Nos acompanhe

Paraíba

Sala do Empreendedor da PMJP ganha troféu do Sebrae por referência no atendimento

Publicado

em

A Sala do Empreendedor da Prefeitura de João Pessoa foi reconhecida, na tarde desta terça-feira (29), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o Selo de Referência em Atendimento. O anúncio aconteceu durante solenidade realizada em Campina Grande. Ao todo, a premiação contou com 56 projetos concorrendo, oriundos de diversas cidades do Estado. A Capital recebeu troféu de prata.

A Sala do Empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, além de facilitar a abertura de novas empresas, regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI). Em João Pessoa, o serviço é oferecido pela Prefeitura por meio do programa Eu Posso Crescer, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

Diante dos trabalhos realizados por prefeituras de todo o Brasil, o Sebrae criou o Selo, justamente, com o intuito de reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor ao empresariado local.

“O reconhecimento na etapa estadual mostra que estamos nos tornando referência no atendimento e consultoria aos empreendedores. Mais do que isso, estamos tornando eficazes e desburocratizados os processos de abertura e regularização de empresas, premissas para a geração de oportunidades, empregos e renda”, destacou João Bosco Ferraz, secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Avaliação – Para apontar os melhores serviços, o Selo adotou uma metodologia de avaliação baseada em critérios qualitativos e quantitativos, como qualidade no atendimento, gestão, ambiente de negócio, infraestrutura, oferta de soluções, presença digital e capilaridade. A partir daí, foram geradas pontuações com o objetivo de atribuir categorias de qualidade aos parceiros participantes.

Serviços – Os atendimentos da Sala do Empreendedor, em João Pessoa, acontecem, desde setembro de 2021, na sede da Sedest, localizada na Rua Diogo Velho, 150, no Centro. Por lá, são oferecidos vários serviços específicos para quem é MEI: auxílio na formalização, alteração de cadastros, Declaração Anual do DAS/MEI, baixa (extinção), emissão do DAS, parcelamento MEI, auxilio na emissão de nota fiscal de serviço, entre outros. Também é possível obter informações sobre licenciamentos para Microempresas (ME).

De acordo com o diretor de Ambiente de Negócios da Sedest, Matheus Gomes, além de toda assistência gratuita prestada aos MEIs, a Sala pessoense somou avanços importantes ao longo deste ano, como dispensas de licenças, taxas reduzidas e agilidade na abertura de empresas. “O reconhecimento do Selo veio para coroar um esforço coletivo e para impulsionar muito mais nossa Sala do Empreendedor, que ainda não funciona com toda sua totalidade. Nos próximos meses, ampliaremos nossa oferta de serviços, balizados por nosso compromisso de sempre fazer a melhor entrega ao público”, disse.

A Sala do Empreendedor da Prefeitura de João Pessoa conta com um Ponto de Atendimento do Sebrae (PAS), e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98195-1819.

Continue Lendo

Paraíba

Revolta na advocacia da PB: Paulo Maia teria loteado chapa para escritórios estrangeiros bilionários

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Presidência da OAB na Paraíba, Paulo Maia, está sendo apontado como suposto responsável por  ter “rifado” sua chapa para escritórios bilionários de fora do Estado. O caso tem gerado revolta entre os advogados, pois o loteamento de cargos envergonha a classe ao ceder espaço para escritórios estrangeiros, sem identidade alguma com o Estado, representarem a advocacia paraibana em Brasília.

Na chapa de Paulo Maia, como conselheiro federal, consta Ângelo Ribeiro, representante do escritório Nelson Wilians, o maior da América Latina. O CEO desse escritório possui um patrimônio líquido estimado em US$ 3,6 bilhões (R$ 20,48 bilhões). Em 2024, ele estreou na lista da Forbes 400 dos americanos mais ricos, ocupando a 374ª posição.

A chapa também inclui Wilson Belchior, que representa o escritório RMS Advogados – Rocha, Marinho e Sales, do Ceará, fundado pelo ex-ministro e ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha.

Na história das eleições da OAB já houve exemplo de chapas fizeram o mesmo que Paulo Maia: lotearam cargos para grandes escritórios de fora da Paraíba. O resultado foi desastroso nas urnas, pois a advocacia paraibana não aceitou a ocupação de espaços por escritórios de outros Estados.

Continue Lendo

Paraíba

Pesquisa Quaest: Cícero tem 60% contra 40% de Queiroga em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (26/10), com as intenções de votos na corrida eleitoral pela Prefeitura de João Pessoa aponta vitória do atual prefeito, Cícero Lucena (PP), com 60%. Marcelo Queiroga (PL) tem 40% de acordo com o levantamento.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela TV Cabo Branco e realizada presencialmente com 1000 pessoas de 16 anos ou mais em João Pessoa, nos dias 25 e 26 de outubro, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PB-06491/2024. O nível de confiança é de 95%.

Pesquisa estimulada — votos totais

O levantamento também mostrou a intenção de voto estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor no momento da entrevista. Os votos são totais, ou seja, brancos, nulos e indecisos não são excluídos da pesquisa.

  • Cícero Lucena (PP): 57% (eram 58% na anterior)
  • Marcelo Queiroga (PL): 35% (eram 31% na anterior)
  • Indecisos: 1% (eram 2% na anterior)
  • Branco/nulo/não vai votar: 7% (eram 9% na anterior)

Pesquisa espontânea — votos totais

A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados. Veja os resultados:

  • Cícero Lucena (PP): 52% (eram 52% na anterior)
  • Marcelo Queiroga (PL): 30% (eram 25% na anterior)
  • Indecisos: 12% (eram 19% na anterior)
  • Branco/nulo/não vai votar: 6% (eram 4% na anterior)

Continue Lendo

Paraíba

Mais de 800 mil eleitores devem ir às urnas neste domingo para o segundo turno em JP e CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os dois principais colégios eleitorais do Estado, João Pessoa e Campina Grande, se preparam para receber o segundo turno das eleições municipais neste domingo (27/10).

Na Capital, 566.290 eleitores estão aptos para votar. Com cinco zonas eleitorais e 216 locais de votação, a cidade dispõe de 1.653 seções, das quais 986 estão adaptadas para pessoas com deficiência, garantindo a acessibilidade durante o processo.

A disputa na cidade será entre o atual prefeito Cícero Lucena (PP), que obteve 205.122 votos (49,16%) no primeiro turno, contra Marcelo Queiroga (PL), que conquistou 90.840 votos (21,77%).

Já em Campina Grande, 298.888 pessoas aptas a votar no segundo turno das eleições municipais. A cidade conta com três zonas eleitorais distribuídas em 125 locais de votação e 957 seções eleitorais, das quais 485 oferecem acessibilidade para pessoas com deficiência.

A corrida pela Prefeitura na Rainha da Borborema fica entre o atual gestor Bruno Cunha Lima (União Brasil), que obteve 110.807 votos (48,22%) no primeiro turno, contra Jhony Bezerra (PSB) que conquistou 79.471 votos (34,58%).

Continue Lendo