Nos acompanhe

Paraíba

ALPB concede medalha Epitácio Pessoa ao secretário de Educação Cláudio Furtado

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (17), Medalha Epitácio Pessoa ao secretário estadual da Educação, Cláudio Benedito Silva Furtado, pelos relevantes serviços prestados ao Estado através da pasta que administra. A homenagem, proposta pelo deputado Tião Gomes, aconteceu no Plenário da Casa Epitácio Pessoa e contou com a presença dos deputados Branco Mendes e Júnior Araújo, além de professores, alunos, amigos e familiares do homenageado.

Natural do município de Sousa, no Alto Sertão paraibano, Cláudio Furtado possui uma trajetória de mais de 30 anos de serviços prestados à população paraibana. O deputado Tião Gomes ressalta que, além de atuar como professor concursado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o secretário já foi presidente da Fapesq/PB. Para Tião, a responsabilidade e dedicação do professor Furtado com o serviço público o tornam digno e merecedor da maior honraria da Casa Epitácio Pessoa.

“É muito importante pra nós valorizamos as pessoas boas, competentes e que trazem um futuro melhor para o nosso povo. Doutor Cláudio Furtado é uma dessas pessoas. Veio de Sousa, tornou-se professor universitário, fez doutorado, e em quatro anos conseguiu mudar a educação do estado da Paraíba. Nada mais justo do que esta Casa o homenagear com esta Comenda, que é uma das mais importantes, justamente, para mostrar o valor de um gestor que mudou a história da educação no nosso estado”, afirmou Tião. “Trata-se do melhor secretário de Educação do país”, completou o deputado.

Emocionado, o secretário Cláudio Furtado destaca que seu pai foi o seu maior incentivador e que o reconhecimento que recebe do Poder Legislativo paraibano é fruto de um trabalho em equipe, pessoas dedicadas que lhe ajudaram a tornar a vida do povo paraibano melhor através da educação.

“Tenho um sentimento de extrema gratidão. Agradeço ao deputado Tião Gomes e fico muito emocionado por ser um reconhecido fruto da educação. É um momento em que me recordo do meu pai, um homem semianalfabeto, mas que via na educação uma maneira de mudar a vida dos filhos. Sinto-me muito lisonjeado por receber esta honraria. Agradeço ao governador João Azevêdo por ter me dado a honra de estar ocupando a Secretaria de Estado de Educação e por poder contribuir com a melhora da vida dos paraibanos”, afirmou.

Levar conhecimento aos que mais precisam, para o secretário, é a maior missão de quem decide trabalhar e dedicar-se à educação. “Educação e conhecimento só servem quando é possível ajudar aos menos favorecidos. É a educação quem pode tornar essa luta mais igual entre quem tem mais e quem tem menos, porque não se pode tirar o conhecimento de alguém. É algo que se leva para sempre”, finalizou Cláudio Furtado.

Também estiveram presentes na solenidade o ex-governador Roberto Paulino; o presidente da Fapesq-PB, Roberto Germano; o secretário-chefe da Controladoria do Estado da Paraíba, Letácio Guedes; a vice-reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ivanildes da Silva; a superintendente da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), Ivanilda Matias; a chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Josilda Ramalho; e o representante da OAB-PB, Tarcísio Feitosa.

Continue Lendo

Paraíba

TCE derruba ‘Ato’ de prefeito derrotado que tenta inviabilizar nova gestão em Curral de Cima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) derrubou um ‘Ato’ do prefeito derrotado nas Eleições 2024 em Curral de Cima que tenta inviabilizar nova gestão eleita.

O ‘Ato’ derrubado trata da convocação de aprovados no Concurso Público 001/2023 do município de Curral de Cima, para diversos cargos. Iniciativa esta que não poderia acontecer, “enquanto não esclarecidas as inconformidades/pendências destacadas pela Auditoria” da Corte de Contas.

De acordo com documentos do TCE-PB, o prefeito, Antonio Ribeiro Sobrinho, conhecido como Totó Ribeiro, que não conseguiu eleger o seu sucessor, estaria proibido de realizar as convocações por causa de “inconformidades/pendências” detectadas pela Auditoria do Tribunal junto ao Concurso Público.

Totó, no entanto, em desobediência ao já determinado pela Corte de Contas, decidiu, ainda assim, publicar, na terça-feira (22/10), o Decreto Municipal nº 540/2024, convocando os aprovados no referido certame.

O atual gestor tem um prazo de 15 (quinze) dias para esclarecer a situação.

A decisão em “derrubar” o ‘Ato’ de Totó Ribeiro foi por unanimidade dentre os conselheiros integrantes da 2ª Câmara do TCE-PB.

Clique aqui e confira a íntegra do Decreto.

Clique aqui e confira a íntegra da Decisão do TCE-PB.

 

 

Continue Lendo

Paraíba

Pleno do TJPB escolhe mais dois novos desembargadores e promove juízes nesta 4ª feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir das 14h desta quarta-feira (23), o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) realizará a escolha de mais dois juízes para o cargo de desembargador do Poder Judiciário estadual. Um será selecionado pelo critério de merecimento, destinado exclusivamente a mulheres, e o outro pelo critério de antiguidade. A 18ª sessão ordinária administrativa será presidida pelo desembargador João Benedito da Silva, presidente da Corte, e transmitida pelo canal do TJPB no YouTube.

Na terça-feira (22), o presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, empossou o desembargador Francisco Seráphico da Nóbrega Filho no cargo e, no dia 10, foi o desembargador Onaldo Rocha de Queiroga.

No dia 5 de novembro, mais três vagas serão preenchidas: uma pelo critério de merecimento, com concorrência mista entre homens e mulheres; outra pelo critério de antiguidade; e a formação de uma nova lista tríplice para uma vaga do Quinto Constitucional, a partir de uma lista sêxtupla enviada pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba. Os novos desembargadores estão sendo nomeados para ocupar as sete vagas recém-criadas este ano na Corte.

A pauta inclui ainda seis editais de vacância relacionados à promoção de juízes(as) com base nos critérios de merecimento e antiguidade. Para a 2ª Vara Mista de Cabedelo, 2ª Vara Mista de Piancó e 1ª Vara Mista de Pombal, o critério é de merecimento, enquanto para a 1ª Vara Mista de Catolé do Rocha, Juizado Auxiliar Misto da 5ª Circunscrição Judiciária (sede em Cajazeiras) e Vara Única da Comarca de Alagoinha, o critério é de antiguidade.

Durante a sessão, o Pleno também indicará um(a) desembargador(a) para o cargo de Juiz-Membro Substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), conforme o artigo 120, § 1º, inciso I, alínea “a”, combinado com o artigo 121, § 2º da Constituição Federal, em razão da renúncia do desembargador João Batista Barbosa, por motivo de foro íntimo.

Atualmente, a Corte Eleitoral é composta pelos desembargadores Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, presidente, e Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, vice-presidente e corregedor, como membros efetivos, e pelo desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, como membro suplente.

Continue Lendo

Paraíba

Homem tatua número eleitoral para agradar vereador de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma imagem vem chamando a atenção nos corredores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Um homem com o número de campanha do vereador Bosquinho (PV) tatuado no braço.

Feliz em mostrar a imagem, que segundo ele são as mãos dele com o vereador, Fábio disse ao portal Política&Etc que queria eternizar o momento. O “fã” de Bosquinho é um dos assessores do parlamentar.

Continue Lendo