Nos acompanhe

Paraíba

PB registra aumento de casos graves de covid-19 e destaca importância do esquema vacinal completo

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou um aumento de casos graves da covid-19 neste início do mês de novembro. Até esta segunda-feira (7) foram regulados 10 pacientes para a rede hospitalar de referência para o agravo. O quantitativo já corresponde ao total de internações de todo o mês outubro, sendo a maioria composta pela população acima de 18 anos. Nas últimas 24h foram registrados 80 casos, destes 60 no município de João Pessoa, 5 em Cajazeiras e 3 em Cabedelo.

De acordo com a secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, as formas de evitar casos graves da doença são por meio do esquema vacinal completo, com duas doses primárias somadas aos devidos reforços (de acordo com a faixa etária) e com o uso de máscaras para proteção pessoal, ou em caso de sintomas.

Atualmente, a cobertura vacinal para primeira dose de reforço acima dos 12 anos gira em torno de 55,88%, enquanto o segundo reforço, para a população acima de 30 anos, é de 20,56%.

De 29 de outubro a 05 de novembro, foram confirmados 224 casos, destes 200 são leves e 4 necessitaram de internação. O último levantamento realizado pela SES aponta que entre as semanas epidemiológicas 42 e 45 de 2022, houve um aumento de 66% nas notificações dos casos suspeitos para covid-19.

“É importante que a população esteja atenta ao tempo oportuno de vacinação em cada esquema de doses. Não adianta receber apenas duas doses, quando o esquema já contempla pelo menos uma dose de reforço para a acima de 12 anos de idade. Solicitamos que a população verifique o cartão vacinal e procure o posto de vacinação mais próximo e coloque em dia as doses contra a covid-19”, ressalta a secretária.

A SES reforça ainda que os municípios estão abastecidos com doses para o público acima de 5 anos, para garantir o esquema completo. É importante frisar que a população com mais de 30 anos só pode considerar o esquema vacinal completo com duas doses de reforço.

Continue Lendo

Paraíba

Melhorias ao Vale do Mamanguape é tema de encontro entre Lucas Ribeiro e deputado Eduardo Brito

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), participou de encontro nesta terça-feira (22/10), em João Pessoa, com o vice-governador Lucas Ribeiro (PP). A agenda teve por objetivo deliberar benefícios e melhorias para a região do Vale do Mamanguape, “berço político” de Eduardo.

Ele destacou que o encontro foi propositivo, além de ressaltar que também foram discutidas as agendas de inauguração de obras em andamento em alguns municípios da região e Paraíba. Entre os projetos em foco, estão ações que visam aprimorar os serviços públicos e impulsionar o desenvolvimento local.

“Estamos juntos trabalhando para garantir que a Paraíba, em especial Mamanguape, que é nossa cidade, receba mais investimentos necessários para continuar avançando, com foco no bem-estar da nossa população”, disse Eduardo.

Continue Lendo

Paraíba

George Morais reforça apoio às pautas municipalistas na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, George Morais (União Brasil), recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta terça-feira (22/10), servidores de municípios paraibanos para deliberar ações e ouvir demandas dos gestores.

Na oportunidade, profissionais que fazem a administração das cidades de Tacima e Pilõezinhos apresentaram requerimentos em prol do desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida da população.

O parlamentar assumiu o compromisso de encaminhar recursos e emendas para as cidades.

Continue Lendo

Paraíba

Coligação de Cícero ingressa com Aije contra Queiroga por abuso de poder

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Coligação ‘João Pessoa no Caminho Certo’ ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o candidato a prefeito Marcelo Queiroga (PL) e seu vice Sérgio Queiroz (Novo), por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação social contra o prefeito e candidato à reeleição Cícero Lucena e a primeira-dama Lauremília Lucena.

Na ação, protocolada nessa terça-feira (22/10), a assessoria jurídica do prefeito destaca que “nas eleições municipais de 2024 o eleitorado da cidade de João Pessoa vem sendo bombardeado por inúmeras notícias falsas e/ou descontextualizadas sobre Cícero e a sua esposa Lauremília, veiculadas pelos investigados em suas redes sociais, nas suas propagandas eleitorais de televisão e rádio, sendo inconteste o alcance e a gravidade das condutas perpetradas elencadas na ação”.

A coligação de Cícero Lucena destaca ainda que “o próprio juiz da propaganda de mídia reconhece a prática ilegal abusiva e reiterada de publicação de notícias inverídicas e descontextualizadas, empregando meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”.

De acordo com esta matéria publicada pelo blog da Sony Lacerda, diante das reiteradas tentativas dos investigados de burlar a Justiça Eleitoral, a coligação de Cícero pede a cassação dos registros de candidatura de Marcelo Queiroga e Sérgio Queiroz e a inelegibilidade dos dois candidatos.

“Considerando o elevado volume de representações julgadas procedentes pela Justiça Eleitoral em desfavor dos investigados e sua coligação, e que a cada nova publicação/mídia os investigados alteram detalhes ou fatos exatamente para “driblar” as decisões judiciais anteriores que vedavam dessas condutas, sempre visando incutir na mente do eleitorado uma visão distorcida da realidade fenomênica, é que se ingressa com a presente Ação de Investigação Judicial Eleitoral visando a cassação dos seus registros e condenação dos investigados com pena inelegibilidade ante a gravidade das ilegalidades cometidas”, pede a coligação.

Como forma de melhor comprovar a gravidade da situação, a Coligação anexou aos autos um relatório detalhado por temas das propagandas de Queiroga e Sérgio Queiroz já judicialmente reconhecidas irregulares e ilegais pela Justiça Eleitoral.

São mais de 50 processos, “nos quais foram deferidas 30 Tutelas Provisórias, já existindo 17 sentenças de méritos, das quais 11 já confirmadas pelo TRE/PB”, detalha a ação.

“Dos fatos e provas apresentados, é inconteste que os investigados incorreram tanto em Abuso de Poder, uma vez que se utilizaram do programa eleitoral gratuito para disseminar desinformação, como também em uso indevido dos meios de comunicação. Na verdade, os investigados e seu grupo político se utilizam reiteradamente da rede social para a veiculação de informações inverídicas e caluniosas contra o prefeito Cícero, o que já seria suficiente para a configuração do abuso de poder e utilização indevida de meio de comunicação, na esteira do que decidiu o TSE”, acrescenta a assessoria jurídica do progressista.

Continue Lendo