O ex-secretário Juscelino Miguel, da Secretaria de Agricultura e Pesca do município de Sapé, localizado na Região do Brejo paraibano, e atual pré-candidato a deputado estadual, está sendo relacionado a um esquema criminoso de fraude no Seguro Defeso.
De acordo com a denunciante, ‘Juscelino do Peixe’, como é mais conhecido, teria sacado o valor do Seguro Defeso de uma pescadora, identificada apenas como Jaqueline.
Juscelino teria aparecido em uma gravação de vídeo abordando a suposta vítima para se abster de quaisquer práticas irregulares de sua parte, no entanto, no dito vídeo, a suposta vítima reitera os prejuízos sofridos por causa do não recebimento do benefício garantido afirmando, inclusive, que estaria passando por situações de dificuldades financeiras e constrangimento por causa da falta de solução do caso em questão.
A denúncia sobre fraude no Seguro Defeso chegou ao conhecimento de parlamentares na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) através do deputado estadual Anísio Maia (PSB) que, por sua vez, está recolhendo elementos para comprovar os possíveis delitos cometidos que podem levar os responsáveis à prisão na Paraíba por crimes de extorsão, irregularidades no número de pescadores registrados em Sapé (que chega a ser maior do que os registrados na cidade litorânea de Lucena) bem como por recebimento indevido de benefício do Seguro Defeso.
Investigações da Polícia Federal (PF) deflagraram uma mega operação batizada de ‘Operação Tarrafa’ para desarticular possíveis esquemas irregulares envolvendo o Seguro Defeso em vários Estados brasileiros.
Os trabalhos de investigação apontaram que o esquema criminoso provocou um prejuízo na ordem de R$1,5 bilhão em benefícios solicitados, atingindo, até o momento, 1.340 munícipios brasileiros.
As apurações da PF tiveram início ainda em 2020 e identificaram envolvimento de servidores públicos que responderão por estelionato, participação em organização criminosa, falsificação de documento público, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas de informação, corrupção passiva e corrupção ativa.
A Polícia Federal contou com mais de 600 policiais no apoio da operação que desbaratou o esquema bilionário ao erário público.
Seguro Defeso – Benefício para o pescador artesanal garantir uma renda durante o período em que não puder realizar suas atividades devido à piracema. Este pedido é realizado totalmente pela internet, sem a necessidade de alguma atividade presencial junto aos balcões de atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Direito de Resposta
Em contato com o @portaldacapital, através do advogado Rubens Yago Morais, OAB número 23759, do Escritório Morais Travassos Advogados, Juscelino Miguel enviou o direito de resposta abaixo:
Confira documento