A luta pela Adutora do Brejo ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (25), quando lideranças políticas das cidades de Esperança, Remígio e Bananeiras cumpriram agenda na Capital paraibana, João Pessoa, ao lado do deputado estadual Chió (Rede), com audiências na Cagepa e na Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado.
O objetivo do encontro foi cobrar ao Governo Estadual, a publicação da Licitação da Adutora do Brejo, obra estruturante que trará sustentabilidade hídrica para região, através das águas do Rio São Francisco.
O deputado estadual Chió (Rede) antecipou que, apesar das chuvas, a situação hídrica da região não melhorou e a população não aguenta mais esperar.
“Em Brasília, estive ao lado do governador João Azevêdo, durante reunião da Bancada Federal, e saímos de lá com a garantia de R$ 10 milhões para o início da obra. Hoje, lideranças de cada cidade afetada puderam relatar ao Estado, a situação enfrentada diariamente pela população, em meio ao desabastecimento. Precisamos que a obra inicie o mais rápido possível”, enfatizou Chió.
A ex-prefeita de Esperança e atual secretária Executiva de Políticas para as Mulheres, Cristiane Almeida, a vice-prefeita de Remígio, Luciana da Saúde e o líder jovem, Ícaro Cássio, de Bananeiras, pleitearam a licitação da adutora, levando em consideração todo o sofrimento da população com a crise hídrica.
“Já estamos finalizando toda a burocracia para licitar, e nesta quinta-feira (26), enviaremos para a Comissão de Licitação. Terei enorme satisfação em comunicar a todos vocês, assim que o processo for publicado, porque sei da luta e da persistência nos últimos anos. Essa obra vai retirar definitivamente várias cidades da situação crítica em que se encontram. A solução encontrada pela Cagepa e o Governo do Estado foi buscar essa água em Campina Grande, pois são 198 litros por segundos, beneficiando municípios como Esperança, Remígio, Arara, Solânea, Casserengue e Bananeiras. Um investimento de quase R$ 100 milhões”, antecipou o diretor de Expansão da CAGEPA, Ricardo Moisés.
A vice-prefeita de Remígio, Luciana da Saúde (Rede), lembrou a dificuldade enfrentada pela população, que neste pós-pandemia teve o orçamento doméstico afetado em cheio, dificultando ainda mais a situação de quem precisa comprar água para matar a sede.
O jovem líder, Ícaro Cássio (PSB), de Bananeiras explicou o impacto da falta de água em uma das cidades mais turísticas do Brejo paraibano.
“Em um momento de retomada econômica estamos perdendo turistas. Bananeiras também colapsou e isso afeta principalmente as famílias em vulnerabilidade. Por isso fiz questão de estar aqui lutando, ao lado de Chió, em favor do nosso povo”, completou Ícaro.
A ex-prefeita de Esperança, Cristiane Almeida (Rede), revelou a ansiedade da população de Esperança.
“Há anos esperamos uma resposta definitiva, e a ansiedade da população é muito grande. Temos que efetivar esse passo importantíssimo, através da licitação, para o nosso povo esperançar. Eu confio na palavra do governador João, e luto ao lado de Chió, por um futuro com água e desenvolvimento para nossa região”, finalizou Cristiane Almeida.