Nos acompanhe

Paraíba

Em sessão solene da ALPB, defensora pública Fernanda Peres se torna cidadã paraibana

Publicado

em

“Poder me considerar uma mulher Nordestina é uma honra imensurável; é sentir-me abençoada por ter sido acolhida quando, na verdade, sou eu quem devo profundas homenagens a todo o povo da Paraíba, um povo que me ensina, diariamente, a me tornar uma pessoa melhor”. O trecho faz parte do discurso emocionado da defensora pública Fernanda Peres, na última quarta-feira (18), quando recebeu o Título de Cidadã Paraibana em sessão solene da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

A outorga do título foi proposta pela deputada Cida Ramos e aconteceu na Sala do Conselho Superior da Defensoria Pública, em João Pessoa. Fernanda é defensora pública da Paraíba e coordena o Núcleo Especial de Defesa e Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosa (NEPED). Sua atuação junto a esta população provocou o reconhecimento da sociedade civil organizada e da deputada, que é presidente da Comissão Parlamentar de Defesa das Pessoas com Deficiência.

Nascida em Uberaba, Minas Gerais, Fernanda formou-se em direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mudou para a Paraíba em 2011, quando passou a trabalhar no gabinete do Desembargador João Alves da Silva. Ingressou na DPE-PB em 2017, aprovada no primeiro concurso público da instituição, dando início a uma trajetória dedicada à defesa de pessoas vulnerabilizadas e oprimidas.

Em seu discurso deixou clara a vocação para este exercício: “A decisão de ser defensora pública foi tomada desde a faculdade, quando pude participar das tão importantes atividades de extensão universitária que me aproximaram dos movimentos sociais, os quais posso dizer, com convicção, que são o norte de minha atuação profissional. Foi a partir dali que percebi que o Direito não faria nenhum sentido em minha vida se não fosse para estar junto do povo, trabalhando para o povo, sendo transformada pelo povo. E foi desde essa época que me comprometi a atuar ao lado desses movimentos, carregando em minhas costas, na minha colação de grau, a bandeira vermelha que os representa”.

Ao final do evento, bastante emocionada, falou um pouco sobre a importância que o título tem para si e para o seu trabalho: “Falar da importância do título, é falar da importância que a Paraíba e o povo representam pra mim. Receber esse título aumenta ainda mais a responsabilidade que eu tenho com o povo paraibano, que já tem meu compromisso de luta e que quando me agracia com esse título pode ter a certeza de que eu vou fazer o máximo pra que eu possa devolver tudo que eu recebo e fazer jus a essa homenagem”.

SENSIBILIDADE – Autora da proposta, a deputada Cida Ramos destacou a importância do trabalho desempenhado por Fernanda na defesa das pessoas com deficiência. “O que me motivou a homenageá-la foi o fato dela ser uma excelente defensora, mas a sensibilidade, a força com que ela passa na defesa dos direitos de quem mais precisa, dos vulneráveis, dos que enfrentam preconceito, dos que enfrentam dificuldade. Eu me sinto extremamente representada e honrada por este título como cidadã, como professora, como mãe, como deputada, porque Fernanda faz a diferença”, disse Cida. A sessão também contou com a participação dos deputados estaduais Raniery Paulino e Estela Bezerra.

ESPÍRITO DE LUTA – Defensora Pública-Geral (DPG) à época da nomeação de Fernanda, a subdefensora Madalena Abrantes destacou a relação de amizade das duas desde o resultado do concurso, quando Fernanda em muitos momentos encabeçou a luta dos aprovados pela nomeação.

“É justo, muito justo e merecido. Ela é uma defensora aguerrida, que luta pelos direitos, principalmente dos nossos assistidos. Lutou assim que chegou aqui, primeiro pela sua nomeação, coordenava todo grupo, era quem representava os outros concursados. Eu à época era presidente da Associação Paraibana de Defensores Públicos (APDP) e assim foi a nossa luta continua. Nos identificamos bastante pelo espírito dela, aguerrida, pela sensibilidade compatível com o que é ser uma defensora pública”, lembrou Madalena.

Mantendo-a na função de coordenadora NEPED durante os dois mandatos, o DPG Ricardo Barros foi mais um a prestar homenagens à colega. “É mais do que merecida. Fernanda entrou no primeiro concurso da DPE está fazendo um excelente trabalho à frente da coordenadoria. Um trabalho reconhecido – tanto é que rendeu essa linda homenagem de cidadã paraibana pela deputada Cida Ramos. É uma defensora pública aguerrida, muito competente. Toda a Defensoria Pública se sente homenageada porque esse título não deixa de ser um reconhecimento à instituição”, disse.

PCD EM PAUTA – Presidente do Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência, Carolina Vieira representou os movimentos de pessoas com deficiência de todo o Estado e fez questão de exaltar a importância da defensora para esta população: “Para nós, ela tem sido fundamental como humana e, principalmente, como defensora que tem trazido a luta e a pauta das pessoas com deficiência para dentro da Defensoria Pública. Se não fosse ela, hoje, ocupando esse espaço na coordenadoria, nós não teríamos passado por esse processo de pandemia com um pouco mais de conforto, acolhimento e dignidade. É isso que Fernandinha é para nós: é luz, é dignidade. Aqui na Defensoria, onde a gente grita e clama por ajuda, ela representa muito bem”, ressaltou Carolina.

A sessão também contou as presenças do subdefensor público-Geral Administrativo, Gerardo Rabello, o corregedor-geral da DPE-PB, José Alípio Bezerra de Melo, a promotora de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Liana Espínola Pereira de Carvalho, além de familiares, membros da Defensoria, servidores, amigos e estagiárias que tiveram a oportunidade de dividir experiências com Fernanda Peres.

Continue Lendo

Paraíba

Governo da PB e PMJP assinam operação de crédito destinada ao projeto de mobilidade urbana em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (25), juntamente com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, operação de crédito, junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de 33 milhões de euros para a execução do projeto de mobilidade urbana de João Pessoa, que visa a implantação do Bus Rapid Service (BRS), serviço de ônibus rápido, uma ação em parceria com a Prefeitura da Capital paraibana. A cerimônia de assinatura ocorreu na Embaixada da França, em Brasília, e contou com as presenças do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, e do diretor adjunto da AFD no Brasil, Léo Gaborit.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual celebrou mais uma parceria com a AFD e destacou que o equilíbrio financeiro do estado tem permitido a realização de obras estruturantes, visando o desenvolvimento sustentável da Paraíba. “A assinatura que celebramos hoje com a AFD só foi possível em virtude da eficiência da gestão fiscal do estado, que é rating A pelo quarto ano consecutivo pela Secretaria do Tesouro Nacional. Nós vamos implantar em João Pessoa um novo sistema de transporte público em parceria com a prefeitura, garantindo uma melhoria significativa na mobilidade urbana, oferecendo um transporte público rápido e seguro à população e esperamos iniciar as obras do BRS já no início do próximo ano”, declarou.

O diretor adjunto da AFD no Brasil, Léo Gaborit, destacou que os projetos representam um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável e inclusivo para o estado da Paraíba. “Ao priorizar a mobilidade urbana de baixo carbono, a requalificação de áreas vulneráveis e a preservação ambiental, os projetos não apenas prometem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, mas também reafirmam o compromisso com a adaptação às mudanças climáticas e o apoio a uma transição justa e de baixo teor em carbono”, disse.

Estiveram presentes à cerimônia o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o deputado federal Mersinho Lucena; além dos auxiliares da gestão estadual Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Virgiane Melo (secretária executiva da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Gilmar Martins (secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão), Luciano Galdino (secretário da Representação Institucional) e Adauto Fernandes (secretário executivo da Representação Institucional).

O Projeto – O projeto que será executado pelo Governo do Estado conta com dois corredores de ônibus e três terminais de integração. O Corredor Cruz das Armas, com extensão de 15,3 km, que liga a área central da cidade à sua região sul, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 24 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade, beneficiando a população desses bairros, que é de 285.490 habitantes. Ou seja, 39,49% da população da cidade.

O Corredor Pedro II, com extensão de 14,5km, que liga a área central da cidade à região sudeste, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 11 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade. A população desses bairros é de 182.988 habitantes. Ou seja, 25,31% da população da cidade.

E ainda o Terminal Metropolitano, responsável por integrar diversas linhas de ônibus, atualmente. Das 93 linhas convencionais do município, 67 integram-se no Terminal Metropolitano do Varadouro.

O Terminal Cruz das Armas será um equipamento completamente novo no sistema de mobilidade urbana de João Pessoa, e devido à elevada demanda dos bairros atendidos na região, tem-se a expectativa de trazer benefícios significativos com relação à qualidade de vida da população do entorno, que atinge cerca de 285 mil pessoas.

O Terminal Pedro II também será completamente novo no sistema de mobilidade urbana de João Pessoa, com relevante integração de modais privados para o transporte público, pois se aproxima da zona sul do município, onde a demanda por mobilidade é elevada. A população atendida é de aproximadamente 182 mil pessoas.

A Prefeitura de João Pessoa ficará responsável pela implantação de dois corredores nas Avenidas Epitácio Pessoa e 2 de Fevereiro; de dois centros de transferência: terminais de integração Bessa e Avenida 2 de Fevereiro; e implementação de sistemas de transporte inteligente (STI) em melhoria da mobilidade na área central.

Continue Lendo

Paraíba

João anuncia R$ 2,4 bi para folhas de novembro, dezembro, 2ª parcela do 13º e abono natalino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (25), no programa semanal Conversa com o governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo público do estado e da folha de pessoal referente aos meses de novembro e dezembro.

Na ocasião, o gestor também garantiu o pagamento do abono natalino para mais de 669 mil famílias. As ações representam um impacto financeiro superior a R$ 2,4 bilhões nos cofres públicos estaduais que serão injetados nos próximos 30 dias, fomentando a economia da Paraíba no período natalino e garantindo o fortalecimento dos setores de comércio e serviços.

Conforme o calendário anunciado pelo chefe do Executivo estadual, a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores será paga no dia 9 de dezembro. Já o pagamento de novembro será efetuado nos próximos dias 28 e 29.

O abono natalino será pago entre os dias 10 e 23 de dezembro. Já o salário de dezembro será pago nos dias 26 e 27 do próximo mês. As datas do pagamento do 14º e 15º salário da Educação, referentes às premiações de experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas em escolas da Rede Estadual de Ensino, serão divulgadas nos próximos dias.

“É dessa forma que seguimos gerando emprego e renda, fortalecendo o setor varejista com a circulação de recursos, fazendo a indústria também produzir mais. Essa capacidade financeira é resultado do equilíbrio da nossa gestão fiscal, reconhecida pelo Tesouro Nacional com capag A pelo quarto ano consecutivo e eu fico muito feliz por ter uma equipe de governo comprometida com a eficácia das políticas públicas, fazendo uma gestão correta, justa e que tem transformado vidas”, frisou o governador João Azevêdo.

Calendário de pagamentos:

28/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

29/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

09/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual

10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino

26/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

27/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

Continue Lendo

Paraíba

Bancada paraibana no Congresso cobra retomada da Operação Carro-Pipa na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após a suspensão nesta segunda-feira (25/11) pelo Exército Brasileiro da Operação Carro-Pipa, atingindo cerca de quase 270 mil paraibanos em 159 municípios, parlamentares cobram do Governo Federal a retomada do serviço que é essencial à população.

A alegação é de que as ações estão suspensas temporariamente devido a falta de repasse de recursos por parte do governo.

O deputado federal e vice-líder da oposição na Câmara, Cabo Gilberto (PL), afirmou que irá cobrar veementemente no Congresso o retorno da Operação e classificou a paralisação como um desrespeito por parte do presidente Lula (PT) com a população.

“Lula não tem respeito com o povo paraibano. Lula é um covarde com os mais humildes. Lula, o senhor teve aqui quase 70% dos votos válidos. E o senhor faz isso com o povo de forma covarde, sorrateira. Suspende a operação dos carros-pipas, Lula. O que o senhor tem contra a Paraíba? Eu como deputado federal, continuarei fazendo a nossa parte, cobrando no plenário da Câmara dos Deputados que volte o serviço essencial à vida dos paraibanos, que é a água, esse líquido precioso. Lula ataca no ponto mais sensível da sociedade, que é essencial para a vida. Lula tenha respeito com a Paraíba. Lula, o senhor vai pagar caro por isso”, enfatizou durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

Continue Lendo