Nos acompanhe

Paraíba

Prêmio: São Bento é um dos 3 melhores municípios do país em prática de Sustentabilidade Ambiental

Publicado

em

O prefeito de São Bento, no Sertão da Paraíba, Jarques Lúcio da Silva II, recebeu, na manhã desta terça-feira (29), em Brasília, no 12º Fórum e 9º Prêmio A3P, a Premiação A3P – Agenda Ambiental da Administração Pública – onde foi apresentado o Projeto Rede Sustentável/Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais, que colocou a cidade do interior da Paraíba como a 3ª melhor do pais, nas práticas de sustentabilidade do Meio Ambiente.

A cerimônia para o recebimento da premiação foi no Instituto Chico Mendes, onde o prefeito Jarques Lúcio esteve acompanhado pela Secretária Municipal do Meio Ambiente, Arajane Alexandre e pelo Coordenador de Incentivo ao Comércio, Indústria e Turismo do município, Márcio Silva.

O prefeito Jarques Lúcio agradeceu, veementemente, a tão louvável premiação da A3P, avaliando o prêmio como um grande marco, não só para o município de São Bento, como também para o estado da Paraíba e todo o Norte/Nordeste, pois foi a única cidade da região a ter o reconhecimento nacional pelo desenvolvimento de um projeto que trate da sustentabilidade do Meio Ambiente, calcado, exatamente, no aproveitamento da luz solar, com a implantação da energia solar em toda a Rede Municipal de Ensino, sendo a 1ª do país a fazer isso, além do reaproveitamento da água da chuva para a limpeza das unidades educativas.

Durante a participação no evento do 12º Fórum e 9º Prêmio A3P, a Secretária do Meio Ambiente de São Bento, Arajane Alexandre, agradeceu ao prefeito Jarques Lúcio e a as demais pessoas envolvidas no projeto REDE SUSTENTÁVEL, cuja denominação surgiu em face de a cidade ser conhecida pela Capital Mundial das Redes, além de outros artefatos têxteis, onde relatou que a ideia de desenvolver o projeto nasceu da necessidade de acumular água, já que o município está situado numa região de escassez dela e, também, pela grande incidência dos raios solares, o que facilitou a implantação da energia solar em todas as escolas do município.

A Agenda ambiental da Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular as instituições públicas do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O Programa se destina às instituições públicas das três esferas (federal, estadual e municipal) e dos três poderes da República (executivo, legislativo e judiciário).

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo