Nos acompanhe

Paraíba

Monkeypox: Secretaria de Saúde promove capacitação para médicos e enfermeiros da Rede Municipal

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, realiza nesta segunda-feira (13) uma capacitação para os profissionais médicos e enfermeiros que atuam na Rede Municipal de Saúde. O tema principal é a Monkeypox, doença popularmente conhecida como varíola do macaco que tem se espalhado pelo mundo e já possui caso confirmado no Brasil.

Com foco na vigilância, fluxos e manejo clínico da doença, a formação, que acontecerá 14h às 17h, no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), em Água Fria, será conduzida pela equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da SMS e pelo médico infectologista Fernando Chagas.

De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Raquel Moraes, o objetivo principal da capacitação é orientar os profissionais da rede assistencial e vigilância quanto aos fluxos e condutas acerca de casos suspeitos e/ou confirmados da Monkeypox, preparando para uma resposta rápida e assim evitar a disseminação do vírus.

“A nossa Rede Municipal está em alerta para o surgimento de casos e esse treinamento vai preparar os profissionais para uma resposta oportuna à rede de vigilância no tocante a busca de contatos e interrupção de possíveis cadeias de transmissão, mas, acima de tudo, para o manejo clínico adequado para o caso evitando complicações ao paciente”, explica Raquel Moraes.

Devem participar cerca de 200 profissionais de todos os serviços de saúde que compõem a Secretaria da Capital.

Monkeypox – É uma doença viral endêmica em alguns países do Continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. Existem dois tipos de vírus: um da África Ocidental e um da Bacia do Congo (África Central).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na última quarta-feira (8) já ter recebido a comunicação de mais de 1.000 casos de infecção pelo vírus Monkeypox, no contexto do surto registrado em países onde a doença não é endêmica. No Brasil, o primeiro caso da doença foi confirmado na última quinta-feira (9). Trata-se de um homem, residente da capital paulista com histórico de viagem recente à Portugal e Espanha. Outros nove casos seguem em investigação no País.

A doença é caracterizada por erupções cutâneas disseminadas e baixa letalidade, podendo apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares e adenomegalias. A transmissão pode ocorrer por gotículas respiratórias, fluidos corporais, secreções das lesões e crosta, fômites, mas de acordo com a OMS também pode ocorrer por meio de materiais contaminados como roupas e lençóis. O período de incubação do vírus é geralmente de 6 a 16 dias, podendo chegar a 21 dias.

Embora a descoberta do vírus tenha ocorrido em macacos em um laboratório dinamarquês em 1958, a OMS considera inadequada esta nomeação e esclarece que a maioria dos animais suscetíveis a este tipo de varíola são roedores, como ratos e cão da pradaria.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 1,6 mil empregos com carteira assinada em outubro; JP teve melhor saldo geral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de outubro com a criação de 1.606 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, são 25,7 mil empregos formais gerados no estado, resultado de 196 mil admissões e 170,3 mil desligamentos.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em outubro. O destaque ficou por conta do setor de Comércio, que registrou a abertura de 777 novas vagas. Na sequência aparecem a Agropecuária (296), Indústria (284), Serviços (153) e Construção (96).

A capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no estado em outubro, tendo gerado 457 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 211.377 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês no estado aparecem Campina Grande (290), Guarabira (180), Santa Teresinha (149) e Santa Rita (145).

Confira infográfico:

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo