Nos acompanhe

Paraíba

Comissão da ALPB apresenta plano estadual para fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais

Publicado

em

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Assembleia Legislativa (ALPB) realizou audiência pública, através do sistema de videoconferência, na tarde desta terça-feira (29), para apresentar o Plano Estadual para Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (PLANES-PB). A deputada Pollyanna Dutra, que preside a Comissão, comandou os trabalhos, secretariada pelo deputado Raniery Paulino.

O referido plano, de acordo com a deputada, é uma iniciativa de lideranças com diversas expertises na área produtiva do estado da Paraíba, especificamente nos arranjos produtivos locais, mobilizando os diversos atores e stakeholders – pessoas ou grupos de interesse, que são impactados pelas ações de um empreendimento, projeto, empresa ou negócio – para debater os principais problemas enfrentados pela produção familiar paraibana.

“Em razão da mencionada construção que envolve diversos atores e fatores da produção no Estado da Paraíba, elaborou-se o documento norteador que visa a realização de intervenções com o objetivo de analisar e superar os principais problemas que atingem os APLs, proporcionando o desenvolvimento do sistema agropecuário paraibano, promovendo a inclusão socioprodutiva e a inovação para que se atinja a geração de trabalho, emprego e renda”, explicou Pollyanna Dutra.

O secretário estadual de Planejamento, Gilmar Martins, fez uma explanação dos recursos que a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2023 para a agricultura, pesca e demais áreas que abrangem os Arranjos Produtivos Locais (APLs), com recursos na ordem de R$ 500 milhões para a implementação do PLANES-PB.

“Existem recursos alocados em diversas secretarias de estado que desenvolvem políticas na agropecuária. Por exemplo, a Secretaria de Agricultura e da Pesca, tem recursos para firmar parcerias e potencializar o desenvolvimento das redes produtivas locais; a Secretaria de Desenvolvimento do Semiárido e a EMPAER também têm recursos para os Arranjos Produtivos Locais; e, também, o Cooperar, que está desenvolvendo o projeto PBRural sustentável, que também tem recursos para os APLs”, explicou.

Já o coordenador Geral do PLANES-PB, Adelaido de Araújo Pereira, salienta que a Paraíba está fazendo história com a implementação desse projeto, que trará grandes benefícios não só para o governo do Estado, para o agro estadual e, principalmente, para seus produtores e a população em geral. “Quando o poder público e a iniciativa privada trabalham em consonância, as coisas avançam. Eu acredito que estamos fazendo história pela primeira vez na Paraíba, com ação tão boa como essa”, disse.

Quem apresentou o PLANES-PB foi Wendel Martins, um dos coordenadores do projeto que garante melhorias para o setor agropecuário. “Precisamos do protagonismo dos produtores dos APLs, de uma visão sistêmica do desenvolvimento, pois os problemas possuem causas comuns e seu enfrentamento exige ação coletiva, e responsabilidade. Temos como objetivo criar grupos estratégicos, elaborar planos de ação e fazer uma análise situacional e realizar anualmente essa execução de planos de ação para incluir na LOA”, disse.

Também participaram do evento os secretários: Joaquim Hugo, de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Agricultura Familiar; Bivar de Sousa Duda, da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido; o presidente da Faepa, Mário Borba; o presidente da Famup, George Coelho; o deputado Anísio Maia, além de diversos gestores públicos e dirigentes de autarquias estaduais e de entidades de classe. O presidente da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Nivaldo Moreno Magalhães, participou de forma remota.

Voto de Aplausos

Durante a audiência pública foram homenageadas, com Votos de Aplausos, diversas pessoas que se destacam nas áreas de abrangência do PLANES-PB, a exemplo do agropecuarista Adelaido de Araújo Pereira; os engenheiros agrônomos Antônio Pereira dos Anjos Neto e  Ewerton de Sousa Bronzeado; o médico veterinário Francisco Rubens Remígio; o economista Genyson Marques Evangelista; os professores Ingrid Conceição Dantas Gonçalves e Paulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filho; os zootecnistas Jairton Roma da Sena e Severino Gonzaga Neto; o engenheiro agrônomo João Ferreira Gonçalves Filho; os agentes de desenvolvimento do BNB, Kennedy Wanderley de Souza e Patrícia de Vasconcelos S. Neves; a executiva Natanaelma Silva da Costa; os produtores rurais Tobias da Silveira Lopes, Vinícius Mota Pedroza e Wendel José de Lima Melo.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Cícero vota e mostra confiança no reconhecimento da população ao trabalho realizado pela sua gestão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), que disputa a reeleição neste 2º turno das Eleições 2024, votou no final da manhã deste domingo (27/10), nas dependências de uma escola particular instalada no bairro do Bessa, na Capital paraibana.

Cícero Lucena chegou ao lado do governador João Azevêdo se mostrando confiante na vitória uma vez que, segundo declarou à imprensa, o trabalho realizado até o momento pela sua gestão fez com que a cidade avançasse ainda mais e ser “reconhecida a nível nacional com uma das melhores qualidade de vida do país“.

A Pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (26/10), mostrou que as intenções de votos na corrida eleitoral pela Prefeitura de João Pessoa apontam vitória do atual prefeito, Cícero Lucena (PP), com 60%. Marcelo Queiroga (PL) tem 40% de acordo com o levantamento.

Leia também: Pesquisa Quaest: Cícero tem 60% contra 40% de Queiroga em João Pessoa

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No primeiro turno, Cícero obteve 205.122 votos, número que representa 49,16 % da preferência do eleitorado pessoense. Já Queiroga, 90.840 votos, total que corresponde a 21,77 %.

Continue Lendo

Paraíba

TRE-PB registra substituição de urnas em João Pessoa e Campina Grande, neste 2º turno

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) já registrou substituição de urnas nas cidades de João Pessoa, e Campina Grande, nas primeiras horas de realização do segundo turno das Eleições 2024.

De acordo com as informações, pelo menos, quatro urnas eletrônicas, duas em JP e duas em CG, já precisaram ser substituídas.

Apesar das ocorrências, a manhã do segundo turno eleitoral nas duas cidades paraibanas está sendo considerada tranquila em termos de questões técnicas.

A Justiça Eleitoral disponibiliza de, pelo menos, 300 (trezentos) técnicos para monitoramento de urnas eletrônicas e pronto atendimento junto à quaisquer eventualidades referentes ao sistema de registro de votos.

Continue Lendo

Paraíba

“Vá votar. Você escolhe e determina o seu futuro”, diz João ao estimular exercício do voto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo (PSB), votou na manhã deste domingo (27/10), nas dependências de uma escola particular localizada no bairro do Bessa, na Capital paraibana.

Na ocasião, o gestor chegou acompanhado pelo prefeito aliado e candidato à reeleição, em João Pessoa, Cícero Lucena (PP), bem como pelos deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP) e Hugo Motta (Republicanos) e incentivou o exercício do voto.

Vá votar. Saia de casa e faça sua escola. A democracia nos permite isso. Você escolhe e determina o seu futuro“, enfatizou o governador.

João Azevêdo trabalha pela reeleição de Cícero, em território pessoense e, em Campina Grande, para a eleição de Jhony Bezerra (PSB).

 

Continue Lendo