A dancinha do Tik Tok invadiu o ambiente de quadrilhas juninas e fez com que o mês de junho já começasse com polêmica nas redes sociais através de um vídeo que viralizou e tem sido alvo de muitas críticas por parte dos internautas.
O vídeo mostra que não apenas a coreografia é retirada da tradicionalidade, mas, também, o ritmo musical ‘forró’ que é, literalmente, ‘trocado’ por um trecho da música da dupla MC Delux e DJ ABDO, intitulada: ‘Eu bem que te avisei’ que é, na verdade, um funk.
O caso aconteceu em uma escola localizada no Tocatins, Estado da Região Norte do país, mas, em João Pessoa, na Paraíba, uma polêmica também se formou durante apresentação de uma quadrilha junina que optou por aderir aos mesmos moldes polêmicos, alterando os passos da dança, quando um grupo pertencente ao Colégio Liceu Paraibano fez uma apresentação especial para o governador João Azevêdo (PSB) durante cerimônia oficial do Governo Estadual, no Espaço Cultural.
O público presente até aplaudiu, mas, os comentários sobre a performance alterada foi uma atração à parte no evento.
Polêmica
A quebra da tradicionalidade em um espetáculo feito para preservação da tradição tem sido alvo de críticas de muitas pessoas há alguns anos em todo o território nacional.
Especialistas afirmam que o que tem acontecido com as quadrilhas juninas faz parte de um fenômeno de “espetacularização” que acontece quando se retira o que é preservado em um grupo para que outro grupo também possa consumir o que antes pertencia a um circuito próprio.
Ainda de acordo com especialistas, em se tratando de quadrilhas juninas este é um fator que vem sendo ampliado como um todo, não apenas na coreografia e no ambiente musical, mas, também, no figurino que, por vezes, passa por uma transformação, até brusca, a cada ano que passa.
O que tem sido chamado de “modernização” por alguns, também é apontado como uma verdadeira “amputação” da originalidade que, na opinião de muitos deveria ser preservada em nome da história.
Confira o vídeo: