Nos acompanhe

Paraíba

Relatório de Veneziano que regulamenta a Telessaúde é aprovado no Plenário do Senado

Publicado

em

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (29) o relatório do Primeiro vice-presidente do Senado, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB), ao projeto de lei que regulamenta a prestação virtual de serviços de saúde (PL 1.998/2020), a chamada telessaúde. De acordo com Veneziano, a despeito da ausência de legislação específica sobre o tema, os serviços de telessaúde já existem há algum tempo no Brasil.

“No âmbito do SUS, o Ministério da Saúde criou o “Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes”, que disponibiliza serviços como teleconsultoria, telediagnóstico, segunda opinião formativa e tele-educação”, destacou o Senador.

Para Veneziano, a busca pela regulamentação da telessaúde justifica-se pelo vazio legal criado com a decretação do fim da pandemia e pelo fato de haver temores de que novas normas infralegais sobre o tema possam impor restrições a essa prática no Brasil.

“Faz-se necessária uma regulamentação desse tema, destacando aspectos como a definição de telessaúde, a fixação de princípios, a garantia da autonomia de profissionais e de pacientes na decisão sobre adotá-la ou não desde a primeira consulta; a livre decisão dos pacientes; a equiparação da telessaúde, especialmente da teleconsulta, ao atendimento presencial; a suficiência da inscrição no conselho profissional de origem para habilitação ao referido procedimento; a observância dos mesmos padrões éticos e de qualidade do atendimento presencial; a garantia de oferta no âmbito da saúde suplementar; e a definição de regras para as empresas atuarem no território nacional”, diz o Senador.

A prática da telessaúde foi permitida em caráter emergencial durante a pandemia de covid-19, mas ainda precisa de uma regulamentação permanente. O projeto define regras e princípios para os serviços de telessaúde oferecidos no país, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por particular e por convênio médico, e considera telessaúde a modalidade de prestação de serviços de saúde à distância por meio da utilização das tecnologias da informação e da comunicação, que envolvem, entre outros aspectos, a transmissão segura de dados e informações de saúde por meio de textos, sons, imagens e outras formas consideradas adequadas.

Continue Lendo

Paraíba

Bruno é reeleito em Campina Grande no 2º turno das Eleições 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União), foi reeleito neste domingo (27/10), dia do segundo turno das Eleições 2024, para um novo mandato à frente da Administração Pública campinense.

Com 100% das urnas apuradas, Bruno, com 136.191 votos (57,94%), venceu o adversário Jhony Bezerra (PSB), que adquiriu 98.852 votos (42,06%).

No primeiro turno, Bruno obteve 110.807 votos, número que representou 48,22 % da preferência do eleitorado campinense. Já Jhony, 79.471 votos, total que correspondeu a 34,58%.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Cícero Lucena é reeleito em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), foi reeleito neste domingo (27/10), dia do segundo turno das Eleições 2024, para um novo mandato à frente da Administração Pública pessoense.

Com 100% das urnas apuradas, Cícero, com 258.727 votos (63,91%), venceu o adversário Marcelo Queiroga (PL), que adquiriu 146.129 votos (36,09%).

No primeiro turno, Cícero obteve 205.122 votos, número que representou 49,16 % da preferência do eleitorado pessoense. Já Queiroga, 90.840 votos, total que correspondeu a 21,77 %.

Continue Lendo

Paraíba

Apuração dos votos em tempo real está disponível; clique aqui e acompanhe

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A apuração dos votos do segundo turno para a Eleição Municipal Ordinária 2024 deste domingo (27/10) já está disponível para consulta. Para acompanhar, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou clicar no link abaixo:

Clique aqui para acompanhar a apuração de João Pessoa.

Clique aqui para acompanhar a apuração de Campina Grande.

Em João Pessoa, disputam o cargo de prefeito: Cícero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL). Já em Campina Grande a disputa é entre Bruno Cunha Lima (União Brasil) e Jhony Bezerra (PSB).

Continue Lendo