Nos acompanhe

Paraíba

Fujope divulga filmes selecionados para exibição no FestincineJP

Publicado

em

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulgou, nesta sexta-feira (19), a lista de filmes selecionados para o 1º Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP). São seis curtas e seis longas-metragens que serão exibidos a partir do sábado (27) em sessões gratuitas. As obras são de produtores do Brasil e de países como Espanha, Áustria, Bolívia, Colômbia. O FestincineJP acontece de 26 a 30 de agosto.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que o FestincineJP surge de um sonho de muita gente, mas primeiramente vem de um compromisso da Prefeitura de João Pessoa, a partir da ascensão e liderança do prefeito Cícero Lucena que, ainda em campanha, abraçou como compromisso a realização de festivais de cultura e de cinema.

“Ele sempre está nos estimulando para promovermos esse tipo de evento. Nós começamos a planejar no ano passado, imaginando um festival de perfil diferenciado na Paraíba e em João Pessoa, porque não queríamos um festival no qual as pessoas apenas assistissem aos bons filmes e fossem para suas casas. Nós imaginamos fazer um festival que deixasse uma repercussão, que alterasse a rota do cinema de João Pessoa e da Paraíba”.

Por isso, segundo ele, foi dado um viés mais de mercado ao FestincineJP, garantindo as exibições, o concurso como é feito em várias cidades brasileiras e fora do país, com exibições competitivas. Mas, a intenção é fazer um festival, sobretudo, de mercado, com rodadas de negócios, em que os produtores e produtoras possam ter um momento de apresentar seus projetos, suas ideias, seja na forma finalizada, no storyboard ainda, no argumento, e apresentá-los para grandes empresas, investidoras no cinema.

“Essa é a característica do nosso Festival Internacional de Cinema de João Pessoa, que tem exibição, competição cinematográfica, mas também de rodadas de negócios, porque queremos alterar a rota e promover um momento de mudança de cultura e de atitude junto aos nossos produtores, que eles possam ter um ambiente de mercado no qual eles negociem os seus produtos”, acrescentou Marcus Alves.

Selecionados – Para a mostra competitiva de curtas do FestincineJP, foram mais de 300 filmes inscritos. São produções paraibanas, nacionais e internacionais, envolvendo países como Portugal, Argentina, Cuba, Bolívia, Espanha, Estados Unidos, Áustria e Paraguai participaram.

A curadoria de curtas foi formada pela cineasta e artista plástica Bárbara Wagner; pela distribuidora, pesquisadora e curadora Talita Arruda; e pela atriz e diretora Danny Barbosa.

Os curtas selecionados são Calunga Maior, do diretor Thiago Costa, Paraíba; Sangue por Sangue, ficção, dirigido por Ian Abé e Rodolpho de Barros, Paraíba; Mamapara, documentário, do diretor Alberto Flores Vilca, Peru/Argentina/Bolívia; Memórias do Fogo, documentário experimental, dirigido por Rita de Cássia Melo Santos, Leandro Olímpio e Irineu Cruzeiro Neto, Paraíba; Luazul, ficção, dirigido por Letícia Batista e Vitória Liz, Pernambuco; Warsha, ficção, direção de Dania Bdeir, Áustria.

Para a curadoria de longas-metragens, foram mais de 50 filmes dos mais diversos países e estados brasileiros. O trabalho de seleção dos seis filmes que vão compor a mostra competitiva de longas foi realizado pela roteirista, diretora e editora Ana Julia Travia; pelo cineasta Bruno de Sales e pela roteirista e diretora Giuliana Monteiro.

Os longas selecionados são O Seu Amor de Volta (Mesmo que Ele não Queira), documentário, dirigido por Bertrand Lira, Paraíba; Pele Fina, ficção, do diretor Arthur Lins, Paraíba; Amparo, ficção, do diretor Simón Mesa Soto, Colômbia; A Mãe de Todas as Lutas, documentário, dirigido por Susanna Lira, Rio de Janeiro; Se Deus Fosse Uma Mulher (Si Dios Fuera Mujer), documentário, da diretora Angélica Cervera Aguirre, Espanha; Rebento, ficção, do diretor André Morais, Paraíba.

Para a roteirista e diretora Giuliana Monteiro, foi uma missão difícil, mas gratificante. “Ficamos muito felizes com a qualidade. Foi difícil chegar aos seis que serão exibidos”, resumiu. Ela acrescentou que foram usados como critérios a inovação técnica da linguagem audiovisual, narrativa, construção do roteiro para a triagem e primeira seleção. Depois, foi considerado o tema e como esses aspectos conversavam entre si para chegar aos seis selecionados.

“Foi uma surpresa perceber que as produções trazem a mulher ou como protagonista ou numa função de liderança, o que revela um tema em comum, que é a maternidade. Acho que esta primeira edição do festival vai ser muito incrível”, ressaltou.

A programação traz ainda o longa hour concours A Viagem de Pedro, da diretora Laís Bodanzky, Brasil/Portugal. Os filmes serão exibidos em sessões gratuitas no Centerplex, do Mag Shopping. Haverá ainda palestras, rodadas de negócios, debates e mesas redondas na Usina Cultural Energisa.

Nessa primeira edição do Festival, ocorre o Laboratório de Produção Executiva, no qual produtores executivos renomados mundialmente – Clémentine Mourão, Tatiana Martinelli e Sebastião Peña Escobar realizarão consultoria para os produtores executivos de João Pessoa para que eles possam encontrar caminhos para realização de seus projetos.

Foram 20 projetos inscritos de seis produtores executivos de João Pessoa selecionados: Malaika, com produção executiva de Nina Rosa e Metilde Alves e direção de André Morais; Ave Marias, produção executiva e direção de Lúcio César; O Movimento, produção executiva e direção de Ellen Camacho; Barragem, produtor executivo Rodrigo Quirino e direção de Marcel Vieira; Estranho Vazio, produção executiva de Mariah Benaglia e direção de Gian Orsini; Helô no Espaço, produção executiva de Mold Studio e direção de Dennis Sabino.

Continue Lendo

Paraíba

Pesquisa Quaest: Cícero tem 60% contra 40% de Queiroga em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (26/10), com as intenções de votos na corrida eleitoral pela Prefeitura de João Pessoa aponta vitória do atual prefeito, Cícero Lucena (PP), com 60%. Marcelo Queiroga (PL) tem 40% de acordo com o levantamento.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela TV Cabo Branco e realizada presencialmente com 1000 pessoas de 16 anos ou mais em João Pessoa, nos dias 25 e 26 de outubro, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PB-06491/2024. O nível de confiança é de 95%.

Pesquisa estimulada — votos totais

O levantamento também mostrou a intenção de voto estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor no momento da entrevista. Os votos são totais, ou seja, brancos, nulos e indecisos não são excluídos da pesquisa.

  • Cícero Lucena (PP): 57% (eram 58% na anterior)
  • Marcelo Queiroga (PL): 35% (eram 31% na anterior)
  • Indecisos: 1% (eram 2% na anterior)
  • Branco/nulo/não vai votar: 7% (eram 9% na anterior)

Pesquisa espontânea — votos totais

A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados. Veja os resultados:

  • Cícero Lucena (PP): 52% (eram 52% na anterior)
  • Marcelo Queiroga (PL): 30% (eram 25% na anterior)
  • Indecisos: 12% (eram 19% na anterior)
  • Branco/nulo/não vai votar: 6% (eram 4% na anterior)

Continue Lendo

Paraíba

Mais de 800 mil eleitores devem ir às urnas neste domingo para o segundo turno em JP e CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os dois principais colégios eleitorais do Estado, João Pessoa e Campina Grande, se preparam para receber o segundo turno das eleições municipais neste domingo (27/10).

Na Capital, 566.290 eleitores estão aptos para votar. Com cinco zonas eleitorais e 216 locais de votação, a cidade dispõe de 1.653 seções, das quais 986 estão adaptadas para pessoas com deficiência, garantindo a acessibilidade durante o processo.

A disputa na cidade será entre o atual prefeito Cícero Lucena (PP), que obteve 205.122 votos (49,16%) no primeiro turno, contra Marcelo Queiroga (PL), que conquistou 90.840 votos (21,77%).

Já em Campina Grande, 298.888 pessoas aptas a votar no segundo turno das eleições municipais. A cidade conta com três zonas eleitorais distribuídas em 125 locais de votação e 957 seções eleitorais, das quais 485 oferecem acessibilidade para pessoas com deficiência.

A corrida pela Prefeitura na Rainha da Borborema fica entre o atual gestor Bruno Cunha Lima (União Brasil), que obteve 110.807 votos (48,22%) no primeiro turno, contra Jhony Bezerra (PSB) que conquistou 79.471 votos (34,58%).

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB oferta mais de 970 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (28), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) oferta 978 vagas de emprego em 12 municípios do estado. Somente em João Pessoa, as oportunidades chegam a 576, enquanto as demais vagas estão distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, Santa Rita, Guarabira, Patos, Pombal, Cajazeiras, Cabedelo, Mamanguape, Bayeux e São Bento.

Atendente de telemarketing (com exigência do ensino médio completo) é a função que continua disponibilizando o maior número de vagas – 300 somente em João Pessoa, que também oferta vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria (10), garçom – médio completo (10), vendedor pracista – possuir CNH e disponibilidade para viagem (6), cumim  – médio completo (8), ajudante de motorista, auxiliar de escritório, motorista de caminhão (6 vagas para cada cargo), carregador – armazém (5), entre outras.

Em Campina Grande, serão disponibilizadas 88 vagas, entre as quais para os cargos de operador de caixa – médio completo (10), carpinteiro – fund. incompleto (8), ferreiro armador na construção civil e consultor de vendas (6 vagas cada função), auxiliar de cozinha – fund. completo (4), instalador fotovoltaico e supervisor de vendas no varejo (3 vagas cada).

No município de Santa Rita, serão oferecidas 118 vagas de emprego, distribuídas nos cargos de ajudante de carga e descarga de mercadoria (30), servente de obras (25), auxiliar de linha de produção (20), auxiliar de linha de produção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência / médio completo (15), oficial de serviços gerais na m. de edificações (5), entregador de gás (4), e costureira de máquinas industriais – médio completo (6), mecânico de automóvel (3), entre outros específicos.

Em Patos, serão 16 vagas para várias funções: auxiliar administrativo – médio completo (5), costureiro, a máquina na c. em série – médio completo (5), vendedor em comércio atacadista, desenhista industrial gráfico, motorista de carro de passeio e auxiliar de cozinha, (1 vaga cada cargo), e atendente de lanchonete – fundamental completo 3 meses/CTPS (2).

No Sine/PB de Mamanguape, serão ofertadas três oportunidades de emprego: frentista – fundamental completo (possuir veículo próprio), operador de caixa e vendedor interno – médio completo (1 vaga para cada função).  Outras 21 vagas serão oferecidas em Cabedelo, para cargos de encanador, balconista, vendedor porta a porta, repositor – em supermercados, operador de caixa, embalador, a mão, vigia noturno, armador de fer. na construção civil e montador, a mão (2 vagas para cada função), para motorista carreteiro, auxiliar de limpeza e servente de obras – uma vaga para cada.

No município de Sapé, o Sine-PB vai oferecer 39 vagas para servente de obras (20), agente de vendas de serviços e motorista de caminhão – três vagas para cada, garçom (5), chapista de lanchonete, fiscal de loja, mecânico de automóveis e caminhões, recepcionista atendente, vendedor pracista e atendente balconista (1 vaga para cada função), balconista de açougue – médio completo (2).

Para Guarabira, serão 109 vagas para diversas funções, tais como: repositor – em supermercados e operador de caixa (30 vagas para cada), atendente de padaria (15), auxiliar de estoque – fundamental incompleto e empregado doméstico nos serviços gerais – 10 vagas para cada, fiscal de loja (6), açougueiro (5) e para conferente de faturas e notas fiscais – médio completo (3).

Em Bayeux, serão disponibilizadas nove vagas, sendo quatro para auxiliar de logística (fundamental completo), duas para mecânico de veículos automotores e atendente de balcão (para cada), e uma para motorista carreteiro. No município de Pombal, serão quatro vagas, para ajudante de motorista, assistente administrativo, auxiliar de limpeza (1 vaga cada) e professor de educação física na saúde – superior completo (1).

No Sine estadual de São Bento, serão duas vagas, das quais uma para promotor de vendas e outra para vendedor – no comércio de mercadorias. Em Cajazeiras, também serão duas vagas: uma para auxiliar de mecânico diesel e outra para técnico mecânico (máquinas).

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira aqui as vagas 

Telefones do Sine-PB para contato:

João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo