Desde 2019, o dia 31 de agosto é lembrado como o Dia Municipal contra a LGBTfobia. A data foi instituída pela Lei nº 1.963 e busca reafirmar o compromisso e o posicionamento da Prefeitura de Cabedelo contra qualquer tipo de preconceito e discriminação.
A pauta de atividades e ações em defesa da população LGBTQIAP+ é realizada pela Secretaria de Assistência Social (Semas), que promove um atendimento especializado para esse público, que vai desde seu acolhimento até encaminhamento para acesso a benefícios, como documentação, Bolsa Família, Acessuas, dentre outros.
Para marcar a data, Cabedelo vai realizar, no dia 10 de setembro, a sua 2ª Parada LGBTQIAP+. A iniciativa celebra e fortalece a Lei Municipal, importante instrumento de luta contra a Homofobia no município.
A Parada é uma mobilização da sociedade civil, Associação das Travestis e Transexuais da Paraíba (Astrapa), Iguais- Associação LGBT+; em conjunto com as Secretarias de Cultura (Secult), Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) e Assistência Social (Semas). O evento vai acontecer na Praça Getúlio Vargas, a partir das 20h, e contará com atrações musicais e o Concurso Rainha da Parada.
Assistência – A Semas, por meio da Coordenação LGBTQIAP+, também mantém uma parceria ativa com o Centro Estadual de Referência dos Direitos LGBT e Enfrentamento a LGBTFOBIA da Paraíba. Através dela, são oferecidas assessoria jurídica, atendimento psicológico, de direitos humanos e Referência para o Ambulatório de Saúde integral para Travestis e Transexuais TT/CHCF, que funciona como porta de entrada para usuários que buscam ingressar no processo Transexualizador no Ambulatório TT/CHCF, localizado em João Pessoa.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3250.3168.
Confira imagem: