Durante toda esta quarta-feira (21), a Prefeitura de João Pessoa promoveu uma série de ações em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A programação aconteceu em seus serviços socioassistenciais, como o Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoa com Deficiência, Centro Dia da Pessoa com Deficiência e o Centro Dia da Microcefalia.
Para os usuários e seus familiares, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), que administra esses espaços, ofereceu oficinas de pintura, palestra, apresentação musical e até um momento de lazer com um piquenique na praia.
“O dia 21 marca, na história da política pública do Brasil, o dia de inclusão social. Dia de luta pela efetivação dos direitos, para que eles se tornem, de fato, presentes na vida dessas famílias. A gestão municipal de João Pessoa tem esse olhar carinhoso, de defesa à pessoa com deficiência”, ressaltou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha.
A fisioterapeuta Sabrina Siqueira, que é deficiente visual, ministrou uma palestra para mães e funcionários do Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoa com Deficiência. Na oportunidade, ela compartilhou suas experiências de vida e a importância da inclusão. “Eu já atendi uma criança com deficiência visual que foi diagnosticada com esquizofrenia porque a mãe a isolava. E é isso que acontece, quando a família ou o responsável não sabe lidar com essas demandas, outros sintomas vão surgindo. A pessoa com deficiência precisa ser vista como uma pessoa de direito”, ressaltou.
Também estiveram presentes nas ações a diretora da Assistência Social da Sedhuc, Benicleide Silveste; a coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade de João Pessoa, Katiana Cavalcante; e Sonya Maia, que é promotora de Justiça da Pessoa com Deficiência.
Serviços – O Centro Dia da Pessoa com Deficiência, proporciona acolhimento, proteção e convivência a pessoas com deficiência de 18 a 50 anos, cujas famílias não tenham condições de prover cuidados durante todo dia ou parte dele. São desenvolvidas atividades que permitam a convivência em grupo, cuidados pessoais e fortalecimento das relações sociais. A casa fica na rua Deputado Tertuliano de Brito, nº 368, no bairro Treze de Maio.
Já o Centro de Referência Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Crmipd) fica localizado na rua Coronel Otto Feio da Silveira, n° 161, no Pedro Gondim. O espaço promove a habilitação e a reabilitação, através de serviços especializados, de crianças, adolescentes e jovens de até 18 anos com deficiência, distúrbio de comportamento e/ou de aprendizagem. No âmbito da assistência social, como prevê a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), as ações desenvolvidas são voltadas para a valorização, a convivência familiar e comunitária, a inclusão social e o protagonismo dessas pessoas na sociedade.
Acompanhados por profissionais de serviço social, os usuários participam de encontros, rodas de diálogos e atividades de lazer para fins de promoção de inclusão. Tem ainda a oferta de cursos de Libras, oficinas psicopedagógicas (sala de recursos multifuncionais, brinquedoteca, teatro e musicoterapia), fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia clínica, atendimento especializado (pediatra, neurologista e fisiatra) e orientação e encaminhamento para os demais serviços e programas da Prefeitura.
O Centro Dia da Microcefalia é voltado exclusivamente para as crianças com microcefalia e disponibiliza acompanhamento de fonoaudióloga, psicóloga, pedagoga, assistente social e terapeutas ocupacionais para pacientes de zero a seis anos, além de funcionar como casa de apoio. O centro fica localizado na Avenida Júlia Freire, em Tambauzinho, e atende por demanda espontânea ou encaminhamento através dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
Confira imagens: