Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo realiza pitstop, distribuição de mudas e mutirão de limpeza na orla de Intermares

Publicado

em

No último dia 21 foi comemorado o Dia da Árvore, e para marcar a data a Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) realizou, nesta quinta-feira (29), um pitstop com doação de mudas, adubo e lixocar a pedestres e motoristas, no bairro do Intermares.

A ação aconteceu em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e contou, também, com um mutirão de limpeza na orla local, reunindo alunos da rede municipal integrantes do projeto Pescadores de Plásticos.

“Além da distribuição das mudas e dos materiais, esta ação tem também um caráter de conscientização em relação ao lixo na praia. As ações conjuntas, hoje realizadas, têm dois pontos em comum: que são a conscientização sobre a destinação dos resíduos e também a preservação do verde da cidade. A Semapa tem o foco voltado para as questões que envolvem a educação ambiental tanto da população em geral e, sobretudo, dos jovens alunos da rede municipal que, por meio da participação nos projetos, atuam como multiplicadores do ideal de preservação e cuidados em geral com o ecossistema”, comentou o secretário do meio ambiente, Francisco Urtiga.

Ao todo, foram doadas cerca de 150 mudas das espécies Pau Brasil, Ipê, Angelim, Romã, Mangueira, Sapoti, Craibeira, Algodão da Praia e Araçá da Praia.

A celebração trouxe também um perfil de incentivo à ação cidadã e à educação ecológica ao contar com a participação dos alunos da rede municipal de ensino, por meio do programa de educação ambiental da Seduc Projeto Pescadores de Plásticos. A iniciativa é pautada pela busca em desenvolver uma consciência ecológica entre os alunos da rede municipal, para que eles sejam disseminadores dentro da sociedade.

O Pescadores de Plásticos vem sendo trabalhado em Cabedelo desde o ano de 2019 e já alcançou o alunado de 12 unidades escolares. As ações visam informar, sensibilizar, conscientizar e transformar a população em relação à responsabilidade com o cuidado dos resíduos que são produzidos, além de se tornarem uma importante ferramenta no processo de construção socioambiental para a preservação dos ecossistemas.

“A atividade de distribuição de mudas fortalece, junto aos discentes, a compreensão sobre nossas florestas, sobre as árvores nativas e o espaço verde da cidade. Fortalece, ademais, a construção socioambiental tanto deles como do público em geral que participa dessa atividade. Participando também da atividade de limpeza da praia, eles contribuem para o fortalecimento do trabalho que tem sido contínuo nas escolas e nos projetos desenvolvidos pela Prefeitura, por meio da parceria entre as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente. É um trabalho importante que contribui para a construção de uma identidade ecológica, que não é uma coisa que se desenvolve do dia para a noite , mas estamos trabalhando diariamente com essa turminha, que tem se tornado multiplicadores, para uma Cabedelo mais sustentável”, declarou o coordenador do Programa de Educação Ambiental, Gladstony Cruz.

Rubens João da Silva Filho, 14, aluno da Escola Rosa Figueiredo e representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Cabedelo (Nuca), destacou a importância da participação nas atividades do Dia da Árvore.

“Participar do projeto e dessas ações é algo muito interessante porque aqui aprendemos muito sobre a questão do meio ambiente e passamos a dar mais importância ao que a gente tem em nossa região. Nossa relação com a destinação do lixo, por exemplo, que, quando mal conduzida, contamina o meio ambiente e prejudica o solo, a vegetação, a biodiversidade”, frisou.

Larissa Monteiro, 12, aluna do Miranda Burity, falou sobre as experiências e observações do dia e do aprendizado que obteve participando das atividades.

“A nossa participação é muito gratificante porque convida as crianças a terem mais contato com o meio ambiente e, assim, poder preservar e proteger esse mundo para as novas gerações. Hoje, especialmente, além de coletar tampinhas e outros materiais na praia, também aprendemos mais sobre as tartarugas que põem ovos neste local”, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo