Nos acompanhe

Paraíba

Capital registra mais de 151 mm de chuva em 48h e Defesa Civil se mantém em alerta

Publicado

em

Choveu 151,5 milímetros (mm) em João Pessoa nas últimas 48 horas – até as 15h desta sexta-feira (8), média das sete plataformas instaladas na Capital, com a maior precipitação registrada no Grotão, 165,2 mm, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Até as 23h59 desta sexta, a Capital permanece em alerta de acumulado de chuva entre 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm no dia, com risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em virtude desse alerta, as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) seguem em campo intensificando o monitorando das áreas de risco. Em caso de emergência, a população deve ligar 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.

Como medida preventiva, três casas foram interditadas pela Defesa Civil nesta sexta-feira no bairro de Mandacaru. Os imóveis, que já estavam desocupados, foram construídos uma área de risco, próximo a barreiras, e devem ser demolidos. A interdição aconteceu após as fortes chuvas que causaram o deslizamento de parte da barreira e ruptura de um muro de arrimo, que atingiu outra residência na noite da quinta-feira (7).

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, ressaltou o trabalho preventivo realizado pela Compdec-JP e a parceria com outras secretarias municipais, que são acionados em caso de ocorrências graves, o que não foi necessário até o momento.

“João Pessoa tem recebido um volume considerável de chuvas, mas a cidade demonstra que está conseguindo suportar graças às ações preventivas cotidianas que a Prefeitura tem realizado ao longo desses dias. Estamos há 554 dias sem vítimas fatais em casos que envolvam desastres naturais que digam respeito à proteção e Defesa Civil do município”, destacou.

Ainda no período da manhã, a Defesa Civil inspecionou a rua de acesso do Cabo Branco ao Altiplano, onde houve a queda de uma árvore, identificando a necessidade de suprimir outras árvores para evitar acidentes, o que já foi providenciado.

Também houve deslizamento na barreira do Castelo Branco, às margens da BR-230, situação resolvida em conjunto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes  (Dnit) e outras secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa.

Precipitação por bairros (até as 15h)

Grotão: 165,2 mm

Cuiá: 157,2 mm

Manaíra: 148,6 mm

Altiplano: 133,6 mm

Tambauzinho: 147,6 mm

Cristo: 153 mm

Centro: 155 mm

Continue Lendo

Paraíba

Curioso: candidato a vereador tem apenas dois votos em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato ao cargo de vereador em João Pessoa pelo partido Novo, Ruben Xavier, obteve apenas dois votos nas eleições deste domingo (06/10).

Com esse número, ele foi o candidato menos votado na Capital.

 

Continue Lendo

Paraíba

Eleitorado renova composição da Câmara Municipal de João Pessoa em quase 40%; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A maioria do eleitorado pessoense preferiu renovar o máximo possível a composição da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e, para tanto, deu voto suficiente para eleger, ao menos, 11 (onze) novos nomes que estarão na condição de parlamentares na próxima legislatura. O fato representa, assim como em Campina Grande, uma renovação de quase 40% do parlamento pessoense.

Confira abaixo a nova composição da CMJP:

Novos nomes:

Jailma Carvalho (PSB) – 10.127 votos
Edmilson Soares (PSB) – 6.760 votos
Marcos Vinicius (PDT) – 5.885 votos
Fábio Lopes (PL) – 4.951 votos
Fábio Carneiro (SOLIDARIEDADE) – 4.900 votos
João Almeida (PDT) – 4.779 votos
Rômulo Dantas (MOBILIZA) – 4.119 votos
Ícaro Chaves (PODE) – 3.717 votos
Valdir Trindade (REPUBLICANOS) – 4.288 votos
Guga Moov Jampa (PSD) – 3.795 votos
Luís da Padaria (AGIR) – 3.653 votos

Candidatos reeleitos:

Guga Pet (Progressistas)
Dinho (PSD) – 9.397
João Corujinha (Progressistas)
Chico do Sindicato (Avante)
Eliza Virginia (Progressistas)
Toinho Pé de Aço (Republicanos)
Marcos Bandeira (Avante)
Damásio Franca Neto (Progressistas)
Marmuthe Cavalcanti (Republicanos)
Bosquinho (PV)
Marcílio do HBE (Republicanos)
Odon Bezerra (PSB)
Marcos Henriques (PT)
Durval Ferreira (PL)
Carlão Pelo Bem (PL)
Milanez Neto (MDB)
Thiago Lucena (DC)
Tarcísio Jardim (Progressistas)

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba é o primeiro Estado do país a totalizar os votos nas Eleições Municipais 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba foi o primeiro Estado do país a totalizar os votos nas Eleições Municipais de 2024. A apuração nos 223 municípios paraibanos foi encerrada exatamente às 19h44.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou o feito ao analisar o resultado do primeiro turno. O resultado saiu alguns minutos antes do previsto pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias.

Ela disse que o resultado é fruto da eficiência da equipe e destacou a sincronia de todos os atores envolvidos no processo como fator principal do recorde nacional.

O recorde paraibano ocorre pela primeira vez na história das eleições no país, segundo informou a presidente do Regional. “A Paraíba foi o primeiro Estado brasileiro a totalizar os votos. E antes das vinte horas”, acrescentou.

 

 

Continue Lendo