Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo promove Mostra Cultural da Educação Infantil 2022 com apresentações teatrais

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da coordenação de Educação Infantil da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu, nesta quarta-feira (30), a 15ª Mostra Cultural da Educação Infantil, envolvendo as 9 creches e 1 escola do município.

O Teatro Santa Catarina, lotado, recebeu “O incrível mundo dos insetos” – tema escolhido pela coordenação da Mostra – que proporcionou uma tarde linda e colorida ao público presente, formado pelos pais, gestores, supervisores, professores, representantes de organizações e representações ligadas à educação infantil. e ainda os alunos das unidades educacionais envolvidas.

“É com emoção e satisfação que represento a gestão municipal neste momento e, antes de tudo, quero agradecer imensamente o empenho dos nossos educadores. Aqui nós vemos o fruto do trabalho de todo os envolvidos na Educação Infantil. E é mais emocionante ainda registrar a presença da família, prestigiando o trabalho de seus filhos. Isso é uma construção de memórias para essas crianças e tem um significado imprescindível na vida delas. É importante que as famílias caminhem de mãos dadas com as instituições para que possamos fazer uma educação parceira. Nesse trabalho aqui podemos sentir o amor. E onde a gente coloca amor, tudo dá certo”, destacou a secretária de Educação, Márcia Moreira, que acompanhou todas as atividades da Mostra.

Logo na entrada do Teatro, cada unidade escolar montou um estande com uma representação de projetos educacionais que foram desenvolvidos com o tema proposto, explorando de forma didática e educativa e valorizando o respeito das crianças pela natureza através do aprendizado infantil. No palco do teatro, a culminância dos projetos com esquetes teatrais e coreografias que, além de iniciarem os alunos nas artes cênicas, ganharam a atenção e o carinho dos presentes.

As educadoras Nadja Araújo e Aline Aragão, à frente do setor de Educação Infantil da Seduc, foram as grandes responsáveis por toda articulação da Mostra, que envolveu mais de 50 profissionais da educação infantil e mais de 150 alunos.

Participaram as crianças das creches Ádamo Klinger, Alexia Luana dos Santos Cesário, Josefa de Medeiros Régis, Pequena Princesa, Pequeno Príncipe, Santa Bárbara, Santa Catarina, Tarik Anthony Maia de Azevedo; do CIEI (Centro Integrado de Educação Infantil); e ainda da educação infantil da Escola Municipal Hidelbrando Silva.

“Hoje estamos debutando, pois tudo começou lá no CIEI há 15 anos atrás. É a culminância geral de um trabalho que foi desenvolvido em todas as unidades educacionais infantis do município. Nesta edição o tema escolhido nos proporcionou a ampla exploração da vida dos insetos. Como eles nascem, crescem ou se reproduzem; Qual a importância deles pra natureza e para o ecossistema… Além de várias curiosidades do aprendizado que foram surgindo no percurso dos projetos e na realização de vivências didáticas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. O resultado foi muito produtivo e saíram daqui trabalhos lindos”, afirmou Nadja.

Sobre a Mostra  – A Mostra Cultural da Educação Infantil tem como objetivo destacar o trabalho realizado nas unidades de ensino do município. No evento, se compartilham as vivências que acontecem entre as crianças e seus pares; além de apresentar uma visão de como se dá o processo de ensino aprendizagem; do empenho dos profissionais em oferecer atendimento e uma educação de excelência; e o quanto as crianças possuem talentos que precisam ser estimulados, apreciados e encorajados.

Sem caráter competitivo, a Mostra apresenta o trabalho desenvolvido e promove a troca de experiências entre os participantes. Com a realização de vivências didáticas em consonância com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, os campos de experiências e os objetivos de aprendizagem que são apresentados no documento. Essa edição proporcionou a participação das crianças em atividades artísticas, em seu processo criativo, na experiência de se apresentar em um palco, e também na participação de um espetáculo como protagonistas.

A Mostra é a uma ferramenta de uso cultural e é a vitrine ideal para fomentar momentos únicos de socialização, ludicidade e magia, fazendo com que as crianças tenham experiências marcantes, que envolvem bons sentimentos e o desenvolvimento pleno das suas habilidades.

Continue Lendo

Paraíba

Unimed-JP reforça parceria com PMJP para realização da corrida deste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, visitou nesta terça-feira (26/11) a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e reforçou parceria para realização da corrida de rua da instituição, que ocorre neste domingo (01/12).

O encontro teve a presença do prefeito em exercício, Leo Bezerra (PSB), secretários que fazem a gestão municipal e a equipe de marketing da Unimed.

Em publicação nas redes sociais, Gualter revelou que a parceria se estenderá em futuros projetos que proporcionem desenvolvimento e qualidade de vida à população pessoense.

Corrida Unimed João Pessoa

A Corrida da Unimed JP terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

A prova será realizada no dia 1º de dezembro, com largada e chegada no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra.  Ao cruzar a linha de chegada, os participantes receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB recebe relatório de comissão de juristas para aperfeiçoar legislação de combate ao racismo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e representantes da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB receberam, na tarde desta terça-feira (26), a visita do presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), desembargador João Benedito.

Na oportunidade, o desembargador João Benedito entregou um livro com o relatório final da comissão de juristas formada pela Câmara do Deputados para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no Brasil. O desembargador participou da elabora do plano.

Também particirapam da reunião os membros da Comissão de Combate ao Racismo: Ana Guimarães (presidente da Comissão), Francisca Leite, Raissa Helene e Aristoteles Souza; e o conselheiro federal da OAB, André Cabral.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou que o desembargador presta um grande serviço para dar luz ao tema da equidade racial. “É um relatório estrutural, uma contribuição do Poder Judiciário ao Legislativo, no qual João Benedito deu seu contributo com ideias concretas para melhorarmos o tratamento com todos e buscarmos garantir verdadeira equidade entre pessoas no país tão grandioso que é o Brasil”, declarou.

Harrison Targino targino acrescentou que a OAB-PB também deu sua contrinuição com uma comissão específica, que reuniu com o presidente exatamente pensando temas e ações que possam contribuir na reflexão sobre equidade racial”.

O desembargadir João Benedito disse entender que a Comissão de Juristas deu sua contribuição, “cumprindo a missão de apresentar à Câmara dos Deputados as propostas atribuídas”.

“Agora cabe à sociedade, de modo geral, levar a Câmara de Deputados à necessidade de que elas sejam realmente realizadas através de projetos de Leis. Enfim, agora há a necessidade que a sociedade vá à Câmara de Deputados cobrar para que essas propostas se concretizem”, disse o presidente do TJPB.

Continue Lendo

Paraíba

“Continuo na base”, afirma Eduardo Brito sobre permanência no grupo governista da ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), reafirmou, nesta terça-feira (26/11), permanência na base governista da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O posicionamento ocorre após divergências no âmbito da eleição municipal em Mamanguape.

“Evidentemente, naquele momento político local, houve uma tendência do governador em apoiar um candidato de seu partido, mas a maturidade nos fez entender que, naquele momento, os partidos precisavam caminhar com o governador. Os palanques foram desarmados”, explicou durante entrevista concedida à imprensa.

Ele reforçou seguir com o grupo do governador João Azêvedo (PSB).

“Nunca houve um posicionamento nosso sobre saída da base do governo. Continuo na base desde que assumi e sempre estive alinhado com o governador João Azevêdo”, afirmou.

Continue Lendo