Nos acompanhe

Negócios

Sérgio Matos: “Eu devo minha linguagem ao Nordeste e a Paraíba”

Publicado

em
Com um talento nato para transformar matéria-prima brasileira em arte, o mato-grossense Sérgio Matos, radicado na Paraíba, tornou-se uma das grandes referências do design no Brasil e no exterior. O artista faz questão de exaltar a identidade nacional em suas criações, utilizando como inspiração a fauna e flora do Brasil e elementos da cultura popular em seus processos de criação.
Formado em Design de Produto pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2005, Sérgio também carrega muita bagagem cultural e afetiva do Nordeste. “Basicamente, todo o início de concepção dos produtos que nós produzimos teve inspiração em Campina Grande e região. Eu carrego muito isso da Paraíba, e realmente fez diferença eu ter me mudado para cá. Meu trabalho só cresceu com a visão que eu tive daqui”, reflete Matos.
Atualmente, o designer mantém seu estúdio profissional em Campina Grande e continua utilizando elementos da cultura regional como inspiração para suas criações. “Nós temos peças que foram lançadas recentemente, inspiradas nas flores do mandacaru. Sempre tem algo do Nordeste dentro disso tudo”, revela.
Recentemente, o artista esteve em João Pessoa para a inauguração do Espaço Arte Brasil, no Liv Mall Shopping. Além das peças de mobiliário assinadas por ele –  uma delas a icônica cadeira Cobra Coral –  a loja também conta com obras de outras importantes referências da arte brasileira como Miguel dos Santos, Flávio Tavares, Clóvis Júnior, Fred Svendsen, Raul Córdula e Chico Ferreira.
Para o designer, o Espaço Arte Brasil é um incentivo a cultura nordestina, uma oportunidade para os novos talentos que se lançam e uma celebração aos experientes artistas do Nordeste. “Uma loja de arte já é algo difícil de se ver, principalmente em um shopping, e mais ainda valorizando o artista local. E nós estamos falando aqui de grandes artistas e artesãos que levam a Paraíba e o Nordeste como uma identidade. Isso é o que  faz a diferença em um espaço desse”, celebra.
Na entrevista que segue, Sérgio comenta o impacto da abertura do Espaço Arte Brasil para a democratização da arte em João Pessoa, a influência do Nordeste em seu processo de criação e seus futuros projetos.
A inauguração do Espaço Arte Brasil é um primeiro passo para democratizar o acesso à arte em João Pessoa. Como você enxerga esse movimento?
Uma loja de arte já é algo difícil de ver, principalmente em um shopping, e mais ainda valorizando o artista local. E nós estamos falando aqui de grandes artistas e artesãos que levam a Paraíba e o Nordeste como uma identidade. Isso é o que eu acho que faz a diferença em um espaço desse. Você tem artistas de diferentes tipologias, como mobiliário, luminárias, esculturas e pinturas de gente que está começando agora e é muito talentoso ou de quem já está estabilizado no mercado há muito tempo.
Como você enxerga uma peça sua desfilando nesse espaço diante de novos talentos e nomes nacionais tão renomados quanto o seu?
Na verdade, é uma honra fazer parte desse espaço justamente por isso, porque aqui estão artistas que eu admiro demais, como Miguel dos Santos. Eu conheço também artesãos que encontrei na Feira de Artesanato de Campina Grande há anos atrás, que estavam começando e, hoje, estão expondo junto com Miguel dos Santos, que é uma das maiores referências para nós. Então, é bacana você conseguir fazer essa curadoria inclusiva de trazer alguém que está começando e o grande artista em um ambiente que pode proporcionar a você encontrar diferentes manifestações artísticas em um mesmo lugar. É diferente para uma pessoa que não conhece onde estão os ateliês e tem que visitar um a um se quiser comprar arte, agora você encontra tudo em um mesmo lugar. Acho isso fantástico!
As suas peças de mobiliário tem características bem marcantes. Atualmente, o que você tem produzido? Como tem sido seu olhar para a arte hoje? 
Eu acho que a minha linguagem eu devo muito ao Nordeste e a Paraíba. Basicamente, todo o início de concepção dos produtos que a gente faz teve inspiração em Campina Grande e região. Eu acho que carrego muito isso da Paraíba e realmente fez diferença eu ter me mudado para cá, porque meu trabalho só cresceu com a visão que eu tive daqui. Ainda hoje, meu estúdio continua instalado em Campina Grande e nós continuamos produzindo peças novas inspiradas em referências da região. Nós temos peças que foram lançadas recentemente que foram inspiradas nas flores do mandacaru. Sempre tem algo do Nordeste dentro disso tudo.
Nós também estamos com lançamentos em parceria com grandes nomes de outras áreas, porque eu acho interessante isso de misturar pensamentos de outros segmentos. Fizemos um lançamento agora com uma personalidade [da área] da moda, a modelo Isabeli Fontana, e também faremos com um artista plástico. Então, a cada 3 meses vamos lançar uma peça em parceria com uma pessoa que tem uma habilidade em alguma outra área que não seja design. A ideia é misturar esses mundos e as artes.
Como tem sido o processo de criação dessas novas peças?   
A nossa primeira experiência foi com a modelo Isabeli Fontana e ela trouxe muito da parte de moda para a peça que nós lançamos. São 100 peças numeradas, então sempre vai ser edição limitada. E criar com uma pessoa que é de outra arte abre um horizonte que você não conhecia, a gente acabou conhecendo uma cartela infinita de cores e materiais que ela trouxe da moda, a linguagem que ela entende da moda e o público que ela tem também. Eu acho que esse tipo de parceria acrescenta para os dois lados, porque ela sai com uma visão um pouco maior do design e eu saio com um visão um pouco maior da moda, e isso vai acontecer em outras áreas também.
O que você tem consumido de arte na sua casa, no seu dia a dia? 
Eu estava vendo as peças do Bento de Sumé, porque eu já sou um colecionador das peças dele há muito tempo, então eu já estava de olho em peças que nunca vi e não tenho nada parecido. Esse é o tipo de arte que eu consumo. A do Sérgio Teófilo, que é outro artista da Paraíba, que faz esculturas com argila e agora tem peças de madeira, essa parte eu não conhecia e já é outra coisa que eu quero para mim. E algo que eu tenho bastante em casa são fotografias de outros fotógrafos amigos que eu estou trazendo para mim.

 

Continue Lendo

Negócios

Neste sábado: Victor e Leo trazem show ‘Vida Boa – A Festa’ a João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

João Pessoa recebe o aguardado retorno da dupla sertaneja Victor e Leo neste sábado (30). O show “Vida Boa – A Festa” será apresentado na Domus Hall e tem ingressos disponíveis no site https://www.zig.tickets/eventos/vida-boa-a-festa ou na bilheteria da casa.

Com hits inesquecíveis que marcaram gerações, a dupla multipremiada apresenta o show “Vida Boa – A Festa” ao público pessoense. A última vez que Victor & Leo se apresentaram na capital paraibana foi em 2015. É impossível não ter lembranças com a infinidade de sucessos produzidos por Victor & Leo, o estilo simples de fazer da música a protagonista na vida deles e também de cada pessoa que puderam alcançar com a arte.

Talento único e composições que transcenderam gêneros musicais, hits como “Na linha do tempo”, “Amigo apaixonado”, “Borboletas”, “Deus e eu no sertão”, “Fada” e “Vida boa” são apenas algumas das canções que ecoaram de norte a sul do país.

O extenso repertório de sucesso mescla o sertanejo raíz  e romântico com o folk. Ao todo, são 14 CDs, 5 DVDs, 2 Blu-rays e 2 DVDs documentários. A dupla celebrou 7 indicações ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, em que foram vencedores em 2013 com “Ao Vivo em Floripa”.

Neste retorno, além de músicas que marcaram toda uma geração de fãs do sertanejo, o show vai apresentar também canções inéditas e contará com a presença de Bruno e Denner, donos de sucessos como “Cavalo de Pau” e “Estado Civil”.0

Continue Lendo

Negócios

Instituto Nelson Wilians participa do G20 Social e reafirma compromisso com inclusão, justiça social e igualdade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Rio de Janeiro recebeu a primeira edição do G20 Social, uma iniciativa do G20 que reuniu organizações da sociedade civil, movimentos sociais e lideranças globais para discutir temas como justiça social, sustentabilidade e combate à desigualdade. O evento abordou questões urgentes, como fome, pobreza, mudanças climáticas e uma nova governança global.

O Instituto Nelson Wilians (INW), braço social do Nelson Wilians Advogados, esteve presente no encontro, representado pela advogada e presidente do INW, Anne Wilians, e sua equipe. A participação do instituto evidenciou seu compromisso com temas sociais cruciais, especialmente relacionados à inclusão social e desenvolvimento sustentável.

O evento teve como objetivo consolidar as propostas que foram apresentadas na cúpula dos líderes do G20 em Brasília. No ano de 2023, o governo brasileiro havia proposto a criação da ODS 18 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) para promover a igualdade étnico-racial, uma iniciativa ressaltada durante o discurso de abertura da 78ª Assembleia da ONU.

O INW, como parte desse movimento, segue com ações voltadas à educação e conscientização. O curso de “Letramento Racial” oferecido pelo instituto, que já formou 1.700 participantes presenciais, é um exemplo. Desses, 83% afirmaram que a experiência foi única para eles. Além disso, 98% relataram que o curso contribuiu significativamente para o entendimento do racismo estrutural, e 92% disseram estar preparados para combater a violência étnico-racial — um aumento expressivo de 40% em comparação aos 52% que declararam ter esse preparo antes do curso.

Outro projeto relevante do INW é o “Manual Antirracista”, desenvolvido com a colaboração de voluntários e especialistas no tema, com o objetivo de apoiar a luta contra o racismo e promover mudanças sociais. “A causa precisa ser abraçada por todos. Não há desenvolvimento social, econômico ou político se um grupo for excluído”, declarou William Ruiz, gerente de Projetos Sociais do INW. “É necessário caminhar juntos, valorizando a diversidade e promovendo ações de reparação histórica”.

Além disso, o instituto tem se dedicado ao projeto “Compartilhando Direito”, que visa promover a Educação para a Cidadania e estimular o engajamento das comunidades na transformação de seus territórios. Esse projeto se alinha à ODS 18 e oferece um caminho educativo fundamental para os jovens, incentivando o exercício da cidadania e fortalecendo a Cultura da Legalidade. Anne Wilians destaca que os jovens são convidados a entender seus direitos e a se ver como protagonistas dessa transformação social. “A ideia é que, ao longo dessa jornada, eles se sintam mais preparados para agir e exercer sua cidadania no cotidiano”, afirma a presidente do INW.

Com a participação de cerca de 50 mil pessoas de várias partes do Brasil e do mundo, o G20 Social se consolidou como um marco importante na promoção de justiça social e na inclusão das vozes da sociedade civil, reforçando o papel do INW na construção de um futuro mais justo e inclusivo.

Continue Lendo

Negócios

Lulu Santos retorna a João Pessoa com a turnê ‘Barítono’ nesta sexta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Lulu Santos volta a João Pessoa, nesta sexta-feira (29/11), com a turnê “Barítono”, depois de estrear em grande estilo nos Estados Unidos e rodar diferentes regiões do Brasil ao longo de 2023. Com repertório de sucessos, o cantor apresenta seus hits em shows que celebram os 70 anos de vida e 50 de carreira. A apresentação acontece no Teatro Pedra do Reino, a partir das 20h (Abertura dos portões).

Ele já conquistou uma legião de fãs em todo o mundo e traz em ‘Barítono’ uma homenagem à revelação tardia do cantor sobre sua tessitura vocal grave. “Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono, cantor de tessitura vocal grave. Desde que ‘assumi’ essa condição, como costuma acontecer com essas coisas, facilitou enormemente minha vida e arte”, explica.

“Sou Barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa nesta região. É com essa intenção e propósito que chegamos a este espetáculo no qual oferecemos, como de hábito, nosso melhor. Não vejo a hora de lhes apresentá-lo”, diz o cantor em uma carta aberta aos fãs no início da turnê.

Na estrada há pouco mais de um ano, nos próximos meses a Turnê Barítono será apresentado em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, São Luís do Maranhão, Espírito Santo, Ceará, Piauí e Pará.

Os ingressos para a apresentação em João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino, estão disponíveis on-line através da Bilheteria Digital e também presencial na loja Mioche Mag Shopping.

Continue Lendo