizado como check-up. “A gente quer que o homem se cuide, não só da próstata, mas que ele busque o serviço de saúde. Nessa busca, muitas vezes ele vai ser diagnosticado com algumas dificuldades, com problemas de genitália, com alterações de PSA. Por isso, a gente chama a atenção dos homens, que busquem a sua USF, busquem fazer os seus exames de rotina e, o principal, busquem hábitos saudáveis”, ressalta o especialista.
Ele destaca que o Hospital Santa Isabel está pronto para atender todas as patologias urológicas que o homem apresentar. “No Santa Isabel, ele dispõe de um serviço completo para tratamentos urológicos de alta complexidade, desde a baixa complexidade, de cirurgias de pequeno porte para planejamento familiar, como vasectomia, até as cirurgias percutâneas, de rim ou cirurgias laparoscópicas para tratamento das mais diversas patologias. A gente tem uma equipe muito preparada para atender qualquer demanda que por ventura precise”, enfatizou Rafael Rebouças.
Os homens têm acesso aos serviços e procedimentos especializados no Santa Isabel através da regulação, depois de passarem pelas unidades de saúde da família. Apenas para as cirurgias de vasectomia, eles podem procurar diretamente o hospital ou uma USF para agendar a consulta com o urologista.
Confira imagens: