O Partido dos Trabalhadores (PT) planeja uma convenção partidária protocolar, sem o peso de um evento de campanha. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deve estar no evento, que confirmará a escolha da legenda por sua candidatura, segundo a assessoria do petista.
Marcada para esta quinta-feira, 21 de julho, a convenção do PT será realizada em São Paulo. Mas, neste mesmo dia, o pré-candidato petista cumprirá agenda no Nordeste seguindo um giro por Serra Talhada, Garanhuns e Recife acompanhado do seu vice, Geraldo Alckmin (PSB).
De acordo com esta matéria originalmente publicada pela CNN, a legislação exige que os partidos se reúnam em convenção para decidir os nomes do partido que serão candidatos a cargos eletivos, caso da disputa à presidência da República.
As convenções têm de ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto do ano eleitoral.
Segundo integrantes do partido, como ocorreu um grande evento em maio no lançamento da chapa de Lula e Alckmin, houve opção da campanha por promover uma convenção mais simples e descolada dos compromissos de Lula.
O foco do petista está em girar o país e tentar conter o esperado avanço de Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas.
De acordo com aliados de Lula, é esperada uma melhora do presidente nos números, diante da chegada dos auxílios previstos na PEC dos Benefícios.
No dia da convenção do PT, portanto, Lula estará fechando a agenda no seu estado de origem, em evento na capital, Recife.
Um encontro, reunindo Lula e Alckmin e lideranças dos partidos aliados, deve ocorrer na convenção do PSB, em Brasília, em 29 de julho.
“São várias convenções, cumprindo regra legal, a partir do dia 21/07 com a convenção do PT. Dia 29/07, todos os partidos e líderes estarão na convenção do PSB, que será a última, em Brasília e homologando alianças e candidaturas de Lula presidente e Geraldo Alckmin vice”, diz Wellington Dias, ex-governador do Piauí, que integra a campanha.
A opção de Lula contrasta com a de Jair Bolsonaro.
O presidente escolheu o Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, para promover a convenção partidária do PL e o lançamento oficial da chapa com o ex-ministro Walter Braga Netto.
O evento está sendo pensando para 12 mil pessoas.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho do presidente e coordenador de sua campanha, foi às redes sociais convocar a militância a comparecer e chegar cedo ao evento.
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
Confira a íntegra de uma Nota Oficial divulgada pelo PT:
“O Partido dos Trabalhadores e a Federação Brasil da Esperança realizam na quinta-feira as suas Convenções Nacionais para homologação da chapa majoritária Lula-Alckmin e da aliança nas eleições deste ano.
A Convenção Nacional do PT será realizada a partir das 9h30 e a da Federação Brasil da Esperança ocorrerá às 11h30 do mesmo dia.
Na pauta está a aprovação da coligação nacional PT-PCdoB-PV-PSB-Rede-PSOL-Solidariedade e da chapa Lula-Alckmin para registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ambas convenções serão realizadas nas dependências do Novotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71, São Paulo).
Ao final dos eventos haverá entrevista coletiva com os dirigentes nacionais das siglas, que será transmitida ao vivo pelos canais oficiais do PT”.