Nos acompanhe

Paraíba

Sede do Sine-PB em João Pessoa reabre e passa a atender 300 pessoas diariamente

Publicado

em

A sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine-PB) reabriu nesta terça-feira (20), após as obras de reforma realizadas no prédio localizado à Rua Duque de Caxias, Centro, em João Pessoa, com atendimento ampliado em 100%. Das 150 fichas anteriormente disponibilizadas, o serviço dispõe agora 300 fichas diariamente, sendo 200 para consultas e encaminhamento a vagas de emprego, e outras 100 fichas para busca do Seguro Desemprego. O funcionamento ao público é das 8h30 às 16h30, por ordem de chegada, estando disponível três guichês de recepção e outros oito para atendimento.

O gerente Executivo do Sine-PB, Flávio Costa, comentou que as obras de reforma na principal sede do órgão no estado contemplaram serviços de manutenção da cobertura, redes elétricas e hidráulica e o prédio passa contar com iluminação em led. “O prédio está sendo entregue em melhores condições de atendimento para aqueles que buscam os serviços do órgão e também para os servidores. O Sine reabre com cerca de 600 vagas disponíveis, sendo 200 delas para operador de telemarketing”, afirmou o gerente.

Marcos Luís Sousa (30), paraibano que estava residindo no estado do Maranhão, e há dois meses retornou a João Pessoa, desempregado há quatro meses, buscava atendimento no Sine/PB nesta manhã e elogiou as novas instalações. “Estou retornando a João Pessoa, e vim procurar vaga na função de montador de sistemas. Gostei das instalações, um espaço que dispõe de muitas oportunidades de serviço ofertadas por muitas empresas”, observou Marcos.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba já recebeu 60 doações pelo Computadores para Inclusão até agosto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Desde janeiro de 2023, foram doados 60 equipamentos e computadores recondicionados a alunos da Paraíba. As doações ocorreram por meio do Computadores para Inclusão, programa do Governo Federal. Executada pelo Ministério das Comunicações (MCom), a iniciativa tem como objetivo apoiar e viabilizar ações de promoção da inclusão digital para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

As máquinas e equipamentos são recebidos por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) — espaços físicos adaptados para dar novas condições de uso a equipamentos eletroeletrônicos e que oferecem cursos e oficinas, além do descarte ambientalmente adequado de resíduos. Na Paraíba, os equipamentos recondicionados foram entregues em cinco Pontos de Inclusão Digital (PIDs) de quatro municípios.

“Quando o governo começou, os Centros estavam presentes em pouco mais de 15 estados. Hoje, nós vamos fechar este ano com os CRCs presentes em todos os estados do Brasil”, adiantou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em sua participação no programa de rádio “Bom dia, Ministro”, nesta quarta-feira, 4 de setembro.

De acordo com o ministro, o programa está sendo fortalecido em todos os estados e, atualmente, conta com a plena atenção do Governo Federal, para que seja possível, nesses Centros, fazer toda a operação correta de descarte dos resíduos eletroeletrônicos, “e a gente volte com esses equipamentos para atender em pontos de inclusão, fazendo esse papel de inclusão social neste país”.

NACIONAL — Vinte e quatro unidades da Federação receberam doações pelo Computadores para Inclusão de janeiro de 2023 a agosto de 2024. O total chega a 13.552 equipamentos e computadores doados. Somente em 2023, foram 7.732. Neste ano, até agosto, 5.790. Os três estados que lideram o número de doações são Maranhão (2.692), Pará (2.011) e Minas Gerais (1.664). Apenas Acre, Roraima e Santa Catarina ainda não receberam doações neste intervalo.

BENEFICIADOS — Em geral, os beneficiários são pessoas qualificadas nos CRCs. Em sua maioria, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, que podem ter as vidas transformadas pela educação e profissionalização no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Em paralelo ao processo de recondicionamento das máquinas, são desenvolvidos cursos na área de TIC, práticas criativas com aprendizado multidisciplinar, novas metodologias de ensino e recursos pedagógicos lúdicos.

GRUPOS TRADICIONAIS — A Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos — instituída pela Lei 14.479/2022, que também dispõe sobre o Computadores para Inclusão — tem como beneficiária toda a população e, em particular, povos, grupos e comunidades tradicionais. O destino final dos equipamentos são os PIDs, distribuídos em 899 municípios brasileiros.

É nestes espaços onde o impacto social do trabalho realizado pelos CRCs é percebido: nos pontos de inclusão são realizadas capacitações técnicas, inclusive para o mercado de trabalho, com foco na complementação educacional e cultural.

O trabalho dos CRCs ainda impacta o meio ambiente: as 23 unidades em atividade no país já deram a destinação adequada a mais de 844 mil equipamentos eletroeletrônicos, ultrapassando 3 mil toneladas de resíduos descartados de forma correta e consciente.

INVESTIMENTO — O Computadores para Inclusão já doou 44,5 mil equipamentos para 3,1 mil pontos de inclusão digital. Mais de 200 cursos foram oferecidos, capacitando mais de 41,6 mil alunos para a era digital. No ano passado, a iniciativa registrou um aumento de 73,6% no total de doações em comparação a 2022.

NOVOS PIDs — Nos primeiros seis meses de 2024, foram criados 600 novos PIDs. O projeto concluiu neste período a doação de 5,6 mil equipamentos para áreas remotas, rurais e escolas públicas do Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. O MCom já investiu mais de R$ 44,5 milhões no programa.

QUALIFICAÇÃO — Quanto aos processos de formação, foram ofertados 169 cursos, resultando na formação de mais de 39,1 mil alunos. Além disso, os CRCs já deram a destinação adequada a mais de 844 mil equipamentos eletroeletrônicos, ultrapassando três mil toneladas de resíduos descartados de forma correta.

COMO SOLICITAR — Para se inscrever no programa, basta procurar um CRC nos locais indicados e solicitar a vaga. Já para pedir a doação de equipamentos e a criação de telecentros PID, é necessário acessar a página do serviço com uma conta gov.br e encaminhar a solicitação.

DESFAZIMENTOS — Os insumos para os CRCs vêm de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. São microcomputadores de mesa, monitores de vídeo, impressoras e demais equipamentos de informática, eletroeletrônicos, peças-parte ou componentes, classificados como “ociosos, recuperáveis, antieconômicos ou irrecuperáveis, disponíveis para reaproveitamento”.

PARCERIA — A Caixa Econômica Federal, por exemplo, já doou 12.113 equipamentos ao Computadores para Inclusão. As máquinas, provenientes da modernização do parque tecnológico do banco, são recondicionadas e destinadas para uso prioritário em escolas públicas e em pontos de inclusão digital. A parceria entre Caixa e MCom foi firmada em dezembro de 2023, após a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica. O banco público dispõe de cerca de 23 mil computadores que podem ser aproveitados para esse e outros acordos.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Agir João Pessoa surpreende com ascensão de Alyne Moreira em campanha para vereadora

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O partido Agir de João Pessoa, ao decidir não incluir nenhum vereador de mandato em sua nominata, apostou em uma estratégia ousada para as eleições deste ano. No início da campanha, nomes como Luís da Padaria e Nildo Andrade, já conhecidos e testados nas urnas, eram apontados como favoritos. No entanto, uma candidata que inicialmente era considerada apenas uma aposta tem ganhado destaque: Alyne Moreira, ex-diretora da Maternidade Cândida Vargas e esposa do presidente estadual do Agir Paraíba, Flávio Moreira.

Alyne, que começou a campanha sem a projeção dos “favoritos”, tem se destacado e atraído multidões em suas caminhadas e eventos. Seu carisma, simplicidade e disposição em ajudar, somados à sua história de militância ao lado do marido e às centenas de pessoas que atendeu durante sua gestão na maternidade, têm a tornado uma das principais candidatas ao pleito de 6 de outubro.

Com o diferencial de ser uma mãe de autista e uma defensora dos cuidados da saúde da mulher, Alyne tem conquistado um eleitorado que busca renovação e qualidade na Câmara Municipal. Seu desempenho na campanha tem preocupado adversários tradicionais, incluindo vereadores de mandato que agora veem suas bases sendo disputadas pela nova concorrente.

A força de sua campanha também é impulsionada pelo apoio de uma equipe liderada por Flávio Moreira. Alyne não é uma novata na política — ela tem um histórico de serviços prestados que, até agora, se mantinham nos bastidores, mas que agora ganham evidência em sua própria trajetória.

Continue Lendo

Paraíba

Carlão intensifica diálogo com a população em projeto de reeleição na Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Carlão Pelo Bem (PL), reforçou importância de diálogo com a população no projeto de reeleição no pleito deste ano durante compromisso de campanha realizado neste domingo (09/09).

Na oportunidade, o parlamentar ressaltou sua atuação na Câmara Municipal e a forma de promover a política na cidade sem que haja a necessidade de alinhar-se com grupos e ideologias que não fazem parte do mandato.

“Se vocês estão aqui comigo hoje sem um real, sem compromisso de emprego, sem nada, é porque a gente tem algo muito em comum, e esse comum é a nossa cidade. Esse comum é fazer o bem pelos nossos filhos, esse comum é fazer que a família cresça. E a gente vai ganhar essa eleição novamente. E a gente vai ganhar porque vocês estão comigo e eu estou com vocês, e porque nós estamos com Deus. Eu rejeitei as malas de dinheiro, eu rejeitei os montes de emprego, eu rejeitei as vantagens de estar na Prefeitura, eu rejeitei de ser amigo de deputados que não me interessam. Eu quero ser amigo de vocês, amigo de João Pessoa, amigo das nossas famílias”, detalhou.

Sobre

Cristão, conservador e advogado, Carlão é militante de direita e defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele concorre à reeleição em outubro.

No primeiro mandato, enquanto suplente, apresentou projetos voltados ao fortalecimento das obras de caridade; à proteção da criança e do adolescente; e ao combate às drogas por meio das artes marciais.

Carlão também tem destacado esforços na Câmara por mais investimentos nos esportes de luta, além de estimular os cristãos a refletirem sobre as políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado.

Confira:

Continue Lendo