Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo terá 2º Seminário Municipal de Economia Criativa e discutirá produção cultural local

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com o Sebrae/PB, realiza, nos dias 22 e 23, o II Seminário Municipal de Economia Criativa. O evento faz parte do Plano Municipal de Economia Criativa – Cabedelo mais Criativa, instituído como política pública através da Lei Municipal 2.146/2021.

O Seminário será realizado no Teatro Santa Catarina, no Centro Cultural Mestre Benedito e no Casarão do Padre – Espaço Criativo, A iniciativa traz como proposta reunir empreendedores criativos locais, pesquisadores e representantes da cadeia produtiva da cultura local para um amplo debate sobre a produção cultural e os elementos de identidade local, assim como estratégias para geração de oportunidades de negócios.

Durante o evento, também serão lançados as Plataforma Digital Cabedelo +Criativa e o Programa Municipal do Artesanato de Cabedelo

“Nossa intenção é reunir agentes de toda classe produtiva e pensante da cultura local para compartilhar conceitos, estratégias e experiências que tenham como foco a cooperação e a criatividade, vistos enquanto elementos primordiais para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios e para o fortalecimento da cultural e da identidade local como elemento sustentável para o desenvolvimento do território”, declarou o secretário da cultura, Igobergh Bernardo.

A segunda edição do Seminário constitui a oportunidade de avaliar o desempenho do Programa, após um ano de funcionamento, e de lançar oficialmente uma ferramenta que visa promover a exposição e comercialização da produção cultural local. Também será marcado pelo lançamento de um programa de incentivo aos artistas locais, como informa o secretário.

“Esta segunda edição servirá para avaliar os indicadores de desempenho do Programa durante seu primeiro ano de atividade e será marcada principalmente pelo lançamento da Plataforma Digital Cabedelo +Criativa e pelo lançamento do Programa Municipal do Artesanato de Cabedelo. Estas ações se baseiam em uma política de investimento cultural, que propõe potencializar a estruturação colaborativa da cadeia produtiva da cultura local e fortalecer a identidade da Cidade de Cabedelo”, acentuou Igobergh.

Programação – O evento terá início na terça-feira (22), na Fortaleza de Santa Catarina, às 19h, com o lançamento da Plataforma Digital e o Desfile da Coleção Cabedelo +Criativa.

Na quarta-feira (23), a partir das 9h, no Centro Cultural Mestre Benedito, a programação prossegue com um café com os empreendedores, lançamento do Programa Municipal do Artesanato de Cabedelo (às 10h) e palestras com gestora do Programa Paraibano de Artesanato, Marielza Rodriguez e,  com a CEO da Alê Lontra – Comunicação e Turismo, Alessandra Lontra, sobre Produção associada.

Encerrando o evento, à tarde, a partir das 15 h, no Casarão do Padre Espaço, será proferida uma palestra sobre o Destino Conde, cidade também pertencente a região metropolitana da capital; chá da tarde e vivências culturais.

Lançamentos – A plataforma digital Cabedelo + Criativa foi desenvolvida de forma colaborativa e integrada pela Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo, juntamente com o Sebrae/PB e a Associação de Cultura Gerais – ACG e irá funcionar como uma vitrine de promoção e valorização da cultura local, de seus artistas, grupos culturais, talentos, produtos, atividades e serviços.

Com o seu lançamento, a Secult propõe o fortalecimento de estratégias promocionais e de práticas de comercialização colaborativas, a fim de gerar informações e indicadores de organização de projetos de cooperação, além de criar estratégias de atração de novos investimentos. Busca-se, assim, contribuir para a abertura de novas oportunidades de mercado para a cadeia produtiva da Cultura e Economia Criativa de Cabedelo.

Já o Programa Municipal do Artesanato de Cabedelo tem como finalidade coordenar e desenvolver atividades que visam valorizar o artesão no âmbito municipal, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, bem como desenvolver e promover o artesanato como instrumento de trabalho, de valorização da cultura local e do empreendedorismo criativo.

As ações do Programa (cursos, consultorias, feiras de artesanato, entre outros) serão baseadas nas diretrizes do Plano Municipal de Economia Criativa (Cabedelo + Criativa) e levarão em conta as peculiaridades do artesanato da região, sendo norteadas a partir do mapeamento e do diagnóstico do cenário local.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

“Cada instituição de ensino tem que explicar o aumento”, diz secretário do Procon-JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do período de matrículas e rematrículas nas escolas de ensino privado, o secretário do Procon João Pessoa, Rougger Guerra, fez um alerta às instituições sobre a necessidade de detalhamento no aumento das mensalidades.

A medida tem por objetivo coibir e inibir possíveis reajustes abusivos.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quarta-feira (23/10), Rougger explicou que as escolas precisam comprovar, por meio de planilha no ato da matrícula, os itens que justifiquem para os pais o aumento dos valores.

“Portanto, que se diga que não há um percentual específico a ser adotado quando do aumento dessas mensalidades. Cada escola individualmente, cada instituição de ensino, tem que comprovar, por meio de uma planilha colocada em local visível no ato da matrícula, seja no local da matrícula, explicando cada aumento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Resultado do 2º turno na Paraíba será divulgado até às 19h do domingo, prevê TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revelou que a divulgação do resultado do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que ocorrerá no próximo domingo (27/10), deverá ser anunciado até às 19h da mesma data.

Com menos números a serem apurados, trabalha-se com a possibilidade de uma redução de até uma hora em relação a divulgação do resultado do primeiro turno, que aconteceu por volta das 19h30.

A Corte alerta, no entanto, que a celeridade da apuração depende muito do comportamento do eleitor. Isso porque caso o cidadão vote cedo, como ocorreu no primeiro turno, o resultado pode sair antes mesmo das 18h.

Vale ressaltar que assim como no último dia 6 de outubro, o horário da votação do próximo domingo será unificado, com os locais de votação operando das 8h até as 17h.

 

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo