A Banda 5 de Agosto, vinculada à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), realiza um show especial no Busto de Tamandaré nesta terça-feira (22). O evento é em comemoração ao aniversário de 58 anos do grupo, que é composto por 45 músicos. A apresentação tem início a partir das 18h e promete agradar a públicos diversos.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, lembra que a Funjope criou, este ano, toda uma agenda de shows para a Banda 5 de Agosto. “Consideramos que a banda tem uma qualidade musical muito grande. Já fez apresentações ao longo desse ano e estamos marcando esse momento de comemoração dos 58 anos com um show. É uma forma da banda se aproximar do público que sempre dá uma resposta muito bonita nessas apresentações”, comenta.
Marcus acrescenta que esta é uma forma que a Funjope encontrou de também prestar uma homenagem aos músicos e aos maestros da banda. “Vamos fazer uma festa muito bonita, num clima de proximidade do Natal. Esperamos que seja muito bom”, acrescenta.
O maestro Rogério Borges, que comanda a Banda 5 de Agosto, disse que o show é uma homenagem a essa trajetória. “Resolvemos fazer algo mais próximo do público atual e não fazer o repertório tradicional das bandas de músicas. Por isso, pedimos à Funjope que colocasse um tablado no lugar do palco. Com isso ficaremos mais próximos do público”, destaca.
No repertório, os músicos vão tocar Lenine, Melim, Chorão (Charlie Brown Jr), Juliette, Marília Mendonça, Sivuca, entre outros artistas consagrados. A lista de músicas inclui sucessos como ‘Aquilo que dá no coração’, ‘Ouvi dizer’, ‘Metamorfose ambulante’, ‘Proibida pra mim’, ‘Supera’, ‘Bença’ e ‘Trem bala’. “Vai ser uma grande festa de aniversário”, garante.
A Banda 05 de Agosto fez sua primeira apresentação em julho de 1964, na abertura da Festa das Neves, mas só foi oficializada três meses depois. O primeiro regente foi o maestro João Emídio de Lucena. Em mais de 50 anos de atividades, foi administrada pela Secretaria de Turismo, Guarda Municipal e, desde 2005, pela Funjope.
Sua formação conta com músicos que tocam instrumentos de sopro, incluindo seu regente titular, maestro Rogério Borges. O maestro Adelson Machado, que participou da fundação da banda, se despede do grupo ao qual dedicou muitos anos de sua vida.
O músico começou seus estudos musicais em 1954, como integrante da Filarmônica 23 de Maio, em Santa Luzia, grupo que dirigiu em 1958 e 1959. Dois anos depois, mudou-se para João Pessoa, onde continuou seus estudos no Conservatório Anthenor Navarro, com o então professor Zamir Machado Fernandes. Integrou a Banda da Polícia Militar do Estado da Paraíba e as Orquestras Tupi, Tabajara e de Frevo Maestro Vilô.