Nos acompanhe

Paraíba

Santanna, O Cantador, abre penúltima noite de shows d’O Maior São João do Mundo 2022

Publicado

em

O cantor Santanna foi a primeira atração deste sábado, 09 de julho, a subir ao palco Genival Lacerda e dar início aos shows do penúltimo dia de festejos d’O Maior São João do Mundo 2022. Santanna, O Cantador, reuniu fãs e milhares de pessoas que não se intimidaram com a chuva que caía no Parque do Povo.

Ele começou o show com uma música “Paraíba Jóia Rara”, do cantor e compositor Ton Oliveira, e foi acompanhado pela multidão que já estava no Quartel General do Forró. A canção se transformou em uma espécie de hino da Paraíba.

Em seguida, ele seguiu cantando vários sucessos conhecidos do grande público como “Se avexe não”, “A Natureza das coisas”, além de outras canções conhecidas, que fizeram o público arrastar o pé e matar as saudades do artista.

Entre uma música e outra, Santana se dirigiu ao público e falou “Obrigado por você manter viva a nossa cultura popular. A cultura popular ninguém mata. Ela é duradoura”, declarou emocionado.

Após o show, durante entrevista à imprensa, Santana reforçou o que levou ao palco. “O Nordeste é uma nação. Nação não é matéria, é abstrata. Nação você leva no coração. Se ceifar essa identidade cultural, que nós temos, nós vamos deixar de existir como nação”, reforçou o artista.

Santana começou a ser conhecido do público em 2002, quando vendeu mais de 100 mil cópias do CD “Xote Pé de Serra”. Antes, ainda na década de 1980 conheceu Luiz Gonzaga, de quem se tornou amigo pessoal e participante de vários de seus shows.

Hoje é considerado um dos músicos mais conhecidos no segmento do forró, com várias canções que tradicionalmente, são tocadas nas festas de São João. Entre as mais conhecidas do público estão “Ana Maria” e “Tamborete de Forró”.

Continue Lendo

Paraíba

Candidato a vereador é atingido por tiro em Tenório; vídeo com imagem forte

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato a vereador pela oposição do município de Tenório, Genilson Silva (PL), atingido com um tiro de arma de fogo na mão, por volta das 23h30 do sábado (05/10), no sítio Ponta da Serra.

O crime, segundo o blog do Heleno Lima, teria sido praticado por homens que estariam em uma camionete modelo Hilux, de placas não identificadas, que teriam disparado vários tiros ferindo o candidato em uma das mãos.

Genilson foi socorrido pela própria família, porém, precisou ser transferido em uma ambulância para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Ninguém foi preso até o momento.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Forças Armadas e Polícia Federal garantem segurança das eleições municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As eleições municipais de 2024 contarão com o apoio das Forças Armadas, que historicamente atuam nas localidades e municípios que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicita, com o objetivo de garantir que os eleitores exerçam o direito ao voto. Serão mobilizados 23 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para ações de logística e segurança neste domingo (06/10), dia do pleito. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o apoio das Forças Armadas inclui, ainda, 3.200 meios militares, entre viaturas, blindados, embarcações, navios e aeronaves.

Na operação de segurança intitulada Garantia da Votação e Apuração (GVA), os militares, mobilizados por meio da ativação de cinco Comandos Conjuntos (Amazônia, Norte, Nordeste, Leste e Oeste), além dos comandos permanentemente ativados da Marinha (Comopnav), do Exército (Coter) e da Força Aérea (Comae), atuarão em conjunto com os órgãos de segurança pública, auxiliando na manutenção da ordem. Para o apoio logístico, os militares estarão em atividades que incluem a distribuição de urnas, material de votação e servidores da justiça eleitoral em comunidades situadas em áreas remotas ou que possam apresentar riscos de instabilidade.

O efetivo atuará em 15 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins. A Portaria GM-MD nº 4.462, que orienta o emprego das Forças Armadas na votação e na apuração do pleito eleitoral, foi assinada pelo ministro da Defesa, José Múcio, em 18 de setembro.

DECRETO — A autorização para o emprego das Forças Armadas nas eleições deste ano é fundamentada no Decreto Presidencial nº 12.167 de 2024. As eleições municipais ocorrerão em todo o país, excluindo o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE). O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário.

O principal objetivo da diretriz é assegurar que o processo eleitoral ocorra de maneira tranquila e segura, especialmente em áreas que possam apresentar riscos de instabilidade. Também é objetivo do trabalho contribuir para a distribuição de urnas eletrônicas em comunidades situadas em áreas remotas, como rurais, indígenas e ribeirinhas, garantindo, assim, o acesso ao voto em todas as regiões.

AÇÕES DE SEGURANÇA — A Polícia Federal também intensifica sua atuação nas eleições municipais de 2024 com ações estratégicas voltadas à proteção do processo eleitoral e ao combate a crimes eleitorais. Em conformidade com suas atribuições de polícia judiciária e de fiscalização da ordem política e social, a PF atuará em todo o país, empregando um contingente de mais de seis mil policiais, além do uso de drones para monitoramento de áreas críticas no combate a crimes eleitorais como boca de urna e compra de votos.

Durante as eleições, a PF não só atende às requisições da Justiça Eleitoral, como também integra o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, coordenando ações com outros órgãos de segurança para assegurar a integridade do processo. Uma das atuações de destaque neste ano foi a participação de peritos criminais federais nos testes de validação das urnas eletrônicas, garantindo a confiabilidade do sistema de votação.

Em 2024, a Polícia Federal já deflagrou 40 operações policiais de combate a crimes eleitorais e apreendeu mais de R$ 16,7 milhões em bens, sendo R$ 11 milhões em espécie, ligados a irregularidades durante a propaganda eleitoral. Cerca de 2,2 mil inquéritos policiais atinentes aos crimes eleitorais e contra o Estado Democrático de Direito estão em curso.

Continue Lendo

Paraíba

André Coutinho e Camila Holanda votam em Cabedelo e destacam aceitação do trabalho na cidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato a Prefeito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), exerceu sua cidadania e realizou o seu voto por volta das 09h da manhã deste domingo (06).

Acompanhado da esposa, Nathalia Coutinho, da candidata a vice, Camila Holanda (Progressistas) e do Deputado Federal, Mersinho Lucena (Progressistas), ele votou ao lado da filha em pouco menos de um minuto.

Líder em todas as pesquisas, André é o candidato do atual Prefeito Vitor Hugo (Avante) e representa a continuidade de um trabalho aprovado por mais de 80% da cidade.

“Fizemos todo um trabalho na campanha, levando propostas, debatendo ideias e mostrando os melhores projetos para nossa Cabedelo”, disse André.

“Muito feliz por todo o trabalho desenvolvido até aqui. Agora é esperar a vontade soberana do povo”, finalizou Camila.

Continue Lendo