Os números da pesquisa feita pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA) para a corrida pelo Senado Federal mostram que dois dos concorrentes surgem na ‘dianteira’ das intenções de voto na Paraíba. No Estado oito nomes disputam a vaga. Mesmo inelegível, o ex-governador Ricardo Coutinho, do PT, lidera a sondagem.
Na pesquisa estimulada Ricardo Coutinho, que está inelegível, aparece com 30% das intenções de voto. Ele é seguido pelo candidato e deputado federal Efraim Filho, do União Brasil, com 20%.
Logo depois aparece a candidata Pollyanna Dutra, do PSB, com 8% das intenções de voto; Bruno Roberto, do PL, vem em seguida, com 5%.
Já os candidatos Manoel Messias (PCO) e Sérgio Queiroz (PRTB) aparecem empatados e foram citados por 2% dos entrevistados. Alexandre Soares (PSOL) e André Ribeiro (PDT) têm 1% das intenções de voto cada um.
Os dados, porém, demonstram que corrida ao Senado ainda está ‘aberta’ e há uma indefinição significativa no eleitorado paraibano. Dos entrevistados, 13% não sabem ou preferiram não opinar. Brancos e nulos somam 18%.
O IPEC também aferiu as intenções de voto espontâneas. Nessa sondagem, o cenário é parecido.
O ex-governador Ricardo Coutinho também lidera as intenções de voto espontâneas, com 9%. Depois dele, Efraim Filho soma 8%.A candidata Pollyanna Dutra foi citada por 4% dos entrevistados e Bruno Roberto por 2%. Já Sérgio Queiroz aparece com 1% das intenções de voto, na pesquisa espontânea.
Os candidatos Alexandre Soares, André Ribeiro e Manoel Messias não pontuaram.
Na pesquisa espontânea, 53% dos entrevistados não sabem ou preferiram não opinar. Já brancos e nulos somam 20%.A pesquisa foi realizada entre os dias 26 a 28 de agosto de 2022. Foram entrevistados 800 paraibanos em 36 municípios.
A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma
probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB04909/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-05400/2022. A pesquisa foi contratada pela Televisão Cabo Branco Ltda/ TV Cabo Branco.