A candidata à Presidência pelo MDB, a senadora Simone Tebet, teve a melhor avaliação no debate presidencial de hoje (28), segundo a pesquisa qualitativa realizada pelo Datafolha com 60 pessoas em tempo real. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, foi o pior, na avaliação dos participantes.
De acordo com esta matéria publicada pelo UOL, a pesquisa não é representativa da população brasileira e visa mostrar a percepção de eleitores indecisos sobre seu voto ou que pretendem votar em branco ou nulo em outubro.
Os participantes foram divididos em três salas virtuais e responderam perguntas por meio de um aplicativo. Eles classificaram as respostas dos candidatos a perguntas propostas nos debate, em uma escala de péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.
Melhor participação. A atuação de Tebet recebeu a melhor avaliação nos três blocos do evento. A candidata emedebista recebeu 43% dos votos, seguida de Ciro Gomes (PDT), com 23%. O petista Luiz Inácio Lula da Silva e Bolsonaro empataram na terceira posição, com 10%.
A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) recebeu 2% dos votos e Felipe D’Ávila (Novo), com 8%.
Pior participação. Cinquenta e sete pessoas votaram na pesquisa qualitativa do Datafolha sobre qual candidato se saiu pior no debate presidencial. O vencedor, com 51% dos votos, foi Bolsonaro. Lula ficou na segunda posição, com 21%, e Soraya, com 14%.
Felipe d’Ávila (Novo) teve 7% dos votos, enquanto Simone Tebet (MDB) recebeu 5%. Já Ciro Gomes (PDT) reuniu 2% dos votos dos participantes.
Percepções. Após o debate, o sentimento dos eleitores que participaram da pesquisa misturou:
surpresa: causada pelo desempenho dos candidatos considerandos mais desconhecidos, especialmente Tebet. Para os entrevistados, ela demonstrou “firmeza em suas palavras”.
decepção: provocada pelos ataques pessoais, principalmente entre Lula e Bolsonaro. Para os ouvidos na pesquisa “ambos pareceram mais preocupados em atacar um ao outro” do que apresentar suas propostas.
A avaliação bloco a bloco
Terceiro bloco. Ciro foi o candidato com maior índice de avaliação ótima ou boa nesta etapa (68%). Tebet teve a segunda melhor taxa de avaliação ótima ou boa (67%). Bolsonaro teve o maior percentual de avaliação ruim ou péssima (46%). Lula teve o maior índice de avaliação regular (35%).
Segundo bloco. Nesta etapa, a senadora Simone Tebet (MDB) foi a que teve melhor avaliação (37% dos votos), enquanto Ciro Gomes (PDT) ficou 22% e Felipe D’Ávila (Novo), com 8%.
Já o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, foi considerado o concorrente com pior desempenho (45% dos votos). Lula apareceu como o terceiro com pior avaliação (14%).
Durante esta etapa do debate, a candidata emedebista defendeu os direitos das mulheres e criticou a ações de Bolsonaro durante os quatro anos de governo.
Primeiro bloco. Ao todo, 41% dos participantes consideraram que Bolsonaro se saiu pior, enquanto 21% apontaram Lula e 16% Soraya Thronicke (União Brasil).
Já Ciro e Tebet tiveram o melhor desempenho, ambos foram apontados por 31% dos participantes como aqueles que se saíram melhor. Já o atual chefe do Executivo foi apontado por 11% e Lula por 6%.