Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo participa de abertura da 33ª Refeno e promoverá I Regata Internacional em 2023

Publicado

em

Cabedelo esteve presente na lançamento da 33ª Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno) – a maior e uma das mais importantes competições náuticas da América Latina. O evento aconteceu no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Recife, e incluiu a cidade portuária paraibana como destino final na programação dos velejadores.

A Refeno terá largada do Marco Zero do Recife neste sábado (24) com destino a Fernando de Noronha, e deve chegar no destino entre os dias 26 e 27. No dia 30 de setembro, a travessia especial retornando de Fernando de Noronha conduz os velejadores com destino à Praia do Jacaré, em Cabedelo.

A recepção promovida pela Prefeitura Municipal será realizada no Iate Clube Paraíba, no Jacaré, no dia 2 de outubro, e visa a promoção da “I Regata Internacional Fernando de Noronha – Cabedelo” para o ano de 2023.

“Estamos muito felizes em participar desse momento. A Refeno é uma competição muito importante e vamos ter o prazer de receber os participantes que irão fazer essa travessia especial com destino a Cabedelo. Fomos muito bem recepcionados aqui no Recife e vamos nos organizar para que a nossa regata seja oficializada e, assim, proporcionarmos uma grande festa para os velejadores. Que tenhamos bons ventos e um olhar especial para os esportes náuticos. Velejar é vida.  Velejar é saúde”, destacou o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo.

A Refeno terá um percurso de 300 milhas náuticas (560 km), do Recife até Fernando de Noronha. Segundo a organização, são 87 barcos inscritos com limite de 100 embarcações estipulado pelo ICMBio, vindos de 13 estados, mais o Distrito Federal, além de quatro embarcações estrangeiras, sendo um da Espanha (Aliena), um do Uruguai (Loba) e dois da Argentina (Náutico II e Goleta Gringo).

A comitiva de Cabedelo apresentou todo seu potencial em esportes náutico, além da valorização do destino turístico, dando respaldo à intenção do município de promover a importante regata internacional. Recentemente, a cidade vem sendo sede de diversos eventos desse porte, que exploram a beleza e a estrutura do litoral local.

O secretário de turismo Haenell Farias comentou sobre o destaque que Cabedelo ganhou no evento.

“Nossa intenção é colocar Cabedelo no lugar que sempre mereceu. Aproveitamos toda a estrutura do Cabanga Iate Clube em Pernambuco e, dentro da Refeno, lançamos uma regata internacional de Fernando de Noronha para Cabedelo. Nossa cidade, além de linda e de ter vários atrativos naturais, turísticos e culturais, também é conhecida pelos velejadores como uma das esquinas do mundo e reúne todas as condições favoráveis para receber qualquer tipo de competição”, afirmou.

Uma das autoridades mais notáveis dentro de um evento náutico é um Comodoro. Eles dirigem toda estrutura dos Iate Clubes que, por sua vez, abrigam a estrutura de competições de todos os níveis. O Comodoro do Iate Clube da Paraíba na Praia do Jacaré, Luiz Gonzaga Meireles, também é um dos articuladores que estão buscando efetivar a I regata internacional Fecabe (Fernando de Noronha – Cabedelo).

“A disponibilidade do município em fazer com que isso aconteça é espetacular, porque, pela primeira vez na história da Refeno, estamos levando algo para Cabedelo. E promover uma regata como essa proporcionará um enorme crescimento turístico. São centenas de pessoas que vão usufruir dos serviços e estabelecimentos da cidade. Quero agradecer ao prefeito que se disponibilizou em participar desse evento e está mostrando o interesse em realizar essa regata, que é um sonho para nós velejadores”, destacou Luizito.

O comodoro do Cabanga Iate Clube Pernambuco, Delmiro Gouveia, por sua vez, comentou so bre a inclusão de Cabedelo na programação da Refeno e elogiou as intenções da gestão municipal em querer promover uma nova regata.

“Cabedelo é um município de extrema importância e tem região portuária de cunho significativo. Os veleiros que vão por lá sempre comprovam isso. Fazer uma regata de Fernando de Noronha-Cabedelo só vem agregar ao turismo do município. Temos um litoral brasileiro de aproximadamente 8mil km para explorar e o investimento no turismo náutico é essencial”, disse.

A participação do prefeito Vitor Hugo Castelliano no evento foi articulada pelo secretário de Turismo, Haenell Farias. A comitiva contou ainda com o vereador Edson da Ótica, representando a Câmara Municipal; o secretário de Meio Ambiente, Francisco Urtiga; o velejador Rodrigo Barroca, representando a Secretaria de Esportes; e a equipe técnica da Secretaria de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom).

Abav Expo – Além da abertura da Refeno, Cabedelo também se fez presente na 49a Abav Expo, a maior feira do mercado do turismo brasileiro e uma das principais do calendário da América Latina. O evento acontece até o dia 23, no Centro de Convenções de Pernambuco, com expectativa de atrair um público perto das 30 mil pessoas e apontar as boas práticas e negócios que norteiam a retomada do setor após o impacto da pandemia de covid-19.

A feira da Associação Brasileira de Agentes de Viagens conta com 1,5 mil expositores, entre operadoras de turismo, redes hoteleiras e hotéis-boutique, armadoras, companhias aéreas, parques temáticos, 20 estados e 24 municípios, além de 58 expositores novos, como destinos internacionais.

Na feira, o destino Cabedelo com todo seu potencial turístico está sendo apresentado no estande da PBTUR junto com outros municípios paraibanos. A imprensa e os visitantes evidenciaram as peças publicitárias que já foram trabalhadas nas campanhas “Aqui é Cabedelo” e “Cabedelo: A Capital do Verão Brasileiro”.

“Foi muito importante a participação de Cabedelo nessa Feira porque houve uma época em que nossa cidade não era valorizada e conhecida, pois muito produto nosso era divulgado como João Pessoa. Agora estamos frequentando as principais feiras de turismo do Brasil, divulgando o nome Cabedelo e tudo que nós proporcionamos. O mundo todo precisa nos conhecer”, finalizou Haenell Farias.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Obras de reforma do Shopping das Redes, em São Bento, garantem modernização do auditório

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de São Bento, Doutor Jarques (PSB), vistoriou nesta segunda-feira (25/11) as obras de reforma e modernização do Shopping das Redes, importante centro comercial da cidade.

O espaço contará com uma nova infraestrutura moderna, com 100% de cobertura de internet, além de climatização no auditório e uma grande cobertura lateral que irá garantir expansão e crescimento do prédio.

“É assim que seguimos: com compromisso e trabalho, transformando São Bento e garantindo mais conforto e qualidade para nossa gente”, destacou Jarques.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac cumpre agenda em Brasília e presta contas de convênios junto ao MDHC

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flávio Moreira, cumpriu agenda em Brasília na última semana. Na ocasião, Flavio Moreira, realizou prestação de contas de convênios junto ao Ministério do Desenvolvimento Humano e da Cidadania (MDHC).

De acordo com Flávio, a prestação de contas trata-se de convênios que datam o ano 2009. “Isso mostra a importância dos gestores públicos serem responsáveis quanto a prestação de contas na época de suas gestões. Estamos em 2024 e mesmo assim, precisamos apresentar documentos para complementar a instrução da prestação de contas desses convênios”, disse.

Junto aos representantes técnicos e administrativos da Fundac, aproveitaram ainda a oportunidade para encaminhar novos acordos que estão sendo celebrados entre o governo do estado da Paraíba, por meio da Fundac, com o governo federal. “Nosso intuito é entregar em 2026 uma nova Socioeducação, fruto do trabalho incessante que o governador João Azevedo vem construindo junto com a nossa gestão à frente da Fundac”, acrescentou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Caged: saldo de empregos formais na PB nos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram que o Estado da Paraíba está vivendo nos últimos seis anos a maior expansão do emprego com carteira assinada. No período de 2019 até setembro de 2024, o saldo é 17 vezes maior que no período anterior (2013-2018), quando se refere à geração de emprego formal.

Com base nos dados do Caged, a Paraíba gerou no período de cinco anos e nove meses (2019 até setembro de 2024) um saldo de 109.546 postos de trabalho com carteira assinada contra apenas um saldo de 6.265 postos, no período anterior de seis anos (2013 a 2018), o que representa uma diferença de 17 vezes no saldo no emprego formal. Em termos percentuais, a diferença nos dois períodos de seis anos chegou a 1.648%. (Veja os dados do infográfico)

SEIS ANOS DE SALDO POSITIVO – No período de 2019 até setembro de 2024, todos os anos foram de saldos positivos na geração de emprego no Estado, inclusive no ano mais crítico da pandemia, que foi o de 2020 (+ 2.333 postos). Entretanto, o destaque deste período ficou para o ano 2021, quando o Estado teve o maior saldo de emprego (35.211), marcado pela retomada da economia com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Com saldo de 109.545, a média anual dos seis anos, ainda incompletos, ficou em 18.257 postos/ano.

Já no período de 2013 a 2018, três dos seis anos foram de saldos negativos de empregos, como foram os casos de 2015, 2016, 2017, que somados acumularam uma queda de 30.496 postos. Apenas 2013, 2014 e 2018 foram positivos, que somados geraram 36.761, o que resultou no saldo de apenas 6.265 postos, o que representa uma média de pouco mais de mil postos por ano (1.044 postos/ano).

CENÁRIO OTIMISTA PARA PARAÍBA – Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, as projeções positivas do PIB, feitas pelo Banco do Brasil para a Paraíba em 2024, de 6,8%, a maior do País, bem como os desempenhos e resultados até setembro da Paraíba nos indicadores como crescimento das vendas do varejo, com taxas expressivas e em destaque no cenário nacional mês a mês, além do aumento do potencial de consumo das famílias paraibanas, que ultrapassará mais de R$ 102 bilhões este ano, manutenção de investimentos do Estado com recursos próprios em áreas estruturantes, gestão fiscal equilibrada e a geração de empregos em alta reforçam para esse cenário de otimismo que estamos vivenciando na economia nos últimos seis anos, tendo como grande parceiro na criação de postos de trabalho a iniciativa privada”, resumiu.

PROJEÇÃO POSITIVA DE 2024 – Como os dados disponíveis do Caged deste ano são até o mês de setembro, ou seja, faltam ainda três meses (outubro, novembro e dezembro), a tendência é de que a diferença do saldo de empregos neste último período aumente ainda mais em relação ao anterior (2013-2018). As projeções apontam que o ano de 2024 pode ser o melhor saldo de emprego formal dos últimos seis anos ou da história do Caged da Paraíba.

EXPANSÃO DO SALDO EM 2024 – Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro deste ano, a Paraíba acumula um saldo de 23.961 mil postos com carteira assinada, o que representou uma expansão de 79,63% sobre o saldo dos nove meses acumulados do ano passado (13.339). Como faltam ainda os saldos de três meses, a tendência é o saldo superar o do ano de 2022 (35.211).

MAIS DE UM MILHÃO DE EMPREGOS CRIADOS – Desde o mês de agosto deste ano, a Paraíba havia ultrapassado a marca de mais 1 milhão de vagas criadas com carteira assinada entre 2019 e 2024. Essa marca subiu no mês de setembro para 1,021 milhão de empregos criados, gerando saldo de 109,546 mil postos, que é a diferença entre admissões (1.021.624) e desligamentos (912.078) entre 2019 até setembro de 2024.

Confira imagem:

Continue Lendo