O ginásio da Escola Estadual Professor Celestin Malzac, localizada na Rua Professora Maria Zenaide Brasilino, no Valentina Figueiredo, ficou pequeno para atender a grande demanda de pessoas que buscaram, neste sábado (23), os serviços da Caravana Saúde nos Bairros, realizada pela Prefeitura de João Pessoa em parceria com o Governo do Estado, através dos programas Opera João Pessoa e Opera Paraíba. Cerca de 600 pessoas foram atendidas somente neste dia, segundo a diretora de Atenção em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alline Grisi.
Conforme explicou, o mutirão da saúde no Valentina continua neste domingo (24), também das 8h às 17h. A ação conjunta das secretarias de Saúde do Município e do Estado, agora em sua terceira edição, visa zerar a fila de espera de moradores da Capital para a realização de exames e cirurgias eletivas, que sofreram atrasos por conta da pandemia.
“A caravana acontece neste final de semana no Valentina, mas também atendemos moradores de outros bairros. Não é porque montamos a estrutura em uma comunidade que vamos limitar o atendimento somente à ela. Estamos abertos para quem estiver necessitando dos serviços e nos procurar em qualquer lugar”, destacou.
Nadjane Maria da Silva, é um dos exemplos dados pela diretora de Atenção em Saúde Básica do Município. Ela é moradora de Mandacaru e quando soube da programação deste final de semana em outro bairro, foi até o local agilizar as pendências na saúde dela e de parentes.
“Eu vi na TV onde a equipe estaria neste sábado e corri atrás trazendo comigo minha filha, uma comadre e o marido dela. Todos nós estamos precisando de atendimento para os problemas mais variados – hérnia de disco, cirurgia de vesícula e tomografia. Agora que surgiu essa oportunidade maravilhosa, só temos a agradecer a iniciativa do prefeito Cícero Lucena, que tem demonstrado sensibilidade com a saúde da população”, relatou Nadjane Maria.
Ana Paula de França, moradora do Valentina, está desempregada e precisando fazer uma histerectomia e viu na Caravana da Saúde a oportunidade de conseguir o atendimento de forma mais rápida. “Eu cheguei aqui e em pouco tempo já estava com o encaminhamento da consulta em mãos, já sendo levada para o médico especialista no assunto. Uma maravilha”, ressaltou.
Alzenir Vieira, também moradora do Valentina, reforçou os elogios aos programas Opera JP e Opera PB, dizendo que a concentração de vários serviços da saúde em um único local e mais ainda em um final de semana ajuda muito a não perder tempo com deslocamentos. “A Prefeitura está de parabéns pela qualidade no atendimento e a agilidade para resolver as demandas”, afirmou, revelando que foi em busca do serviço de reumatologia para tratar artrose.
Outra moradora da área, Flaviana Alexandre de Oliveira, disse que está com pedra na vesícula e por isso buscou o serviço. “Eu cheguei aqui de 7h e em menos de meia hora fui atendida. Isso é muito bom. Estou muito feliz por agilizar minha cirurgia, agora sei que ela vai acontecer”, acrescentou.
Diversos serviços – A união dos programas Opera JP e Opera PB foi anunciada pelo prefeito Cícero Lucena no início do mês de julho, dentro de um pacote de ações para a área da Saúde. A Caravana da Saúde atende quem necessita de qualquer procedimento cirúrgico nas especialidades de cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia e cirurgia vascular; exames laboratoriais, raio X, ultrassom, mamografia e outros; além de serviços odontológicos e vacinas.
Para ser atendido, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF e cartão SUS. O atendimento na especialidade solicitada acontece logo após a triagem. Os processos cirúrgicos encaminhados pelo Opera JP e Opera PB são realizados nos hospitais municipais Santa Isabel e Trauminha de Mangabeira, e no Trauma do Estado. A programação segue com visitas aos bairros da Capital até o último final de semana de julho.