Laryssa Almeida entendeu como bastante positiva a participação de Campina Grande na Abav Expo – maior feira de Turismo da América do Sul -, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, nos dias 21 a 23 de setembro. Na opinião dela, foi um momento de unir e fortalecer o trade para promover a cidade como um destino turístico viável para além do mês de junho, no período junino. “Temos dialogado muito com o trade e vamos tomar decisões sempre em conjunto”, disse. A secretária enfatizou que Campina Grande foi a única cidade da Paraíba a divulgar seu potencial turístico na Abav Expo com stand próprio, e teve a parceria do Sebrae da Paraíba.
“Estamos felizes com o resultado, com os contatos que mantivemos durante o evento, inclusive, com as companhias aéreas na discussão para possível ampliação da malha aérea; contato com agentes de viagens para que vendam roteiros pelas cidades no entorno de Campina Grande, nos roteiros integrados. A cidade tem muita coisa para ser conhecida, como muitos museus, a parte da Gastronomia, a Cultura. Os turistas precisam conhecer para saber o que é essa paixão de ser campinense e o amor que sentimos pela nossa cidade.”
Sobre a intenção de ampliar a malha aérea para Campina Grande, atualmente a cidade recebe voos da Azul e Gol, a secretária lembrou que a diretoria da Aena Brasil apresentou, na semana passada, o projeto de expansão e reforma do aeroporto para o trade campinense, destaca reportagem do site Turismo em Foco.
De acordo com Larissa Almeida, o projeto da Aena Brasil para o aeroporto “nos dá mais força para mostrarmos o potencial que a cidade tem como um roteiro turístico forte, também com viés na parte da economia, com as nossas universidades, a produção de conhecimento que é feito, fazendo com que as companhias aéreas vejam Campina Grande não apenas com olhar no turismo de lazer, mas, sobretudo, outros segmentos, como o corporativo, educacional e de negócios, com a variedade de empresas e indústrias instaladas na cidade.”
Na Abav Expo, o estande de Campina Grande também apresentou o potencial tecnológico que a cidade dispõe. As pessoas tiveram a oportunidade de visualizar os pontos turísticos da cidade por meio de um equipamento de realidade virtual. Na opinião da secretária, a iniciativa foi impactante, tendo em vista as pessoas tomaram conhecimento das atividades da Ciência, Tecnologia e Informação, mostrando o que Campina Grande sabe fazer em termos de tecnologia. “Campina Grande é a terra do Maior São João do Mundo e da terra da Tecnologia, é o Vale do Silício brasileiro, que é aqui”.
Sobre a participação de Campina Grande nos próximos eventos de turismo, a exemplo do Brazil Travel Market, em Fortaleza (CE), e Festuris, em Gramado (RS), a secretária afirmou que irá consultar o trade turístico para saber dessa possibilidade.
“Temos o planejamento inicial de irmos, mas precisamos saber do interesse dos empresários. É muito importante que a cidade esteja presente nos dois eventos, mas, a gente vai junto com o trade turístico, com bares, restaurantes e hotéis, Convention Bureau. Por isso, é importante ouvirmos a opinião de cada setor para saber do interesse de todos. Da parte da prefeitura, há a intenção de participar desses eventos sim”, pontuou.