A Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), e a Embaixada da Espanha no Brasil realizam, a partir do dia 10 de junho, a exposição FotCiencia17, nos salões do Hotel Globo. A mostra reúne 49 fotografias artísticas/científicas. São as melhores imagens da 17ª edição da Fotciencia. A abertura será a partir das 10h.
O prefeito Cícero Lucena comentou a importância desse evento em parceria com a Espanha, país que tem ligações de afeto e institucionais com a capital paraibana e que sempre tem contribuído para o resgate das tradições históricas da nossa região. “Essa parceria com a Embaixada da Espanha é muito gratificante para nós, que lembramos ao longo da nossa trajetória administrativa, termos contado com o apoio para valorizar a cultura em João Pessoa. E a exposição é uma oportunidade de renovarmos sempre nossa boa relação e esforços conjuntos em prol dessa tradição”, destacou.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que o material é de alta qualidade fotográfica, mas também de um conteúdo científico valoroso que será muito importante para João Pessoa receber. “A Prefeitura de João Pessoa acolhe essa exposição de maneira muito contente. A Funjope está num processo de construção de parcerias com a Embaixada da Espanha e com outras instituições, e essa exposição faz parte de um movimento nesse sentido”, declarou.
Inspiradas na ciência e na tecnologia, as fotografias, produzidas por pesquisadores e estudantes, por vezes, chocam, mas também provocam a reflexão e causam admiração diante da complexidade da ciência. O objetivo é aproximar a ciência e a tecnologia do grande público através da fotografia científica. “Eu, como gestor do Hotel Globo, fico muito feliz porque estamos realizando nossa primeira exposição internacional de artes visuais. Assim, passamos a ser referência nacional e internacional como um espaço cultural”, declarou o chefe da unidade Hotel Globo, Willian Macêdo.
Uma peculiaridade dessa mostra é que os autores das reproduções tiveram que avaliar qual dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), declarados pelas Nações Unidas, melhor se adequaria ao conteúdo de suas imagens. E cada uma delas proporciona um verdadeiro espetáculo de pontos, linhas, formas e cores levando o visitante a refletir, repensar, destacar e promover admirações pela complexidade da ciência.
São reproduções de paisagens, formações geométricas, estruturas microscópicas e grande sistema gravitacional para aproximar o visitante da ciência e de tudo que está escondido por trás dela. A ciência também é uma identidade com valores artísticos e culturais.