Nos acompanhe

Paraíba

UFPB reúne municípios da PB e apresenta possibilidades de parcerias para o desenvolvimento regional

Publicado

em

Cerca de 46 municípios paraibanos participaram, nesta sexta-feira (17), no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, do evento “UFPB e o Desenvolvimento paraibano: Ações Integradas com Municípios”, realizado pela Universidade. O evento contou com a participação de prefeitos e representantes das gestões municipais, pesquisadores, além de órgãos de controle como Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU).

A ação foi organizada pela Universidade para apresentar aos municípios as possibilidades de contribuições da Universidade por meio de seus laboratórios, institutos e setores que atuam em projetos em prol do desenvolvimento regional,  e parcerias para que a academia possa apoiar os municípios com a criação, planejamento e implementação de ações locais em benefício da sociedade paraibana, em áreas como utilização de tecnologia na solução de demandas dos municípios, fortalecimento dos arranjos produtivos da agropecuária, turismo, educação a distância, pesquisas científicas para resolução de problemas municipais como, por exemplo, no descarte de resíduos, dentre outros.

Compuseram a mesa solene de abertura do evento o Reitor da UFPB Prof. Valdiney Gouveia, Severino Queiroz, Superintendente da CGU/PB; Márcio Fernando Sueth da Silva, secretário do TCU na Paraíba; Marcelo Ivo de Carvalho, Superintendente Regional da Polícia Federal na Paraíba; George Coelho, presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup);  e Marcelo Tissiani, Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Participaram, ainda, do evento, a Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, pró-reitores, superintendentes, diretores de centros, entre outros.

No evento, a UFPB homenageou o prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Júnior, com a entrega de placa como “Amigo da UFPB”, por ter destinado recursos de emendas parlamentares ao Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba, quando era deputado federal.

Márcio Fernando Sueth da Silva, secretário do TCU na Paraíba, acredita que a Universidade, o público acadêmico e os cientistas podem contribuir bastante com as prefeituras, com os municípios, compartilhando boas práticas, experiências, auxiliando os prefeitos com conhecimento para que possam implementar e gerir boas políticas.

“O tema desenvolvimento regional é muito caro para o TCU. O Tribunal frequentemente realiza auditorias em vários aspectos do desenvolvimento regional do Nordeste. Nessa pegada pretendemos acompanhar, justamente, a formulação e implementação das políticas, assim como também o recurso federal que for aportado nesta ação e, assim, poder contribuir com a UFPB e com os prefeitos paraibanos para que possa mudar o patamar do desenvolvimento sócio-econômico do Nordeste.”

De acordo com o Reitor Valdiney Gouveia, a promoção do evento foi em favor do estabelecimento de parcerias, tendo como meta o desenvolvimento do Estado e da própria Universidade.

“A Instituição cumpre o seu papel nesta ocasião, ao se expor à sociedade, oferecendo tudo aquilo que ela pode e deve. Nesse sentido, estamos fazendo o nosso papel de Instituição pública com fundamento social. A grande esperança é que daqui surjam possibilidades de termos de cooperação em que ganhem os municípios, a Universidade e a população como um todo”, analisou o Reitor.

O Prefeito de Ingá e presidente do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos municípios do baixo Paraíba (Cogiva), Robério Burity, esteve presente no encontro e ressaltou os ganhos que o município vem obtendo ao firmar parcerias.

“Grande benefício não apenas para Ingá, mas para toda comunidade ingaense. Contamos com o apoio para a criação de uma faculdade a distância de turismo e estamos encaminhando propostas para outra parceria na área de energias renováveis. Digo aos prefeitos para não perderem a oportunidade, a população ganha”, reiterou o prefeito de Ingá.

O presidente da Famup, George Coelho, informou que 72% dos municípios paraibanos são de pequeno porte e as administrações municipais necessitam de apoio.

“A Famup se sente lisonjeada de estar aqui presente neste momento para poder fazer com que se leve sempre o melhor para os municípios. Hoje, os prefeitos têm dificuldades em todas as áreas, é uma avalanche de deveres que os municípios têm que cumprir e, muitas vezes, não conseguem cumprir de forma adequada para que a gente consiga avançar na qualidade de vida das populações”, explicou.

Apresentações

O evento foi iniciado com a apresentação de alguns laboratórios do Instituto UFPB de desenvolvimento da Paraíba (IDEP), como o Laboratório de Química de Proteínas e Peptídeos apresentado pela professora Tatiana de Santi Gadelha, que ilustrou as potencialidades do laboratório no estímulo e melhoria da qualidade na produção do leite caprino, e citou as pesquisas já realizadas, sobretudo, a respeito do aproveitamento do soro de leite caprino como, por exemplo, a utilização de peptídeos para o desenvolvimento de ansiolíticos.

A cadeia de valor para o desenvolvimento da umbucultura no estado da Paraíba e o potencial terapêutico foi apresentada pelo professor Isac Almeida de Medeiros, coordenador do Laboratório de Farmacologia e Aplicação de Produtos Bioativos, que destacou o potencial dos frutos umbu cajá, cajá e umbu, que podem ser facilmente cultivados nos municípios paraibanos por serem nativos do bioma caatinga, para a produção de alimentos, como um provável nutracêutico; de cosméticos, devido às propriedades antioxidantes; e uso para a medicina, revelando o potencial dos frutos para a inovação terapêutica.

O professor acredita que a cultura do umbu é uma grande oportunidade para os municípios e agricultores paraibanos, os quais podem contar com o apoio do IDEP na produção sustentável. “Eu acho que com isso a gente vai, efetivamente, estar contribuindo para o desenvolvimento de muitos municípios que optarem pela cultura do umbu, fruto para o qual já identificamos na área terapêutica o efeito hipotensor vasodilatador e, mais recentemente, a gente tem buscado um efeito pela propriedade antioxidante sobre o processo de envelhecimento,  assim como na hipertensão, no diabetes, enfim, em outras patologias”, disse  Isac Almeida.

A professora Nataly Albuquerque apresentou aos gestores municipais as possibilidades de parcerias com o Laboratório de Biocombustíveis, demonstrando como a produção de óleos vegetais será importante para a geração de combustíveis. Ela exemplificou citando o trabalho já realizado pelo laboratório junto à cadeia produtiva do coco, com a transformação de resíduos do coco em uma solução para a geração de combustíveis; além da possibilidade de trabalho na obtenção de biocombustível com o uso do sisal e extração de bioprodutos e pigmentos a partir dos cactos.

Na apresentação do Laboratório de Eficiência Energética, os representantes dos municípios conheceram as oportunidades de parceria para o planejamento de projetos energéticos, como, por exemplo, para iluminação de escolas e vias. O professor Yuri Percy Molina Rodriguez explicou como a UFPB pode colaborar na submissão dos projetos municipais em chamadas públicas nacionais e estaduais em busca de financiamento para sua realização,  como na elaboração de propostas incluindo diagnóstico energético e cronograma físico e financeiro; a realização de relatórios de acompanhamento de projetos; bem como treinamento e capacitação para apresentação de ações de eficiência energética.

O Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (Laser) apresentou a possibilidade de construção de drones que atendam a demandas específicas dos municípios, tais como o processamento de imagens, monitoramento, mapeamento de lotes urbanos e terras agrícolas para arrecadação de IPTU, dentre outros. Além disso, os participantes do evento puderam conhecer o projeto de inserção feminina na área de tecnologia, uma van itinerante que leva ensino na área de lógica, programação e desenvolvimento de aplicativos a meninas de escolas públicas, atividade que também pode ser desenvolvida em outros municípios paraibanos.

Os projetos associados ao Tecnomat, que é o Laboratório de Tecnologia de Novos Materiais, foram apresentados pelo professor Marçal Rosas, por meio de um recorte de três projetos já executados e que podem despertar interesse para as prefeituras, bem como casos práticos de problemas já resolvidos pelo laboratório.

“Eu destaquei um projeto que nós fizemos de assessoria a obras de infraestrutura de grande porte, mostrei a importância do mercado de cimento e concreto e como o Tecnomat pode atuar no sentido de dar consultoria a respeito de qualidade de materiais, desenvolvimento de novos materiais. Então essa é uma vertente importante no nosso laboratório, tendo em vista que todas as cidades da Paraíba e do Brasil vão precisar aumentar o consumo de cimento e produção de concreto, sendo assim, a presença de um laboratório que tenha expertise se torna cada vez mais importante”.

Desta forma, os municípios podem solicitar consultoria do Tecnomat para aquisição de cimento e concreto para projetos, análise de materiais e propostas de trabalho para reutilização de resíduos de construção e demolição para construção.

A análise de solos é um ponto importante para os produtores rurais no momento de solicitar financiamento. Neste sentido, o IDEP também presta apoio aos produtores a partir de ações de visita, orientação, capacitação e coleta para análise do solo, na qual são verificados elementos químicos que afetam o desenvolvimento da planta, como teores de cálcio, magnésio, fósforo, dentre outros.

“Então a gente faz essas análises e compara com os parâmetros de qualidade da cultura, verificamos quais elementos podem estar ocasionando deficiência ou não para a planta, e tudo depende de qual cultivo está sendo feito, qual cultura está sendo adotada e qual tipo de solo existe. Isso tudo nos orienta a dar recomendações aos produtores”, disse o Prof. Adailson Pereira de Souza, coordenador do Laboratório de Tecnologia de Solos e Produtos de Origem Vegetal e Animal.

A Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, apresentou dois editais principais dentro dos quais podem ser realizadas ações em prol do desenvolvimento da Paraíba: o Edital Probex e UFPB no seu Município. Ela explicou aos presentes que, por meio dos editais, é possível a realização de alguns projetos de extensão da UFPB nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, e Tecnologia e Produção e destacou como, por meio do estabelecimento de parcerias, as ações de extensão da Instituição podem contribuir  também com capacitação e outros aspectos importantes para os municípios paraibanos.

Durante a manhã, também foram apresentadas oportunidades de parceria com a Superintendência de Educação a Distância (Sead), Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), e a Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova) e Laboratório de Fabricação Digital (FabLab).

Municípios

Na ocasião, Antônio Lucena Filho, prefeito do município Bonito de Santa Fé, destacou o que mais chamou atenção nas apresentações e de que forma ele percebe que a Instituição pode colaborar com o desenvolvimento da cidade que ele representa.

“Inovação tecnológica e Ensino a Distância foram os pontos primordiais. Sem esses itens, hoje em dia, os municípios não andam, não se desenvolvem e caem na exclusão. Esses pontos principais nos interessam muito e devem ser explorados, acompanhados e levados a qualquer lugar do país e do mundo”.

O prefeito de Soledade, Geraldo Moura Ramos, foi outro representante que marcou presença na reunião e  comentou sobre como o município pode se beneficiar com possíveis cooperações.

“Soledade é uma cidade bem localizada geograficamente e tem um potencial muito grande na área mineral. Estamos em um processo avançado de um plano de desenvolvimento do município para a instalação de um pólo industrial. A Universidade tem um papel fundamental na pesquisa, para que a gente possa oferecer oportunidades aos jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho”, disse Geraldo Moura.

Diante da existência de atos de mal uso dos recursos públicos devido à falta de expertise ou conhecimento nas gestões municipais, o Secretário do TCU/PB Márcio Fernando Sueth da Silva, que também é coordenador do  Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), acredita que a UFPB pode contribuir com a sociedade paraibana. “Uma coisa é o desvio do recurso público por dolo, outra coisa é o desperdício, a ineficiência do recurso público. Eu acho que a academia, a UFPB pode contribuir para orientar os gestores paraibanos sobre a forma mais eficiente de aplicação dos recursos e de maior efetividade das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da Paraíba”, explicou o representante do TCU.

Severino Queiroz, Superintendente da CGU/PB, acredita que a iniciativa da UFPB é muito boa e espera que se construam muitas parcerias com resultados positivos. “É uma iniciativa bastante importante à medida que demonstra uma possibilidade maior de integração do poder público federal, por meio da autarquia, a Universidade, aproximando esses municípios para firmar parcerias, executar algumas políticas públicas de forma desconcentrada, e isso só vem trazer melhorias para a população paraibana”, concluiu.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB recebe relatório de comissão de juristas para aperfeiçoar legislação de combate ao racismo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e representantes da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB receberam, na tarde desta terça-feira (26), a visita do presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), desembargador João Benedito.

Na oportunidade, o desembargador João Benedito entregou um livro com o relatório final da comissão de juristas formada pela Câmara do Deputados para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no Brasil. O desembargador participou da elabora do plano.

Também particirapam da reunião os membros da Comissão de Combate ao Racismo: Ana Guimarães (presidente da Comissão), Francisca Leite, Raissa Helene e Aristoteles Souza; e o conselheiro federal da OAB, André Cabral.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou que o desembargador presta um grande serviço para dar luz ao tema da equidade racial. “É um relatório estrutural, uma contribuição do Poder Judiciário ao Legislativo, no qual João Benedito deu seu contributo com ideias concretas para melhorarmos o tratamento com todos e buscarmos garantir verdadeira equidade entre pessoas no país tão grandioso que é o Brasil”, declarou.

Harrison Targino targino acrescentou que a OAB-PB também deu sua contrinuição com uma comissão específica, que reuniu com o presidente exatamente pensando temas e ações que possam contribuir na reflexão sobre equidade racial”.

O desembargadir João Benedito disse entender que a Comissão de Juristas deu sua contribuição, “cumprindo a missão de apresentar à Câmara dos Deputados as propostas atribuídas”.

“Agora cabe à sociedade, de modo geral, levar a Câmara de Deputados à necessidade de que elas sejam realmente realizadas através de projetos de Leis. Enfim, agora há a necessidade que a sociedade vá à Câmara de Deputados cobrar para que essas propostas se concretizem”, disse o presidente do TJPB.

Continue Lendo

Paraíba

“Continuo na base”, afirma Eduardo Brito sobre permanência no grupo governista da ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), reafirmou, nesta terça-feira (26/11), permanência na base governista da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O posicionamento ocorre após divergências no âmbito da eleição municipal em Mamanguape.

“Evidentemente, naquele momento político local, houve uma tendência do governador em apoiar um candidato de seu partido, mas a maturidade nos fez entender que, naquele momento, os partidos precisavam caminhar com o governador. Os palanques foram desarmados”, explicou durante entrevista concedida à imprensa.

Ele reforçou seguir com o grupo do governador João Azêvedo (PSB).

“Nunca houve um posicionamento nosso sobre saída da base do governo. Continuo na base desde que assumi e sempre estive alinhado com o governador João Azevêdo”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB solicita apoio de parlamentares paraibanos para o orçamento de 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, reuniu-se na manhã desta terça-feira (26/11) com o deputado federal Ruy Carneiro (PSC/Podemos). O encontro ocorreu em Brasília, onde a dirigente cumpre agenda de visitas aos parlamentares da bancada paraibana no Congresso Nacional com o objetivo de buscar recursos de emendas para 2025. Antes da visita a Ruy Carneiro, a reitora Mary Roberta também manteve agenda com os deputados federais Luiz Couto (PT) e Mersinho Lucena (PP).

No encontro com Ruy Carneiro, foram entregues ofícios solicitando recursos para os campi de Soledade, Santa Rita, Princesa Isabel, Pedras de Fogo, Itabaiana, Guarabira, Catolé do Rocha e Cabedelo, além da Reitoria. Em um dos documentos direcionados ao parlamentar do Podemos, a Reitoria solicita que o Instituto Federal da Paraíba figure como um dos eixos prioritários de contemplação de emenda de bancada, para credenciar-se a receber recursos para aplicar na expansão e modernização de sua infraestrutura.

A dirigente do IFPB comentou que a passagem pela Câmara dos Deputados, juntamente com diretores-gerais dos campi, tinha como intuito agradecer as ações da bancada paraibana em benefício da instituição bem como projetar as ações para 2025.  “E o deputado Ruy Carneiro tem sido um parceiro do Instituto Federal da Paraíba em várias ações, tanto defendendo nossas pautas como também nas emendas parlamentares, determinando recursos para os nossos campi e também para a nossa Reitoria”, afirmou Mary Roberta.

Conforme a reitora, o parlamentar paraibano assumiu, durante a visita, o compromisso de apoiar o Instituto novamente. “Para mim é uma grande satisfação, mais uma vez, receber aqui no meu gabinete a família IFPB”, afirmou Ruy Carneiro . Ele ressaltou que é testemunha do trabalho transformador que os Institutos Federais fazem não apenas na Paraíba, mas em todo o Brasil.

“Isso é  muito gratificante. Todos os recursos que eu tenho colocado, em Princesa Isabel, em Pedras de Fogo, em João Pessoa, têm dado resultados concretos na mudança de vida das pessoas. Eu digo sempre que, de todas essas instituições, na minha visão, sem dúvida nenhuma, o IFPB é, de maneira mais prática, ou mais rápida, a que mais transforma, dá o resultado para as pessoas, que é exatamente aquela formação, o emprego, se sentir útil, contribuir com a Paraíba e o Brasil”, afirmou. “Contem sempre comigo. Parabéns pelo trabalho! Eu fico feliz em poder fazer parte da família IFPB”, complementou.

DEMANDAS APRESENTADAS PELO IFPB AO DEPUTADO RUY CARNEIRO

UNIDADE RECURSOS OBJETIVO
REITORIA R$ 2.800.000,00 Execução da Política de Segurança Institucional do IFPB (melhoria da segurança, acessibilidade e monitoramento); implantação do Centro de Demonstração em Energias Renováveis, como parte do Projeto ETRELA-IKI
CAMPUS CABEDELO R$ 5.883.254,99 Manutenção dos telhados dos blocos acadêmicos; adequação de corrimãos e guarda-corpos; instalação de plataforma elevatória no bloco administrativo; a equipagem do recém-inaugurado restaurante estudantil; aquisição de um micro-ônibus; aquisição de um laboratório equipado com 21 (vinte e um) computadores de alta performance; construção de ginásio poliesportivo.
CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA R$ 4.500.000,00 Construção do novo bloco acadêmico; aquisição de equipamentos para os laboratórios; aquisição de mobiliário e material permanente para o restaurante estudantil.
CAMPUS GUARABIRA R$ 7.100.000,00 Construção de auditório;  adequação, instalação e modernização dos laboratórios e setores administrativos do campus; construção de bloco de salas de aula; construção de uma área de lazer com espaço de vivência e espaço esportivo; aquisição de equipamentos para o refeitório; construção de um ginásio poliesportivo.
CAMPUS ITABAIANA R$ 275.062,00 Aquisição e instalação de um ambiente de biblioteca para o campus, destinado a atender às demandas de ensino e pesquisa dos estudantes.
CAMPUS PEDRAS DE FOGO R$1.250.000 Recursos necessários para garantir a conclusão da construção da sede definitiva do campus (em andamento).
CAMPUS PRINCESA ISABEL R$ 100.000,00 Construção de rampas de acessibilidade no bloco administrativo do campus.
CAMPUS SANTA RITA R$ 2.000.000,00 Alargamento e pavimentação de uma via marginal da BR-230, entre os quilômetros 41 e 42.
CAMPUS SOLEDADE R$ 200.000,00 Construção de sala de aula.

Continue Lendo