A próxima edição do projeto Sabadinho Bom, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), chega com uma apresentação imperdível do músico Chagas Fernandes. Neste sábado (19), o artista pretende movimentar a Praça Rio Branco, no Centro de João Pessoa, com muito chorinho e uma homenagem a Sivuca. O evento, que já se tornou parada obrigatória dos apreciadores da boa música, começa a partir do meio-dia.
“Estamos fechando um ciclo este ano de Sabadinho Bom. Todas as edições têm sido um sucesso. Os músicos se dedicam, se esmeram na execução de um bom repertório. E esse Sabadinho não vai ser diferente, justamente por essa bela homenagem a Sivuca que é merecedor de todas as homenagens. E nós vamos garantindo o fortalecimento da nossa arte e cultura no Centro Histórico”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
O repertório desta edição abrange clássicos do choro, como Odeo, de Ernesto Nazaré; Pedacinho do Céu, de Waldir Azevedo; Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu; Sons de Carrilhões, de João Pernambuco; Tua Imagem, de Canhoto da Paraíba, entre outros. Também estão programados alguns sambas. “Faremos homenagem à velha guarda de Sivuca. Também teremos Araponga, de Luiz Gonzaga”, comenta Chagas Fernandes.
Ele ressalta que o Sabadinho Bom vai ter ainda uma pegada de música nordestina, incluindo sucessos inesquecíveis como Feira de Mangaio, de Sivuca; Ai, Que Saudade de Ocê, de Vital Farias; Só Quero Um Xodó, de Dominguinhos; Assum Preto e Que Nem Jiló, de Luiz Gonzaga. “Vai ter também um frevo, Marcha dos Marinheiros, de Canhoto”, acrescenta.
Chagas Fernandes, que vai navegar seu violão solo, cavaquinho e pandeiro, diz que o público pode esperar um repertório diversificado de música brasileira de qualidade. Além dele, fazem parte da equipe de músicos seu filho Lindemberg Fernandes, na bateria; Jerônimo Pedro, no violão sete cordas, e Lucas Carvalho, no acordeon.
O artista elogia a iniciativa e diz que considera o Sabadinho Bom uma programação consolidada na cultura de João Pessoa. Para ele, é um dos principais eventos para a música do Brasil como um todo, e ter, todo sábado, um evento aberto, gratuito, resgatando e valorizando a cultura junto ao público favorece o acesso à cultura para todas as idades.
“É um projeto simplesmente extraordinário. Em muitos shows, nesses 13 anos em que me apresento, tive muito contato com o público de diferentes estados como Rio de Janeiro, São Paulo, que elogia muito a Paraíba por ter um evento dessa natureza”, afirma.
Ele diz que sua expectativa é de que seja um show interativo, como sempre costuma fazer, com a participação das pessoas. O artista ressalta que, mesmo sendo um show instrumental, sempre proporciona um momento de diversão e lazer.
“Convido a todo público de João Pessoa, aos que já conhecem não só o projeto Sabadinho Bom, como também o meu trabalho, a se fazer presente para mais um Sabadinho Bom, a fim de prestigiar essa brilhante iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, através da Funjope. Desde já agradecemos a todos”, concluiu Chagas Fernandes.