Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito participa de abertura oficial e destaca renovação da Festa das Neves

Publicado

em

A tradicional Festa de Nossa Senhora das Neves, que celebra a padroeira de João Pessoa, foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (27). O ato foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra. A festa teve início com uma missa celebrada pelo padre Márcio José, da Paróquia Sant’Anna e São Joaquim, no Pedro Gondim. A noite foi marcada pelo show do padre Fábio de Melo. Nesta quinta-feira (28), às 20h, será encenado o espetáculo ‘O Milagre das Neves’, em frente à Catedral Basílica, e tem show da banda Forró da Live, às 20h30, no Parque Solon de Lucena.

O prefeito Cícero Lucena agradeceu a Deus pela oportunidade de, depois de dois anos de pandemia de Covid-19, ser possível retomar a tradicional festividade. “Com diálogo e criatividade, a Prefeitura de João Pessoa e a Igreja Católica encontramos esse modelo em que vamos priorizar a questão religiosa na Basílica”, destacou o prefeito que estava acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena.

Ele observou que, embora a abertura tenha sido no Parque Solon de Lucena com a missa campal, a partir desta quinta-feira, a programação religiosa segue na Catedral Metropolitana, com quatro noites de apresentações teatrais do espetáculo ‘O Milagre das Neves’. A peça conta a história do milagre da santa e a origem da cidade. “Para aqueles que querem participar com maior afinco da parte religiosa, será na Basílica, e os outros, que têm o interesse de se divertir, vão ser acolhidos aqui na Lagoa para que, com os shows possamos ter, então, a parte do divertimento que sempre existiu nessa confraternização no período da Festa das Neves”, declarou o prefeito.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, ressaltou que o formato imaginado para a festa não deveria perturbar o da cidade. Pelo contrário, que a cidade abraçasse a festa, que precisa se renovar. “Criamos um modelo que une cultura, arte com o festejo, o entretenimento, a diversão e com a programação religiosa”, disse.

Por isso, segundo ele, o espaço em frente à Catedral foi escolhido para a realização do espetáculo de teatro, música e dança, que conta a história da cidade. “Pela primeira vez, em 437 anos, estamos encenando a chegada de Nossa Senhora das Neves em João Pessoa com os indígenas, portugueses, religiosos. A partir desta quinta-feira, começa a ser revelada uma história que nunca foi contada”, complementou Marcus Alves.

Na Lagoa, está instalado o parque de diversões para toda a família e lá acontecem os shows. “Esse é o modelo que nós pensamos para a primeira Festa das Neves sob a gestão do prefeito Cícero Lucena e sob a nossa gestão na Funjope, e está sendo esse espetáculo”, comemorou.

“É uma alegria, depois de dois anos de pandemia, o fato de estarmos juntos celebrando a vida. Que bom poder ter um entretenimento, o canto, a comida e ter, sobretudo, a oração agradecendo a Deus, com Nossa Senhora das Neves, a padroeira da Paraíba, do povo paraibano. Obrigado Nossa Senhora por essa vitória da esperança”, declarou o monsenhor Robson Bezerra.

O padre Fábio de Melo disse estar feliz por participar da festa e elogiou o evento. “Para mim, é uma alegria enorme vir fazer parte dessa festa. Eu confesso que não conhecia a devoção de Nossa Senhora das Neves. Estou sendo apresentado a ela, embora já tenha vindo à Paraíba muitas vezes. E eu acho até interessante porque precisamos resgatar a tradição religiosa dessas festas. Eu me sinto muito honrado com o convite e a oportunidade de estar aqui”, afirmou.

Aprovação do público – A população paraibana fez questão de prestigiar a abertura da Festa das Neves. Uma verdadeira multidão esteve presente no Parque Solon de Lucena. Foi o caso da técnica de enfermagem Janaína de Freitas, que fez questão de acompanhar o primeiro dia do evento. “Me sinto agradecida por poder participar mais uma vez da Festa das Neves. Vim preparada para acompanhar o show do padre Fábio de Melo”, disse.

“Nós não conhecíamos nem a Festa das Neves e nem a cidade de João Pessoa. Estamos aqui há quatro ou cinco dias e só ontem soubemos da festa. Já tínhamos vindo no Parque no final de semana, gostamos muito, assim como gostamos muito da cidade. Quando soubemos da festa, da presença do padre Fábio, porque acompanhamos o trabalho dele há bastante tempo, viemos assistir à missa e a apresentação do padre”, declarou Jean Carlos Alencar da Silva, diretor hospitalar no Mato Grosso.

Programação – Promovida pela Prefeitura de João Pessoa, a Festa das Neves acontece de 27 de julho a 05 de agosto, com missas de 01 a 05 de agosto, na Catedral, sempre às 18h30. No Parque Solon de Lucena, os shows acontecem de 28 de julho a 05 de agosto. Também fazem parte da programação exposições artísticas e oficinas.

A programação completa está disponível no link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/festadasneves/.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Enquete aponta liderança de Harrison Targino na disputa pela presidência da OAB-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma enquete realizada pelo Portal da Capital revelou o panorama da disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), cuja eleição está marcada para esta terça-feira (19). A votação será realizada em 11 subseções eleitorais espalhadas pelo estado, além da sede principal localizada em João Pessoa.

De acordo com a enquete, Harrison Targino, atual presidente e candidato à reeleição, aparece na liderança. Patrícia Azevedo, única mulher na disputa, surpreendeu ao ultrapassar Paulo Maia, ex-presidente que tenta retornar à liderança da instituição em busca de um terceiro mandato.

Os candidatos e suas propostas

Harrison aposta na continuidade de sua gestão, que tem sido marcada por ações voltadas ao incentivo da jovem advocacia e pela conclusão da construção da nova sede da OAB-PB. O presidente também tem buscado reforçar as prerrogativas dos advogados e ampliar os serviços oferecidos pela entidade.

Patrícia Azevedo, que se consolida como um dos principais nomes na disputa, tem feito críticas contundentes à gestão financeira da OAB-PB, defendendo maior transparência e eficiência no uso dos recursos. A candidata também busca fortalecer a atuação feminina e dos jovens advogados na instituição, promovendo a renovação.

Paulo Maia, que já presidiu a entidade por dois mandatos, busca retornar ao cargo apostando em sua experiência e legado. No entanto, sua gestão foi marcada por polêmicas, incluindo a condenação da OAB-PB por assédio moral no trabalho, o que tem sido usado como ponto crítico pelos concorrentes.

Expectativa para o pleito

A eleição deste ano promete ser uma das mais disputadas da história da OAB-PB. Enquanto Targino busca consolidar sua liderança, Patrícia surge como uma alternativa de renovação, ganhando força entre os advogados insatisfeitos com as gestões anteriores. Paulo Maia, por outro lado, tenta resgatar a confiança da classe apostando em suas realizações passadas.

O pleito, que será realizado de forma presencial, terá os resultados divulgados ainda no dia 19 de novembro. A advocacia paraibana estará de olho em quem será o próximo presidente, responsável por liderar a entidade em um momento de grandes desafios e transformações para a classe.

Continue Lendo

Paraíba

TRE revê decisão do primeiro grau e revoga cinco medidas cautelares impostas contra Dinho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) derrubou, nesta segunda-feira (18), cinco das sete medidas cautelares impostas no mês passado contra o presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley. A posição reformula decisão expedida pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Adilson Fabrício. Os magistrados seguiram, em parte, o voto da relatora da matéria, a desembargadora Maria Cristina Paiva Santiago.

Em seu voto, a magistrada entendeu que não haveria razoabilidade na manutenção das medidas cautelares, visto que não subsistiria mais os pressupostos alegados na semana anterior às eleições para a imposição das medias restritivas contra o presidente da Câmara. Ele foi alvo da operação Território Livre, da Polícia Federal.
Com isso, ela opinou pela retirada da tornozeleira eletrônica, e revogação das proibições de frequentar os bairros São José e Alto do Mateus, órgãos públicos, contato com outros suspeitos, ausentar-se da Comarca por mais de oito dias sem comunicação ao juízo, além de recolhimento domiciliar no período noturno e suspensão do exercício da função pública.
O segundo magistrado a votar foi o desembargador Bruno Teixeira de Paiva, que abriu divergência pontual em relação ao voto da relatora. Ele disse entender que deveriam ser mantidas duas das cinco medidas cautelares em benefício da continuidade da instrução processual. As medidas citadas foram a proibição de frequentar os bairros São José e Alto do Mateus e o contato com outros suspeitos.
A divergência aberta por Bruno Teixeira foi seguida pelos desembargadores que votaram na sequência, formando maioria. Seguiram o entendimento Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho, Sivanildo Torres Ferreira e Fábio Leandro de Alencar Cunha. O resultado, então, foi proclamado pela desembargadora presidente, Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas.

Continue Lendo

Paraíba

Triênio 2025/2027: cerca de 13 mil advogados vão às urnas nesta 3ª para escolher comando da OAB-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), realiza, nesta terça-feira (19/11), o pleito que deve mobilizar cerca de 13 mil advogados de todo o Estado para escolher a Diretoria da Instituição, Conselhos, Subseções e Caixa de Assistência da Advocacia (CAA) para o exercício do triênio 2025/2027.

De acordo com a mais recente pesquisa de preferência de votos realizada pelo Instituto Nexus, o atual presidente e candidato a reeleição, Harrison Targino, segue como o favorito, em todos os cenários, na corrida pelo comando da Ordem.

Leia mais: Harrison Targino lidera com 45,9%; Paulo Maia registra 33,1% e Patrícia 9,7% na disputa pela OAB-PB

Targino disputa o cargo com o advogado Paulo Maia, que tenta ocupar o espaço pela terceira vez; e, Patrícia Azevedo, única mulher na disputa.

Segundo o Edital, o pleito acontecer no horário contínuo das 09h às 17h na cidade de João Pessoa e nas 11 (onze) Subseções da OAB-PB no interior do Estado. Na Capital, a votação será realizada no Esporte Clube Cabo Branco, e no interior, nas sedes das Subseções.

Todos os advogados (as) aptos a votarem já podem consultar os locais de votação clicando AQUI.

Para ter direito a voto, é necessário o advogado(a) está adimplente com a anuidade da OAB-PB até 30 dias antes do pleito. No momento da votação é necessário apresentar a carteira da OAB e/ou documento de identificação.

Continue Lendo