Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito faz abertura oficial das Olimpíadas Escolares e competição volta a acontecer após dez anos

Publicado

em

O esporte escolar da cidade de João Pessoa voltou, na tarde desta segunda-feira (12), a se manifestar em sua forma mais vibrante. Após dez anos, a Prefeitura da Capital retomou a realização das Olimpíadas Escolares do Município, competição que permite a disputa entre as escolas em diversas modalidades esportivas. O evento, que acontece nos próximos 15 dias, foi aberto oficialmente pelo prefeito Cícero Lucena durante cerimônia realizada na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho.

“Esse é o resgate de uma prática de nossas gestões anteriores, pois sabemos que a formação do cidadão precisa, além do aspecto pedagógico, incluir o cultural e o esportivo. Esse evento promove uma disputa saudável, permite a integração entre as escolas e a descoberta de talentos que podem ser lapidados e apoiados. Agradecemos a equipe da Educação por este trabalho”, afirmou Cícero.

O evento foi a oportunidade para o acendimento da pira olímpica, o que foi feito pela judoca Ketly Gomes, de 14 anos, após revezamento entre atletas de destaque da Rede Municipal em modalidades olímpicas e paralímpica. A chama ficará acessa durante toda a competição, quando cerca de 2500 estudantes de 49 escolas vão se enfrentar em oito modalidades.

“Foi uma emoção muito grande ser responsável por acender a pira, pois pratico judô há muitos anos e nunca tive a oportunidade. É surreal e estou cheia de felicidade. A Prefeitura dá a nós alunos uma grande chance no esporte ao retomar esses jogos”, afirmou Ketly, que é aluna da Escola Tarcila Barbosa França, nos Funcionários III.

A secretária municipal da Educação e Cultura (Sedec), América Castro, afirmou que o dia é de celebração. “Esses jogos não aconteciam há cerca de uma década e nunca ocorreram nessa magnitude. Fizemos algo decente, pois nossos alunos merecem o melhor. Foi um trabalho em equipe recompensado com a alegria dos estudantes em participar dos jogos”, afirmou.

Um dos momentos de destaque foi o hasteamento da bandeira ao som do Hino Nacional. O prefeito Cícero Lucena cuidou do pavilhão nacional, enquanto a professora América Castro hasteou o municipal. A bandeira da Paraíba ficou a cargo do comandante da Marinha, Marcelo Bione. “É uma satisfação participar deste evento, que é muito significativo para a educação do nosso município”, afirmou Bione, que é oficial de gestão escolar da Escola Cívico-Militar Chico Xavier.

A abertura do evento ainda contou com as apresentações de corpos de bailes de bandas marciais, do coral Canto Livre Meninada, de grupos escolares de dança e de ginastas da seleção paraibana de ginástica rítmica.

Os jogos – Os estudantes vão competir nas modalidades de atletismo, judô, natação, bocha, handebol, vôlei, futsal e basquete. Disputas paralímpicas vão ocorrer no judô, atletismo e natação. Para os alunos dos anos iniciais será feito um evento denominado ‘Kids Games’, com estudantes de até 10 anos de idade. Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a competição será na modalidade de futsal masculino e feminino.

As provas de atletismo irão acontecer na Vila Olímpica Parahyba, no Bairro dos Estados; judô e bocha paralímpica serão no ginásio poliesportivo do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria; e natação na piscina do CAM.

Já os esportes coletivos irão acontecer no ginásio das próprias unidades de ensino e no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), em Mangabeira.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo