O Zabumba Lá 2022 começou no dia 20 de maio abrindo as portas d’O Maior São João do Mundo com o Forró de Biliu de Campina. Na última sexta-feira (27) foi a vez de homenagear a Rainha do Xaxado, Marinês, no palco do Teatro Municipal Severino Cabral, lotando o Templo das Artes Campinense em duas ocasiões. A edição deste ano conta com a correalização da Pró-reitoria de Cultura da UEPB, e parceria da Secretaria de Educação de Campina Grande.
O primeiro programa de maio, “Zabumba Lá no Forró de Biliu de Campina”, se estabeleceu como uma super produção multimídia, com oito convidados: Adília Uchôa, Dionalda Feitosa, Kaká do Forró, Luizinho Calixto, Amazan, Ton Oliveira, Gitana Pimentel e Filipe Souza, e 11 vídeos documentários.
Os artistas interpretaram as obras de Biliu, que esteve presente o tempo todo no evento, não só na plateia, como também se apresentando para os presentes e sendo ovacionado de pé.
O chefe de gabinete da Prefeitura de Campina Grande, Gilbran Asfora, em sua fala na estreia do evento, o consagrou como a abertura dos festejos juninos deste ano, após o período tão difícil da pandemia da Covid-19.
“Com imensa satisfação estou representando o prefeito Bruno Cunha Lima hoje, e, ao lado da nossa Universidade Estadual da Paraíba, da Secretaria de Cultura, da Secretaria de Educação, porque não dizer da Prefeitura de Campina Grande, declarar, neste instante, o Zabumba Lá no Forro de Biliu de Campina como a abertura d’O Maior São João do Mundo, através da presença viva de Biliu de Campina”, disse Gilbran.
Já o segundo programa, “Zabumba Lá no Forró de Marinês”, contou com a participação de quatro vozes femininas, as cantoras Taynana Flor do Campo, Eloisa Olinto, Stella Alves e Edra Veras. O programa também exibiu conteúdo audiovisual, com depoimentos de familiares, a exemplo do filho de Marinês, o maestro Marcos Farias. O outro filho, Celso Othon, esteve presente no evento com a filha, que carrega o nome da avó, e tocou triângulo no palco, animando todo o público.
Programação futura
Os próximos programas ocorrerão nos dias 8 e 14 de junho, com homenagens a Diomedes, o Dedo de Ouro, e Parafuso, dos 3 do Nordeste, respectivamente. Assim como nas primeiras edições deste ano, os próximos eventos contam com uma mostra visual, no hall do Teatro, por conta da curadoria do diretor dos Museus de Campina Grande, Angelo Rafael.
Aos que não conseguiram, e/ou não vão conseguir estar presentes nos próximos, todas as transmissões ficam disponíveis no canal da Prefeitura: https://www.youtube.com/c/PrefeituraMunicipaldeCampinaGrande/videos.