O Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após o fim do prazo estabelecido para solicitação do registro de candidaturas, contabiliza um total de 730 pedidos oficiais feitos por aqueles que desejam concorrer a algum cargo nas Eleições 2022 pelo Estado da Paraíba.
De acordo com o TSE o total de pedidos oficiais de candidaturas na Paraíba está dividido do seguinte modo:
Governador – 8
Vice-governador – 8
Senador – 8
1º Suplente – 8
2º Suplente – 8
Deputado Federal – 235
Deputado Estadual – 455
Para o comando do Governo da Paraíba a Justiça Eleitoral registra os pedidos feitos por Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO), João Azevêdo (PSB), Major Fábio (PRTB), Antônio Nascimento (PSTU), Nilvan Ferreira (PL), Pedro Cunha Lima (PSDB), Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e seus respectivos vices que são: Jardel Queiroz (UP), José Pessoa (PCO), Lucas Ribeiro (PP), Jod Candeia (PRTB), Alice Maciel (PSTU), Artur Bolinha (PL), Domiciano Cabral (Cidadania) e Maísa Cartaxo (PT).
Já os nomes que aguardam deferimento da Justiça Eleitoral para o Senado são: Alexandre Soares (PSOL), André Ribeiro (PDT), Bruno Roberto (PL), Efraim Filho (União Brasil), Manoel Messias (PCO), Pollyanna Dutra (PSB), Ricardo Coutinho (PT) e Sérgio Queiroz (PRTB).
O total de cargos disputados são distribuídos do seguinte modo:
Governador – 1
Vice-governador – 1
Senador – 1
1º Suplente – 1
2º Suplente – 1
Deputado Federal – 12
Deputado Estadual – 36
Senado
Em relação ao Senado, neste ano de 2022, o processo eleitoral renovará apenas um terço dos nomes da Casa, ou seja, um total de 27 (vinte e sete) senadores ou senadoras ao todo, sendo 01 (um) por unidade da Federação onde o mais votado de casa Estado e do Distrito Federal ocupará o cargo pelos próximos oito anos.
O primeiro turno da disputa será o único para a corrida eleitoral com vistas ao Senado e acontecerá no dia 02 de outubro de 2022. Já o segundo turno acontecerá, caso necessário, no dia 30 de outubro, para decidir quem vencerá a disputa para presidente e governadores.
Brasil
De acordo com a Justiça Eleitoral, em se tratando de Brasil, o número geral de pedidos de registros de candidaturas é de 28.267 (vinte e oito mil, duzentos e sessenta e sete) distribuídos da seguinte forma:
Presidente – 12
Vice-presidente – 12
Governador – 223
Vice-governador – 223
Senador – 234
1º Suplente – 235
2º Suplente – 236
Deputado Federal – 10.269
Deputado Estadual – 16.232
Deputado Distrital – 591
Calendário Eleitoral
De acordo com o calendário oficial estabelecido pela Justiça Eleitoral, o dia 12 de setembro é o prazo final para processo, análise e julgamento de todos os pedidos de registro candidatura encaminhados ao TSE, só após essa data, os candidatos serão, finalmente, considerados, em sua totalidade, aptos ou inaptos para disputar o pleito 2022.