Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de JP apoia realização da Olimpíada PB de Matemática que terá mais de 600 estudantes

Publicado

em

Mais de 679 estudantes da rede pública e particular de João Pessoa e do Estado participam este ano da Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM), que acontecerá dentro da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), nesta quarta-feira (9), a partir das 14h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. O evento tem o apoio da Prefeitura de João Pessoa.

O coordenador da OPM e professor Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Felipe Wallison Chaves Silva, comentou que a OPM, apesar de ser paraibana, vem sendo realizada desde 1990. “Como ela abrangeu escolas de todo Estado da Paraíba foi chamada de Olimpíada Paraibana de Matemática”, esclareceu o professor.

A OPM é executada pela equipe do Projeto de Extensão OPM 2022, aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e tem o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa e do governo do Estado. A ação é uma competição regional dirigida aos alunos de escolas da Paraíba que estejam cursando desde o 6° ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.

O professor Felipe Wallison Chaves Silva comentou que o objetivo é aproximar a matemática da sociedade e identificar jovens com potencial para estudar matemática e fazer uma carreira em ciência e tecnologia “Também, por outro lado, temos um centro de excelência na Paraíba, que é o departamento de matemática da UFPB. E essa também é uma forma de mostrar para sociedade o trabalho que é desenvolvido aqui”, acrescentou o professor.

São três níveis de participação. O nível 1 é para alunos matriculados no 6° ou 7° anos do ensino fundamental. O nível 2 para os estudantes matriculados no 8° ou 9° anos do ensino fundamental e o 3 para aqueles matriculados em qualquer série do ensino médio.

A Prova – Será individual e tem início às 14h e termina às 17h. Tem duração máxima de 3h. No final os fiscais recolhem as provas. O tempo mínimo de permanência no local de aplicação será de uma hora, a contar do início da aplicação. A prova poderá ser feita a lápis ou a caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Em cada nível, serão elaboradas provas discursivas com 5 (cinco) questões. Cada questão valerá 20 pontos, totalizando 100 pontos possíveis.

Premiações e classificação – Serão oferecidos prêmios aos alunos que obtiverem as melhores pontuações finais, em cada nível e categoria, em ordem decrescente de pontuação: medalha de ouro, medalha de prata, medalha de bronze e menção honrosa.

Alunos da rede pública de ensino não concorrerão com alunos da rede privada de ensino. Cada categoria terá suas próprias premiações e o número de premiados em uma categoria independe do número de premiados na outra. A equipe executora do projeto se reserva ao direito de não premiar estudantes com desempenho considerado insuficiente, independentemente da ordem na classificação geral da categoria.

Serão distribuídos outros brindes, como livros, em caso de parceria ou de apoio financeiro ao projeto. A quantidade de estudantes premiados com menção honrosa será definida a critério da equipe executora do projeto de extensão OPM 2022. Os casos de desempate em quaisquer itens da premiação serão decididos pela coordenação OPM 2022.

A OPM não cabe recurso em relação à correção das provas e classificação dos alunos. Não serão concedidos vistos ou revisões de prova sob qualquer hipótese. As listas de premiados serão divulgadas por ordem de classificação, em cada grupo de participantes, de acordo com os critérios de premiação presentes no regulamento.

19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – Acontece anualmente desde 2004. Foi estabelecida por meio do decreto presidencial do dia 9 de junho de 2004. Este ano, João Pessoa realizará a SNCT em duas etapas: com a ‘Caravana SNCT’, que visitará 15 cidades; e de 9 a 12 de novembro de 2022 com a ‘Mostra SNCT’, no Espaço Cultural.

A SNCT é realizada sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com uma programação de eventos e atividades gratuitos e abertos à população, contando com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica, empresas privadas com destaque no uso tecnologias inovadoras e outras entidades da sociedade civil.

O tema escolhido para este ano reflete sobre a Independência do Brasil, que completa dois séculos em 2022, e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do País desde então. A SNCT é uma excelente oportunidade para divulgar a ciência e a tecnologia e refletir sobre o seu papel como força motriz para a independência tecnológica do Brasil.

A ideia motivadora para a SNCT 2022 em João Pessoa é a coordenação de eventos de divulgação e popularização da ciência que agrupe em sinergia o ecossistema de Ciência e Tecnologia, a rede de ensino e a população geral da cidade e do Estado, em um ambiente agradável de compartilhamento de experiências e motivação para jovens cientistas, favorecendo a fertilização de sementes para transformação social através do conhecimento científico e tecnológico.

SERVIÇO:
19ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Evento: Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM)
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego – Tambauzinho
Horário: 14h -18h
Mais informações: http://www.mat.ufpb.br/opm/

Contato para entrevista:
Professor de matemática da UFPB e coordenador da OPM: Felipe Wallison Chaves Silva
Fone: 83. 9.9892.4532
Adriana Crisanto Monteiro
Assessoria de Imprensa
Fone: 9. 8810.0614. (Whatsapp).

Continue Lendo

Paraíba

Outubro Rosa: ação no Hospital do Bem reforça prevenção e identificação precoce do câncer de mama

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A identificação precoce do câncer de mama aumenta significativamente as chances de cura da doença e reduz consideravelmente os impactos da doença na vida da paciente. Foi a partir desta afirmação que a médica oncologista Anny Hellen Dantas fez uma palestra nesta sexta-feira (18) voltada para pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital do Bem, unidade oncológica que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, e também para mulheres que foram fazer mamografia na unidade. Essa é a segunda palestra da semana sobre esse tema na unidade. A ação integra as atividades do Outubro Rosa.

“É importante que nós mulheres procuremos nos cuidar não apenas no mês de outubro, mas em todos os momentos porque é preciso ter esse olhar de prevenção não apenas durante o Outubro Rosa, mas no nosso cotidiano”, reforçou a médica, lembrando a importância do autoexame e dos exames de ultrassonografia e mamografia na detecção precoce do câncer de mama.

A sra. Edilene Roch, do município de Várzea, foi ao Hospital do Bem nesta sexta-feira (18) fazer o exame de mamografia e adorou ter a oportunidade de participar da palestra, além de fazer o exame preventivo. “Fui fazer a mamografia porque sei que é importante a prevenção e esse exame é importante, mas qual foi minha surpresa que também pude assistir a essa palestra educativa que gostei muito pelas informações repassadas. Saí de lá muito agradecida pelos esclarecimentos da médica”, afirmou Edilene.

Além das palestras educativas, o Hospital do Bem está disponibilizando 1.380 mamografias para a população de mulheres na faixa etária indicada para realização do exame. Estão sendo feitos 60 exames por dia direcionados para moradoras dos 89 municípios que compõem a 3ª Macrorregião de Saúde. Os exames estão sendo agendados via Central de Regulação do Estado, por meio das Secretarias Municipais de Saúde. Nos demais meses, o hospital realiza cerca de 500 exames. Além dos exames, o Hospital vai garantir a avaliação dos resultados e caso haja a identificação de alguma anomalia, as pacientes serão direcionadas para consultas com os mastologistas do Hospital do Bem.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Tardezinha Inclusiva realiza Halloween das Crianças neste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Tardezinha Inclusiva do mês de outubro, que acontece neste domingo (20), apresenta o tema ‘Halloween das Crianças’ em alusão ao Dia das Bruxas. Realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Associação Paraibana de Autismo (APA) e Turma Tá Blz, o evento tem início a partir das 14h, no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, ressalta que a Fundação se dedica, ao longo dos últimos três anos, a fazer uma política de cultura que possa abraçar e acolher a maior representatividade e diversidade das culturas de João Pessoa, olhando também com carinho a questão da inclusão social pela arte. Ele destaca que o projeto Somos Capazes – Tardezinha Inclusiva – é uma experiência bem sucedida de inclusão de crianças e pessoas autistas por meio da arte e da cultura.

“Nós fazemos isso há bastante tempo com um trabalho integrado em conjunto com as famílias, com as mães e os pais, e que está dando bons resultados. As crianças se envolvem no projeto, participam de forma efetiva e mostram suas potencialidades criativas. Isso é fundamental porque essa criança cresce e vai ganhando condições para uma maior interação social e dá respostas para as exigências que a sociedade vai impondo para ela no dia a dia”, acrescenta o diretor.

Hosana Carneiro, presidente da APA, explica que no mês de outubro acontece mais um encontro temático, desta vez com o Halloween das Crianças, aproveitando para comemorar o dia 12 de outubro. “Essa é mais uma oportunidade de construirmos memórias afetivas de nossos autistas e de suas famílias, sempre pensada com muito cuidado para que consigamos atingir nosso público com igualdade, para que eles se sintam acolhidos, abraçados e que, como sempre, se divirtam e aproveitem as oficinas”, observa.

Nik Fernandes, uma das organizadoras do evento, lembra que nesta edição de Halloween, a magia e a alegria estarão presentes em cada detalhe. “Com fantasias, brincadeiras temáticas e muitas surpresas. O evento promete ser inesquecível para celebrar o Dia das Crianças com muita diversão e inclusão”, afirma.

Ela ressalta que a Tardezinha Inclusiva não é apenas um momento de lazer, mas um verdadeiro espaço de terapia cultural. “Trata-se de um evento criado para proporcionar uma vivência única, onde crianças com deficiência — especialmente crianças autistas e suas famílias — podem participar ativamente, ocupar o palco, mostrar seus talentos e interagir de forma livre e segura. Na Tardezinha todos têm vez e voz, sentindo-se protagonistas do próprio momento”, acrescenta.

Programação – A abertura do evento será com o cantor Lucas, que é um jovem autista. Em seguida sobe ao palco a cantora Ana Beatriz, que também é autista e promete encantar a todos com sua voz. Logo após, o cantor mirim Luiz Felipe mostra sua performance musical.

O destaque da tarde será a Passarela do Bem, um desfile de moda inclusiva com crianças atípicas e não atípicas que vão representar a diversidade com muito estilo. Durante o desfile, serão distribuídas 350 bolsinhas de guloseimas para a garotada, celebrando a inclusão e a alegria do Dia das Crianças.

Em seguida, entra em cena a cantora Nik Fernandes e o DJ Johnny, apresentando a Turma Tá Blz, que contará com a presença de personagens como Bob Esponja, Patrick, o Incrível Hulk e a mascote Nay. O evento terá uma playlist animada, com uma pegada de Halloween para que toda a família possa dançar, brincar e se divertir. Os palhaços Baba Baby e Kika vão animar a criançada.

O encerramento será feito pelo cantor Nilson Muniz, com um show preparado especialmente para que as mães possam sair do chão e celebrar com muita animação.

A Tardezinha Inclusiva contará com a Feirinha Inclusiva, atendimento de barbeiro, Clínica de Estética Estella Fernandes, oficinas de massinhas, pintura facial, pintura artística, serviços de barbeiro, dentista, adoção de pets e oficina de slime, sem contar com o Festival do Cabelo Maluco.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Chefe da Missão do BID destaca “ótimo progresso” da execução do Profisco II na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O chefe da Missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), André Martinez, responsável pela supervisão do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado da Paraíba (Profisco II – PB), afirmou, no encerramento da missão de três dias da equipe em João Pessoa, que houve “um ótimo progresso na execução dos projetos” do Profisco II, que visa modernizar a gestão fiscal de cinco pastas do Governo da Paraíba.

No terceiro ano de execução do Profisco II, André Martinez destacou os avanços significativos nas contratações para as aquisições dos equipamentos de TI, a assinatura do contrato da segunda fábrica de software para desenvolver uma série de sistemas dos 17 produtos e a projeção do volume de financiamento, além de fazer elogios ao empenho da equipe da Unidade de Coordenação do Profisco II PB (UCP) e dos secretários da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB).

ENGAJAMENTO DA EQUIPE E ALTA GESTÃO – “Podemos apontar que os avanços do Profisco II na Paraíba são decorrentes do grande empenho da equipe da Unidade de Coordenação do Profisco II PB junto com alta gestão da Sefaz-PB, encabeçada pelos secretários Marialvo Laureano e o Bruno Frade, que implementaram um modelo de acompanhamento sistemático para vencer os inúmeros desafios da burocracia e dos empecilhos em um projeto que envolve um financiamento de 42,6 milhões de dólares. Os gestores têm feito um esforço muito expressivo semanalmente para vencer as etapas, por isso estamos muito otimistas para 2025, que será um ano de muitos resultados para o Profisco II na Paraíba”, avaliou André Martinez.

Segundo o chefe da Missão do BID, o modelo que a Paraíba adotou de acompanhamento sistemático dos projetos semanalmente liderado pelo secretário executivo da Sefaz-PB, Bruno Frade, tem sido fundamental. “O envolvimento da alta gestão é um insumo chave para o sucesso desses projetos por uma série de razões: orientam as prioridades para as diferentes equipes, definem os caminhos para seguir de maneira conjunta, as equipes se sentem acolhidas e acompanhadas pela alta gestão e entendem que é estratégico avançar na elaboração desses produtos. Por tudo isso, com certeza, o modelo adotado no Profisco II pela Paraíba pode ser exportado para outros estados”, apontou André Martinez, acrescentando que as equipes líderes de projetos “são muito preparadas. São servidores públicos muito comprometidos, que têm feito um grande esforço para avançar na execução dos 17 produtos, que vão ajudá-los a melhorar a eficiência e a produtividade de seus trabalhos no seu dia a dia”, frisou.

O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, recebeu os elogios da avaliação da Missão do BID, no terceiro ano de execução do Profisco II PB, dividindo e parabenizando o empenho do colega secretário executivo da Sefaz-PB, Bruno Frade, a equipe da Coordenação Geral do Profisco II PB e os líderes dos projetos e as suas equipes “que estão comprometidos com os processos de modernização da gestão fiscal e no fortalecimento da Sefaz-PB, que tem o objetivo de prestar um serviço público com mais eficiência à sociedade paraibana”, destacou.

Segundo Marialvo, “o modelo adotado pela Paraíba de fazer reuniões semanais de acompanhamento do desenvolvimento dos 17 projetos para buscar o andamento de seus processos tem sido exemplar. Vamos continuar seguindo esse método de trabalho até a conclusão dos produtos”, reiterou.

VOLUME DE CONTRATAÇÕES ATÉ OUTUBRO – O secretário da Fazenda Estadual destacou ainda que o volume dos investimentos das contratações já chegaram, até o mês de outubro deste ano, a cerca de R$ 80 milhões em aquisições como, por exemplo, de uma série de equipamentos robustos de TI, de servidores de ponta, de um novo banco de dados Oracle; de soluções de última geração, de compra de lotes de notebooks/desktop, de mobiliário e da reforma integral do antigo prédio do Paraiban, que abrigará uma nova sede das pastas da gestão fiscal.

“Neste segundo semestre, foi assinado o contrato com a segunda fábrica de software com a Indra Brasil, no valor de R$ 14 milhões, com mais 21,7 mil pontos, para desenvolver uma série de novos sistemas modernos e inovadores que vão dar um upgrade à Sefaz-PB e à gestão fiscal do Estado”, apontou.

PAPEL DO ACOMPANHAMENTO – Para o coordenador geral do Profisco II, o auditor tributário da Sefaz-PB Jefferson Dantas Pinheiro Rolim, o modelo adotado pela Paraíba de execução do Profisco II no acompanhamento sistemático dos produtos em seus processos foi determinante “para vencermos boa parte dos processos de licitações do terceiro ano de execução e superarmos uma série de obstáculos burocráticos”, a exemplo da assinatura dos contratos, sobretudo, o da segunda fábrica de software, que será fundamental para avançarmos na produção de novos sistemas.

“Enfim, fizemos um trabalho fundamental no terceiro ano de execução, que foi de destravar os processos e preparar as condições aos líderes dos produtos de terem um ano de 2025 com possibilidade de grandes realizações na execução dos seus projetos do Profisco II”, resumiu Jefferson.

CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES DO PROFISICO II – Após os três dias de supervisão dos 17 produtos, a missão do BID foi encerrada, nessa quinta-feira (17), com o treinamento das equipes de servidores técnicos envolvidos com os processos do Profisco II PB e dos participantes convidados do Projeto Amar, da Secretaria da Saúde do Estado. O curso focou na revisão das políticas de bens, serviços diferentes de consultoria e obras (GN-2349-15) e revisão das políticas de consultoria (GN-2350-15) em sinergia com a Lei n° 14.133/2021, bem como a revisão do Plano de Aquisições.

VOLUME DE INVESTIMENTO – O Profisco II, que está no terceiro ano de execução do total de cinco anos, conta com 17 produtos e dezenas de outros subprodutos desenvolvidos. O financiamento é de US$ 42,680 milhões de dólares, sendo US$ 38,412 milhões da linha de financiamento junto ao BID e uma contrapartida de US$ 4,268 milhões de investimento do Governo da Paraíba que, em valores reais, correspondem a cerca de R$ 210 milhões.

EQUIPE – A equipe da Unidade de Coordenação do Profisco II PB tem como coordenador geral o auditor tributário da Sefaz-PB Jefferson Dantas Pinheiro Rolim, a coordenação técnica é do auditor Carlos Manuel Oliveira Correia de Melo, o assessor de Aquisições é o auditor José Flávio Dias da Costa, a coordenação do Administrativo-Financeiro é de Raissa Marques Timóteo Costa; a assessoria de Planejamento e Monitoramento do Profisco II é de Fátima Regina Bastos SantAnna Araújo da Cunha, e da assessora técnica da Gerência do Programa de Modernização Fiscal, Lais Rocha.

Continue Lendo