Nos acompanhe

Paraíba

Secretário de Saúde reconhece papel das recepcionistas das UBS de Campina Grande

Publicado

em

O secretário de Saúde de Campina Grande, médico Gilney Porto, concedeu entrevista à Rádio Caturité na manhã desta sexta-feira, 19, em que destacou o papel das recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde, reconhecendo a importância da função no funcionamento da Atenção Primária à Saúde. Ele também solicitou a participação efetiva desses profissionais no processo de cadastramento dos cidadãos no programa Saúde de Verdade e apoio no agendamento de consultas e exames das pessoas que tiverem dificuldade com o teleagendamento.

De acordo com o secretário, a partir da próxima semana começa uma nova etapa do programa Saúde de Verdade, com teleagendamento de consultas de especialistas, bem como marcação de exames e outros procedimentos, através do novo sistema informatizado, em substituição ao Sistema de Regulação (Sisreg), modelo utilizado anteriormente.

Gilney Porto explicou que todas as equipes da Estratégia de Saúde da Família foram capacitadas para atuar com o novo sistema, que vai acelerar a marcação de consultas e exames e otimizar a oferta desses procedimentos para a população. De acordo com o secretário, as recepcionistas são as responsáveis por fazer o cadastramento dessas pessoas no programa e, em caso de dificuldade da população em utilizar o sistema automatizado, elas devem ajudar na marcação, exercendo um papel fundamental no processo.

“Nós capacitamos as recepcionistas para ajudar as pessoas a se cadastrarem e a marcarem os procedimentos, é papel desses profissionais. A função da recepcionista é marcar a consulta do cidadão e ela foi treinada para cadastrar no programa”, disse. O secretário esclareceu que essas atribuições estão previstas para o cargo de recepcionista e que foi criado um Plano Operacional do Programa para auxiliar neste trabalho.

Além do novo sistema, Gilney Porto anunciou que já começaram a ser realizados os testes para a entrega de medicamentos, fraldas geriátricas e insulina para pacientes em casa, serviço atrelado ao programa, e que 15 unidades serão reformadas dentro do eixo de restruturação dos prédios, um dos pilares do Saúde de Verdade.

Continue Lendo

Paraíba

“Vá votar. Você escolhe e determina o seu futuro”, diz João ao estimular exercício do voto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo (PSB), votou na manhã deste domingo (27/10), nas dependências de uma escola particular localizada no bairro do Bessa, na Capital paraibana.

Na ocasião, o gestor chegou acompanhado pelo prefeito aliado e candidato à reeleição, em João Pessoa, Cícero Lucena (PP), bem como pelos deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP) e Hugo Motta (Republicanos) e incentivou o exercício do voto.

Vá votar. Saia de casa e faça sua escola. A democracia nos permite isso. Você escolhe e determina o seu futuro“, enfatizou o governador.

João Azevêdo trabalha pela reeleição de Cícero, em território pessoense e, em Campina Grande, para a eleição de Jhony Bezerra (PSB).

 

Continue Lendo

Paraíba

“Virada”, diz Queiroga ao falar sobre expectativas pouco antes de votar no 2º turno em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato Marcelo Queiroga, que disputa o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (CMJP) pelo PL, votou logo na manhã deste domingo (27/10).

Queiroga, que chegou ao lado do vice da sua chapa, pastor Sérgio Queiroz (Novo), votou nas dependências da Escola Matheus Augusto de Oliveira, instada no Bairro dos Estados.

O prefeitável voltou a reafirmar que o sentimento que possui é o de “virada“.

A Pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (26/10), mostrou que as intenções de votos na corrida eleitoral pela Prefeitura de João Pessoa apontam vitória do atual prefeito, Cícero Lucena (PP), com 60%. Marcelo Queiroga (PL) tem 40% de acordo com o levantamento.

Leia também: Pesquisa Quaest: Cícero tem 60% contra 40% de Queiroga em João Pessoa

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No primeiro turno, Cícero obteve 205.122 votos, número que representa 49,16 % da preferência do eleitorado pessoense. Já Queiroga, 90.840 votos, total que corresponde a 21,77 %.

 

Continue Lendo

Paraíba

Revolta na advocacia da PB: Paulo Maia teria loteado chapa para escritórios estrangeiros bilionários

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Presidência da OAB na Paraíba, Paulo Maia, está sendo apontado como suposto responsável por  ter “rifado” sua chapa para escritórios bilionários de fora do Estado. O caso tem gerado revolta entre os advogados, pois o loteamento de cargos envergonha a classe ao ceder espaço para escritórios estrangeiros, sem identidade alguma com o Estado, representarem a advocacia paraibana em Brasília.

Na chapa de Paulo Maia, como conselheiro federal, consta Ângelo Ribeiro, representante do escritório Nelson Wilians, o maior da América Latina. O CEO desse escritório possui um patrimônio líquido estimado em US$ 3,6 bilhões (R$ 20,48 bilhões). Em 2024, ele estreou na lista da Forbes 400 dos americanos mais ricos, ocupando a 374ª posição.

A chapa também inclui Wilson Belchior, que representa o escritório RMS Advogados – Rocha, Marinho e Sales, do Ceará, fundado pelo ex-ministro e ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha.

Na história das eleições da OAB já houve exemplo de chapas fizeram o mesmo que Paulo Maia: lotearam cargos para grandes escritórios de fora da Paraíba. O resultado foi desastroso nas urnas, pois a advocacia paraibana não aceitou a ocupação de espaços por escritórios de outros Estados.

Continue Lendo