Nos acompanhe

Paraíba

SES convoca população para aderir à campanha de vacinação contra poliomielite

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está convocando os pais ou responsáveis por crianças com idade de 6 meses a 4 anos para aderirem à campanha de vacinação contra poliomielite na Paraíba. Após metade do período de campanha, apenas 25,52% do público alvo compareceu a um posto de saúde para atualizar a caderneta de vacinação contra a doença. No estado, estima-se que 227.851 crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos deveriam receber a vacina, mas até agora pouco mais de 58 mil foram imunizadas.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a Paraíba ocupa o 5º lugar no Nordeste na aplicação da vacina contra pólio, ficando atrás de Alagoas, Ceará, Pernambuco e Sergipe. Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, no período de 30 anos – entre 1988 e 2018 – a vacinação foi responsável por reduzir de 350 mil para 29 os casos de poliomielite no mundo, representando uma eficiência de 99,99%. Com a diminuição da procura pela vacinação, países como Estados Unidos já voltaram a identificar casos da doença.

Para a secretária de Saúde, Renata Nóbrega, a baixa cobertura vacinal contra a poliomielite pode facilitar o reaparecimento de casos da doença. “O Brasil está entre os oito países que têm maior risco de retorno da doença em virtude da preocupante cobertura vacinal. A vacina é segura, gratuita e está disponível em mais de mil postos em todo estado. Não chegar até a meta mínima de alcance, que é de 95%, pode significar o adoecimento das nossas crianças. Lembrando que a pólio é uma doença que pode ser grave e provocar paralisias irreversíveis e fatais, já que, além dos membros, também pode paralisar os músculos responsáveis pela respiração”, alerta.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, destaca que a campanha de vacinação contra pólio estará vigente em todo estado até o dia 09 de setembro. “São mais 15 dias de campanha para ampliar a vacinação contra pólio e também atualizar a situação de crianças e adolescentes em relação a todas as vacinas do calendário nacional. A SES tem investido em capacitações para as equipes, mantido os estoques abastecidos em todos os 223 municípios e se empenhado nas campanhas nacionais e na realização de Dias D para facilitar o acesso da população às vacinas. Agora, precisamos contar com a participação da população em se fazer presente. Pedimos aos pais e responsáveis que levem as crianças para receber a vacina e mantenham as cadernetas em dia para que possamos ficar livres não apenas da pólio, mas de tantas outras doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização”, pontua.

Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), no Brasil, as doses previstas para a vacina inativada contra a pólio atingiram a meta pela última vez em 2015, quando a cobertura foi de 98,29% das crianças nascidas naquele ano. Depois de 2016, a cobertura caiu para menos de 90%, chegando 84,19% no ano de 2019. Em 2020, a pandemia de covid-19 impactou as coberturas de diversas vacinas, e esse imunizante chegou a apenas 76,15% dos bebês. Em 2021, que ainda pode ter dados lançados no sistema, o percentual ficou abaixo de 70% pela primeira vez, com 69,9%.

Continue Lendo

Paraíba

Unimed-JP reforça parceria com PMJP para realização da corrida deste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, visitou nesta terça-feira (26/11) a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e reforçou parceria para realização da corrida de rua da instituição, que ocorre neste domingo (01/12).

O encontro teve a presença do prefeito em exercício, Leo Bezerra (PSB), secretários que fazem a gestão municipal e a equipe de marketing da Unimed.

Em publicação nas redes sociais, Gualter revelou que a parceria se estenderá em futuros projetos que proporcionem desenvolvimento e qualidade de vida à população pessoense.

Corrida Unimed João Pessoa

A Corrida da Unimed JP terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

A prova será realizada no dia 1º de dezembro, com largada e chegada no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra.  Ao cruzar a linha de chegada, os participantes receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB recebe relatório de comissão de juristas para aperfeiçoar legislação de combate ao racismo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e representantes da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB receberam, na tarde desta terça-feira (26), a visita do presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), desembargador João Benedito.

Na oportunidade, o desembargador João Benedito entregou um livro com o relatório final da comissão de juristas formada pela Câmara do Deputados para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no Brasil. O desembargador participou da elabora do plano.

Também particirapam da reunião os membros da Comissão de Combate ao Racismo: Ana Guimarães (presidente da Comissão), Francisca Leite, Raissa Helene e Aristoteles Souza; e o conselheiro federal da OAB, André Cabral.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou que o desembargador presta um grande serviço para dar luz ao tema da equidade racial. “É um relatório estrutural, uma contribuição do Poder Judiciário ao Legislativo, no qual João Benedito deu seu contributo com ideias concretas para melhorarmos o tratamento com todos e buscarmos garantir verdadeira equidade entre pessoas no país tão grandioso que é o Brasil”, declarou.

Harrison Targino targino acrescentou que a OAB-PB também deu sua contrinuição com uma comissão específica, que reuniu com o presidente exatamente pensando temas e ações que possam contribuir na reflexão sobre equidade racial”.

O desembargadir João Benedito disse entender que a Comissão de Juristas deu sua contribuição, “cumprindo a missão de apresentar à Câmara dos Deputados as propostas atribuídas”.

“Agora cabe à sociedade, de modo geral, levar a Câmara de Deputados à necessidade de que elas sejam realmente realizadas através de projetos de Leis. Enfim, agora há a necessidade que a sociedade vá à Câmara de Deputados cobrar para que essas propostas se concretizem”, disse o presidente do TJPB.

Continue Lendo

Paraíba

“Continuo na base”, afirma Eduardo Brito sobre permanência no grupo governista da ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), reafirmou, nesta terça-feira (26/11), permanência na base governista da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O posicionamento ocorre após divergências no âmbito da eleição municipal em Mamanguape.

“Evidentemente, naquele momento político local, houve uma tendência do governador em apoiar um candidato de seu partido, mas a maturidade nos fez entender que, naquele momento, os partidos precisavam caminhar com o governador. Os palanques foram desarmados”, explicou durante entrevista concedida à imprensa.

Ele reforçou seguir com o grupo do governador João Azêvedo (PSB).

“Nunca houve um posicionamento nosso sobre saída da base do governo. Continuo na base desde que assumi e sempre estive alinhado com o governador João Azevêdo”, afirmou.

Continue Lendo