Para homenagear a vida e o legado de um dos maiores nomes do Modernismo no mundo, o Espaço Arte Brasil, em parceria com o Memorial Abelardo da Hora, abre ao público a mostra “Abelardo da Hora – uma vida dedicada à arte”, em uma galeria montada no hall do Shopping Liv Mall, em João Pessoa. A mostra estreia o calendário de exposições cíclicas do Espaço Arte Brasil, que irão destacar artistas brasileiros e suas obras.
Fábio Bernardo, jornalista, comunicador digital e sócio do Espaço Arte Brasil, comenta a abertura do espaço. “Vem a ser uma chancela muito importante para nós, nesse momento de chegada, o que nos deixou muito felizes e empolgados. Ainda mais estreando com um artista do nível e do porte de Abelardo da Hora, um dos maiores nomes do Modernismo no Brasil e no mundo”, ressaltou Fábio.
Daniel da Hora, responsável pela curadoria da mostra, neto e guardião da obra do artista pernambucano, classifica o Espaço Arte Brasil como um lugar plural que contempla toda a diversidade que existe na cultura e no mundo. “A escolha em inaugurar com uma exposição de Abelardo da Hora apresenta todo o compromisso da loja com o que temos de melhor em nossa cultura e estabelece uma ponte importante com a excelência de uma arte feita por um dos maiores artistas do Brasil, de todos os tempos”, avaliou.
Obras singulares – Segundo Daniel, a mostra inclui algumas obras inéditas, que nunca foram expostas ao público. “Abelardo é um nome definitivo das artes plásticas do Brasil. Ter seu trabalho sendo (re)visitado é sempre a certeza de que sua memória e seu legado vão permanecer”, afirmou.
Ao todo, são 12 trabalhos, entre esculturas e quadros assinados pelo pernambucano. Na lista de esculturas, estão: Copacabana 1: 67x25x52cm (1969 / bronze); Musa de Bruços (Mulher de Bruços): 40X10x8cm (1973 / bronze); Mulher Sentada: 40X10x8cm (2005 / bronze); Mulher das Frutas (acervo MAH): 40X10x8cm (1983 / bronze); Volúpia (acervo MAH): 39x28x26cm (1949 / bronze).
Na lista de quadros, estão: Incêndio no Pátio do Paraíso (ano 1953 série); Conjunto de Frevo (ano 1973 série); Mamoeiro (ano 1974 série); Cajazeira (ano 1974 série); Mulher ao Telefone (ano 1982 série); Pastoril (ano 1986 série); Álbum Danças Brasileiras (17 desenhos – anos 1960 série).
Entre as listas, se destaca o Álbum Danças Brasileiras, dezessete desenhos elaborados e assinados por Abelardo da Hora na década de 60. Todas as obras estão à venda na Espaço Arte Brasil.
Abelardo da Hora – O artista pernambucano ficou conhecido por suas esculturas de corpos em concreto e bronze e é considerado um dos maiores escultores brasileiros do século XX. Além de escultor, Abelardo da Hora também foi desenhista, pintor e ceramista. O artista faleceu em 2014, aos 90 anos, deixando um acervo com quase 300 peças e um enorme legado para a arte brasileira.
Em março deste ano, o Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, inaugurou o Memorial Abelardo da Hora, exposição permanente do acervo do artista e que abriga 215 peças.
Confira imagens: