A Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande (Seplan) concluiu e entregou ao prefeito Bruno Cunha Lima na última sexta-feira (8), mais um importante projeto para a mobilidade urbana da cidade. Trata-se da obra para uma nova avenida, que inicialmente foi chamada de avenida Tavares, e agora será nomeada de avenida Félix de Sousa Araújo. O nome é uma homenagem do prefeito Bruno ao ex-político de Campina Grande, que, se estivesse vivo, completaria 100 anos.
A avenida Félix de Sousa Araújo será um acesso alternativo à avenida Canal, cruzando os bairros do Alto Branco, Jardim Tavares, na Zona Norte, e alguns da Zona Leste, como Santo Antônio, Monte Castelo e José Pinheiro. Serão cerca de 3,5 km, interligando o bairro José Pinheiro à Avenida Manoel Tavares/BR-104.
Bruno ressaltou que, após o período mais crítico do cenário mundial, com a pandemia de covid-19, a Prefeitura de Campina Grande agora conseguirá retomar investimentos em infraestrutura urbana.
’Eu costumo dizer que o primeiro ano da gestão teve três aspectos muito importantes e relevantes. O primeiro, claro, a vitória sobre a covid, com Campina Grande sendo a única entre as médias e grandes cidades do Nordeste que não colapsou. O segundo ponto é a organização administrativa, orçamentária e financeira, que nos permitiu conquistar a nota A no ranking de capacidade de pagamentos. E o terceiro aspecto é o planejamento, que é essencial quando se pretende desenvolver um trabalho efetivo. E em matéria de planejamento, estamos usando toda nossa força de trabalho e na fase final da elaboração de diversos projetos, entre eles, o da avenida Tavares ou avenida Félix de Souza Araújo; da avenida Plínio Lemos, do Parque Evaldo Cruz e do Cine Capitólio. Agora, a partir desse segundo semestre, nós estaremos lançando os editais de licitação dessas obras importantes’, detalhou o prefeito.
O secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, destacou o empenho da equipe em concluir esse projeto e a importância da parceria com a Atecel.
’Para muita alegria nossa, concluímos mais uma etapa do nosso planejamento urbano, das metas que foram traçadas pelo prefeito Bruno. É uma vitória de gestão, em que a Seplan, com sua equipe técnica, fez sua parte e, em parceria com a Atecel, entregamos todo o projeto, pronto para licitação. Será uma grandiosa obra de mobilidade para a cidade’, concluiu Felix Neto.
O projeto arquitetônico da avenida foi elaborado pela equipe de arquitetos e urbanistas da Seplan, em especial pelo secretário-executivo da pasta, Tulio Duda Paz e Aída Pontes. Já o projeto executivo foi desenvolvido a partir de uma parceria com a Atecel, representada pelo professor Camilo Farias. Todos os documentos já estão com o prefeito para os próximos encaminhamentos.