Nos acompanhe

Paraíba

SEIG destaca gestão de riscos no 4º Workshop de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção

Publicado

em

A Secretaria Executiva de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção (SEIG) realizou, na manhã desta segunda-feira (21), o 4º Workshop de Governança, Integridade e Prevenção à Corrupção de João Pessoa, com a temática: ‘Noções de Risco para o Setor Público’. A apresentação ocorreu de forma remota, através da plataforma Sympla. O evento acontece também nesta terça-feira (22) e os servidores que ainda quiserem se inscrever, podem fazê-lo através do link enviado pela plataforma 1DOC.

Kleber Marques, secretário executivo da SEIG, ressaltou que uma política de gestão de riscos tem como objetivo assegurar que os responsáveis pela tomada de decisão do Município, em todos os níveis, tenham acesso a informações suficientes quanto aos riscos aos quais está exposta a instituição.

O secretário Kleber Marques frisou que “a gestão de Cícero Lucena tem sido marcada por momentos muito importantes para o crescimento da cultura da integridade na Prefeitura de João Pessoa. Desde a criação da SEIG, não paramos de trabalhar em busca da conquista desse propósito, que trará grandes benefícios para toda Prefeitura e, principalmente, para nossa população. Com a criação da política de riscos, entramos na parte prática, estilo mão na massa, da implantação do nosso Programa de Integridade, o FAROL, que, além de pioneiro, não tenho dúvidas que servirá de modelo para muitos municípios no Brasil”, ressaltou.

Capacitação do servidor público – Kleber Marques falou ainda sobre a oportunidade de crescimento e valorização do profissional como algo que tem impacto direto nos serviços, engajamento do servidor, oportunidade de crescimento e atualização de todo o sistema público. “A capacitação do servidor favorece o sentimento de pertencimento e valorização do mesmo, impactando na realização de tarefas e eficácia na prestação de serviços para todos os cidadãos”, completou.

João Pessoa como referência – A vice-presidente do Conselho de Administração da RGB e coordenadora do programa, Cristiane Nardes, destacou que João Pessoa sai na frente de muitos municípios, se destacando como referência em governança e integridade. Segundo ela, ter uma Secretaria cujo propósito são esses temas, mostra o quão inovadora e ética é a gestão.

“Temos que parabenizar as lideranças municipais por terem abraçado a ideia de governança. Não apenas no estilo pro forme, de ficar só na gaveta ou no papel. No momento que existe uma Secretaria que executa um programa de integridade, previsto com boas práticas, focadas em combater a corrupção e a fraude, políticas públicas focadas nessa área vão acontecer”, detalhou.

Cristiane Nardes parabenizou ainda a alta administração, na qual “conseguimos perceber que é uma gestão com um mind set inovador. Uma gestão que trabalha com governança e integridade por conta própria e não por força da lei é uma novidade no Brasil. É de surpreender. João Pessoa sai na frente como um modelo de referência para outros municípios e o trabalho em parceria com a RGB ajuda a fortalecer esse propósito”.

Transparência – O controlador-geral do Município, Diego Fabrício, destacou a importância do fomento à integridade e políticas de governança e prevenção à corrupção. Ele lembrou também que a Prefeitura de João Pessoa se classificou em 1º lugar entre as capitais do Nordeste e 1º lugar entre os municípios da Paraíba como a cidade mais transparente.

“João Pessoa tem uma estratégia na área de controle e essa capacitação é mais uma ferramenta para que possamos ter noções de riscos. Queremos que nossos servidores estejam preparados e engajados no desenvolvimento da integridade, governança e na prevenção a corrupção”, pontuou.

Gestão de riscos – Leandro Andrade, membro especialista dos Comitês de Governança e Gestão de Riscos e ESG Público na Rede Governança Brasil, pontuou sobre a importância da gestão de riscos.

“Um processo de sensibilização e conscientização da estrutura sobre a importância da Gestão de Riscos é imprescindível para o fortalecimento e amadurecimento da organização de forma que os diversos níveis de gestão compreendam suas responsabilidades e estejam preparados para atuar de forma clara, orientada e coordenada para o atendimento ao Princípio da Eficiência da Administração Pública, prevenindo a ocorrência de irregularidades e melhorando a qualidade dos serviços públicos prestados à população”, finalizou.

A consultora de Gestão de Riscos e coordenadora do Projeto Estratégico de Implementação da Gestão de Riscos do TJDFT, Ludmila Couto Maciel, falou sobre conceito de governança pública, processos, riscos e controles. Ela destacou a importância do princípio da eficiência da administração pública e do conceito de Integridade.

“A gestão de riscos é um mecanismo de governança, usada como base para a tomada de decisões dos gestores. Então apresentamos como implementar o processo de gestão de riscos em processos e projetos da organização. Diante de tantas complexidades presentes na gestão pública e das constantes mudanças, para uma boa tomada de decisões é fundamental contar com uma gestão de riscos eficiente. A implementação de gerenciamento de riscos é consequência das constantes melhorias na qualidade dos serviços públicos e eficácia de políticas públicas”, completou.

Continue Lendo

Paraíba

Edísio Souto declara apoio à reeleição de Harrison na OAB: “excelente trabalho”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidatura à reeleição de Harrison Targino à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), ganhou mais um apoio importante. O advogado Edísio Souto afirmou nesta segunda-feira (21) que defende a candidatura de Harrison por entender que o trabalho realizado pela atual gestão em defesa da advocacia paraibana deve continuar.

“Sou advogado há 37 anos e quero conclamar a todos para que votem em Harrison Targino, atual presidente da OAB Paraíba, que tem feito um excelente trabalho, tem dado um apoio muito grande à advocacia, e como diz a máxima popular, em time que está ganhando não se mexe. Vamos todos juntos votar em Harrison Targino”, destacou o advogado.

Edísio Souto ainda conclamou os colegas advogados e advogadas a participarem da eleição da OAB Paraíba, que acontecerá no próximo dia 19 de novembro. “A participação de cada um de nós é fundamental para a nossa Ordem”, disse.

Harrison Targino agradeceu o apoio e destacou a importância de ter ao seu lado um advogado conceituado e de referência como Edísio Souto. “Quero agradecer o apoio do amigo Edísio, que caminhará junto conosco na luta constante para que a OAB possa aprofundar suas conquistas e não retroceda. Estaremos juntos nessa caminhada”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Michelle Bolsonaro visita João Pessoa nesta terça-feira para agenda em apoio a Queiroga

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), visita a Paraíba nesta terça-feira (22/10) para participar de compromisso de campanha em apoio ao candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL).

O evento “Encontrão com a Família” será a partir das 18h, no Busto de Tamandaré.

Em publicação nas redes sociais, o deputado federal e coordenador de campanha do partido, Cabo Gilberto (PL), convocou a população e apoiadores para marcarem presença na agenda.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Justiça Eleitoral decide pelo retorno de Dinho à Presidência da Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral paraibana decidiu, nesta segunda-feira (21/10), pelo deferimento parcial do habeas corpus apresentado pela defesa do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (PSD).

A relatora do processo foi a juíza Membro Maria Cristina Paiva Santiago que, por sua vez, votou pela manutenção das medidas cautelares que incluem proibição de acesso aos bairros Alto do Mateus e São José, recolhimento domiciliar noturno, bem como, o monitoramento eletrônico, permitindo porém, o acesso de Dinho às dependências da Câmara Municipal pessoense para exercício da função de vereador, bem como da Presidência da Casa Legislativa.

O voto da relatora foi acompanhado por unanimidade.

A defesa de Dinho argumentou, dentre outros pontos, que a medida aplicada em desfavor do parlamentar seria “completamente inadequada […] e ineficaz” uma vez que seria direcionada a “um líder político” e não de um vereador e, principalmente, que sequer existe denúncia contra o parlamentar.

O caso

Dinho foi afastado das funções legislativas após ser alvo de uma ação da Polícia Federal (PF), na sexta-feira (18/10), durante mais uma fase das investigações acerca de um suposto esquema de aliciamento violento de eleitores em algumas comunidades de João Pessoa.

O vereador, que se viu obrigado a cumprir medidas cautelares, inclusive tornozeleira eletrônica, chegou a se manifestar publicamente apoiando as investigações e lembrando que, em 20 anos de vida pública, nunca havia sido alvo de um processo sequer, mas sim, de dedicação à Capital paraibana.

Leia também: “Confio plenamente na Justiça, ficará evidenciada nossa inocência”, diz Dinho a eleitores e amigos

O vereador Carlão Pelo Bem (PL), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP), havia sido designado para assumir a Presidência da Casa Legislativa por ocasião do afastamento do presidente, Dinho Dowsley.

A Mesa Diretora da CMJP é atualmente composta pelos vereadores Bosquinho (2º vice-presidente); Marcílio do HBE (1º secretário); Odon Bezerra (2º secretário); e, Zezinho do Botafogo (3º secretário).

Entrevista coletiva CMJP

A assessoria de Comunicação da CMJP confirmou a realização de uma coletiva de imprensa para esta terça-feira (22/10), a partir das 09h, nas dependências da Sala da Presidência, e tratará sobre a sequência dos trabalhos na Casa Legislativa.

A coletiva havia sido adiada em virtude da espera do resultado do recurso que tramitava no TRE-PB apresentado pelo presidente da CMJP.

Continue Lendo