Um evento prestigiado por representantes do poder público e de instituições de ensino. Assim foi a abertura da Semana Nacional do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de João Pessoa e que tem como tema ‘Uma só terra’. A abertura ocorreu, nesta terça-feira (31), no auditório da Usina Cultural Energisa. Na programação, que segue até o próximo domingo (05), terão atividades educativas e culturais em órgãos municipais, escolas e universidades, Parque Zoobotânico Arruda Câmara, teatro e praças públicas.
Na abertura do evento, o secretário de Meio Ambiente (Semam), Welison Silveira, ressaltou a importância de trabalhar de forma compartilhada. Ele também destacou as ações da política ambiental implementadas pela Prefeitura, como a instalação da Central de Logística Reversa, o plantio de árvores nativas por toda a cidade, o projeto do Hospital Público Veterinário, a recuperação das áreas de Mata Atlântica, entre outras. “Temos aqui hoje representantes da Universidade Federal da Paraíba, Ministério Público da Paraíba, Ordem dos Advogados do Brasil, Prefeitura do Conde e Polícia Militar. Isso mostra que estamos no caminho certo e teremos, durante toda a semana, a oportunidade de parar para discutir as questões ambientais”, afirmou.
Além do secretário da Semam, a mesa de abertura foi composta por Guido Lemos, secretário de Ciência e Tecnologia (Secitec); Djalma Castro, secretário-executivo da Semam; Expedito Filho, superintendente da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob); Igo Morais, superintendente executivo da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); e Clévia Carvalho, diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).
O grupo ressaltou o aspecto intersetorial da questão ambiental, que está presente nas ações de diversas secretarias municipais. “Os cientistas vivem no mundo dos sonhos e trabalhamos para realizar esses sonhos. Essa é uma das funções da tecnologia e quando pensamos em meio ambiente, trabalhamos para estimular ainda mais a reciclagem e a redução do uso do papel”, ressaltou Guido Lemos.
Programação – Para recepcionar os participantes do evento durante a abertura, se apresentou o grupo de danças folclóricas do Serviço Social do Comércio (Sesc), que está completando 72 anos.
A Semana Nacional do Meio Ambiente tem atividades programadas até o dia 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na programação constam atividades com estudantes de escolas municipais, curso de meliponicultura, trilhas ecológicas no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), plantio de mudas de árvores nativas, entre outras.
Nesta quarta-feira (01), a programação começa às 9h, no Teatro Ednaldo do Egypto, no bairro de Manaíra, com uma peça para crianças de escola municipal. No mesmo horário, também tem atividade na Bica.
Clique aqui e confira a programação completa do evento.
Confira imagens: