Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa orienta sobre fluxos relacionados à Covid-19 na rede municipal de saúde

Publicado

em

Para evitar o aumento de novos casos de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa orienta a população e os profissionais de saúde sobre os fluxos de atendimento para pessoas com sintomas de síndromes gripais e medidas a serem seguidas pelos usuários nos serviços de saúde da rede municipal.

Em relação aos atendimentos, a orientação é que se a pessoa estiver com sintomas gripais leves como tosse, coriza ou febre baixa, ela deve permanecer em sua residência em isolamento respiratório domiciliar. Caso sinta necessidade de atendimento médico, mesmo com sintomas leves, deve procurar sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.

Em caso de sintomas gripais moderados ou graves, o cidadão deve recorrer a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A SMS recomenda o uso de máscaras dentro das USFs, UPAs e outros serviços de saúde, em especial para os grupos de risco como idosos, gestantes e imunossuprimidos.

“Estamos num momento em que é fundamental redobrar os cuidados para que possamos estar protegidos e evitar o contágio do vírus. Se for necessário, se dirigir ao serviço de saúde mais adequado à intensidade dos sintomas apresentados”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira.

Isolamento – As orientações relativas ao isolamento respiratório domiciliar seguem a recomendação do Ministério da Saúde. Caso o indivíduo tenha acesso à testagem em serviço de saúde no quinto dia completo do início dos sintomas e o resultado do teste for não detectável ou não reagente para Covid-19, o isolamento domiciliar pode ser suspenso, desde que permaneça sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e com remissão dos sintomas respiratórios.

O isolamento poderá ser suspenso com sete dias completos se o paciente chegou a apresentar sintomas, mas está assintomático há pelo menos 24 horas (sem febre, sem uso de antitérmico e remissão dos sintomas respiratórios).

No caso do paciente permanecer sem melhora dos sintomas respiratórios ou tiver febre no sétimo dia completo após o início dos sintomas ou apresentar novo exame positivo para Covid-19, realizado a partir do quinto dia do início dos sintomas, deve ser mantido o isolamento domiciliar até o décimo dia completo.

“É importante que as pessoas respeitem o tempo recomendado de isolamento e mantenham o uso de máscara durante 10 dias completos ao início dos sintomas, como recomenda o Ministério da Saúde, além de evitar o contato com idosos, imunossuprimidos e outros grupos de risco”, destacou Raquel Moraes, gerente de Vigilância em Saúde de João Pessoa.

Visitas hospitalares – Nos hospitais, foram tomadas algumas medidas em relação aos visitantes e acompanhantes. A visita deverá ter o tempo de 30 minutos de duração e deverá acessar a visita apenas uma pessoa por paciente. Será exigido o esquema vacinal em dia, uso de máscara, aferição de temperatura, higienização das mãos antes da entrada e não apresentar sintomas gripais. O visitante deve evitar tocar no paciente e a visita deverá ser evitada se o pretenso visitante teve contato com pessoas positivadas para Covid-19.

No caso dos acompanhantes, serão permitidos apenas os casos previstos em lei (idosos, menores de 18 anos, gestantes e pessoas com deficiência), evitando rotatividade e devendo o acompanhante permanecer pelo menos a cada 24 horas. Os acompanhantes devem seguir as mesmas recomendações e exigências dirigidas aos visitantes.

Imunização – A SMS reforça para a população a importância de procurar as salas de imunização disponíveis para a atualização do esquema vacinal contra a Covid-19, levando em consideração que a vacina é a melhor forma de evitar sintomas graves e diminuir o risco de internação.

Atualmente as doses da vacina estão sendo aplicadas no Mangabeira Shopping, Centro Municipal de Imunização (CMI), policlínicas municipais (Mandacaru, Mangabeira, Cristo e das Praias) e unidades de saúde da família (USF), sem a necessidade de agendamento.

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro recebe honraria da Capitania dos Portos pelo apoio às atividades da instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), recebeu, nesta quinta-feira (28/11), uma homenagem da Capitania dos Portos da Paraíba, por meio do capitão fragata Ronaldo Júnior, que a entregou uma moeda simbólica representando que estão “no mesmo barco” contribuindo para o país.

A honraria ressaltou o apoio da parlamentar, que destinou cerca de R$ 2,5 milhões em emendas para fortalecer e apoiar as atividades desenvolvidas pela instituição.

“Esse gesto simboliza a parceria e o compromisso que temos com o desenvolvimento do nosso estado, na Paraíba. Como senadora, destinei emendas importantes para a Capitania dos Portos, confirmando sua relevância estratégica para a economia da Paraíba e do Brasil”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB reúne-se em Brasília com o deputado Gervásio Maia e pleiteia emendas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, acompanhada de diretores-gerais dos campi, reuniu-se com o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) nesta quinta-feira (28). Realizada no gabinete do parlamentar em Brasília, a audiência teve dois objetivos: apresentar a importância do papel do IFPB para a educação e pleitear emendas de bancada para o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025.

No encontro, Mary Roberta ressaltou o empenho de Gervásio Maia em defesa do desenvolvimento da Paraíba e da pauta da educação, especialmente pelas ações executadas para que o IFPB estivesse entre as instituições contempladas, ao longo dos anos, com recursos de emenda. A reitora também ressaltou o trabalho realizado pelo parlamentar para que a instituição recebesse novos códigos de vagas para contratação de professores. “Este é um momento de agradecer, mas de também fazer as solicitações para o ano de 2025. É um momento de agradecer, de solicitar e de projetar o futuro juntos”, afirmou.

Ao conversar com os integrantes da comitiva do IFPB, Gervásio Maia citou conquistas recentes para o Instituto, fruto ainda de suas ações na legislatura passada, como liberação de recursos para a construção de restaurante estudantil e ginásio esportivo, bem como para investimentos em laboratórios e aquisição de material didático.

O parlamentar também externou seu agradecimento ao ministro da Educação, Camilo Santana, à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foram sensíveis às ações empreendidas para “salvar o concurso do IFPB”, cujo prazo estava próximo a expirar.

“O concurso ia vencer e aqueles profissionais iam deixar de ter a oportunidade de servir na ampliação dos quadros  de um instituto que tinha a maior deficiência de quadros do país. E a gente conseguiu reparar essa injustiça histórica. No último instante, a gente conseguiu publicar e dar posse aos novos profissionais”, comentou. De forma informal, Gervásio Maia ainda “cobrou” à reitora Mary Roberta a implementação de um curso de Energias Renováveis no Campus Catolé do Rocha.  “Mas sei que isso vai chegar em breve”, pontuou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac visita obras do complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última quarta-feira (27/11), o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, realizou vistoria das obras que estão acontecendo no Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos, em Lagoa Seca.

Durante a visita, Flavio pôde constatar que a obra está em ritmo acelerado e destacou a importância desse investimento de quase 8 milhões de reais do Governo do Estado, que vai transformar a realidade da socioeducação na região de Campina Grande.

A visita foi acompanhada pela diretoria técnica da Fundac e a direção do Complexo Lar do Garoto, na ocasião, o presidente da Fundac teve ainda a oportunidade de dialogar com os agentes socioeducativos para que a unidade funcione da melhor forma possível.

Veja:

Continue Lendo