Nos acompanhe

Paraíba

Pais e responsáveis levam crianças a partir de seis meses para tomar vacina contra Covid-19

Publicado

em

Ampliando o cuidado para toda população, nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de João Pessoa deu início a vacinação em crianças com comorbidades de seis meses a dois anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias) contra Covid-19. Para este grupo, a vacinação está acontecendo apenas no Mangabeira Shopping, no acesso para pedestres, das 13h às 22h.

Ericleverson Ramalho levou o filho Erick Ravi, de 1 ano e 9 meses, para se vacinar e ficar protegido. “Fiquei ansioso para chegada dessa vacina, porque foram momentos difíceis nessa pandemia. Meu filho tem comorbidade e a gente acabava limitando o contato dele com outras pessoas e até com a família, com intuito de protegê-lo. Agora, com a chegada da faixa etária dele pra se vacinar, nos sentimos um pouco mais seguros, sabendo que ele está mais protegido”, disse o pai.

Em relação à vacinação de crianças no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no último dia 16 de setembro, a ampliação de uso da vacina Pfizer para imunização contra Covid-19 em crianças entre 6 meses e 2 anos de idade. Para esta avaliação, a Agência contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório.

“A vacina é segura e eficaz. Como todos os imunizantes, as vacinas contra Covid-19 passaram por rigorosos testes e várias etapas, incluindo ensaios clínicos, que são projetados para identificar quaisquer preocupações de segurança”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

O alerta e chamamento para vacina têm sido também para quem não tomou nenhuma dose dos imunizantes e para quem precisa completar o esquema vacinal. “Seguimos alertando toda a população para tomar a vacina. Quem iniciou a primeira dose, para estar protegido, deve completar o esquema com a dose de reforço, respeitando o intervalo orientado pelas fabricantes dos imunizantes. A vacinação comprovadamente salvou muitas vidas”, completou o coordenador.

Até então, a imunização contra Covid-19 só podia ser feita em crianças a partir de 3 anos, com o imunizante da Coronavac (Butantan). “Inicialmente, vamos vacinar crianças com comorbidades e à medida que cheguem novas doses, vamos ampliando para outros grupos”, explicou Fernando Virgolino.

Para este novo grupo, o esquema primário será composto de três doses, em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Documentação – No momento da vacinação é necessário apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo médico comprovando comorbidade – este ficará retido e arquivado no ato da vacina.

Quais comorbidades – São consideradas comorbidades para o público infantil pelo Ministério da Saúde: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensa; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, do grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas; doença renal crônica; imunocomprometidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de down; e cirrose hepática.

Disque vacina – No caso de dúvida, os usuários podem ligar para o Disque Vacina pelos números 98600-4815 e 98699-2917. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Continue Lendo

Paraíba

Inusitado: motoboy para o trânsito para salvar iguana em BR na Paraíba; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A imagens de um vídeo mostrando um motoboy tentando retirar uma iguana do meio de uma BR viralizou neste final de semana. Alguns internautas dizem que o vídeo foi gravado em João Pessoa e, outros, em Campina Grande. Não se sabe ao certo. O único consenso é o de que o registro teria sido feito na Paraíba.

No vídeo, o motoboy com uma mochila térmica do Bar do Cuscuz, tenta, sem sucesso retirar o animal da pista que, por sua vez, assustado, parte para cima do rapaz e sobe na mochila até que outro motoqueiro chega para ajudar e, finalmente, conseguir retirar o animal da pista sem que ele fosse atropelado.

O trânsito ficou paralisado nas duas vias por alguns minutos por causa da curiosidade e disponibilidade dos motoristas em acompanhar a cena inusitada e, logo em seguida, voltou a fluir.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Concessionária de energia oferece 80 novas vagas para eletricistas na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A Energisa Paraíba está com 80 novas vagas para eletricistas abertas em diversas cidades do estado. As oportunidades são para todos que atendam aos pré-requisitos das vagas, e vem reforçar as equipes técnicas da concessionária.
Com um investimento de cerca de R$ 500 milhões em 2024, a Energisa Paraíba tem ampliado seu quadro de colaboradores, contratando eletricistas para atuar nos processos de Operação, Manutenção e Expansão do sistema elétrico do estado. Esse investimento reflete o compromisso com a qualidade do serviço prestado a todos os paraibanos, reforçando o atendimento aos clientes.
Há oportunidades em toda a Paraíba, com vagas em João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Itabaiana, Mamanguape, Areia, Boqueirão, Serra Branca, Patos, Sousa, Monteiro, Picuí, Cajazeiras, entre outras cidades.
“Com o aumento de investimentos no estado, estamos em busca de mais profissionais capacitados, que possam contribuir com o crescimento e melhoria contínua do serviço que prestamos a população”, destacou Adelene Ribeiro, consultora de Recursos Humanos da Energisa Paraíba.
Como se candidatar
Para se candidatar, os interessados podem acessar as vagas na plataforma de carreiras da Energisa em https://grupoenergisa.gupy.io/, onde encontrarão informações detalhadas sobre localidade, pré-requisitos e atividades. A empresa também sugere o cadastro do currículo no Banco de Talentos, permitindo assim, que entre em contato quando surgirem oportunidades compatíveis com o perfil do profissional.
A Energisa oferece benefícios como planos de saúde e odontológico, previdência privada, vale-alimentação ou refeição, auxílio creche, Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), programas de qualidade de vida e parceria com o Gympass, proporcionando acesso a mais de 18 mil academias no Brasil, entre outros.

Continue Lendo

Paraíba

Datavox: pesquisa mostra Cícero com mais que o dobro de intenções de voto em JP sobre Queiroga

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A pesquisa Datavox aponta o prefeito Cícero Lucena (PP), que disputa a reeleição à frente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no 2º turno das Eleições 2024, com mais que o dobro de intenções de voto em relação ao candidato Marcelo Queiroga (PL).

De acordo com os números divulgados no domingo (20/10), na pesquisa estimulada, Cícero aparece com 59,8% das intenções de voto, enquanto, Queiroga surge com 26,9%.

O levantamento também identificou que 6,5% dos eleitores entrevistados ainda estão indecisos, enquanto 6,8% disseram que votarão em branco ou nulo.

Já na pesquisa espontânea, Cícero também lidera com 58,6% das intenções de voto e, Queiroga, aparece em segundo lugar com 26,4%.

O cenário ainda apresenta 8,4% de eleitores indecisos e 6,6% que declaram votar em branco ou nulo. A pesquisa espontânea é aquela na qual os eleitores são perguntados em quem votariam sem a apresentação de uma lista de candidatos.

Pesquisa

A pesquisa Datavox/PB Agora foi registrada em 14/10/2024 sob o número PB-07191/2024 – TSE – TRE e realizada entre os dias 16 e 17 de outubro, com 784 eleitores de mais de 50 bairros de João Pessoa. O levantamento tem um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Continue Lendo