Nos acompanhe

Paraíba

Justiça nega pedido de anulação da nomeação da filha do prefeito Cícero Lucena

Publicado

em

A ação movida pelo vereador Marcos Henriques contra o Município de João Pessoa para anular a nomeação da filha do prefeito Cícero Lucena, Janine Assis de Lucena, do cargo de cargo de secretária executiva de Saúde foi indeferida pela juíza Andréa Gonçalves Lopes Lins, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital.

Na ação, o vereador teria alegado que nomeação é “ato atentatório à moralidade administrativa”:  “O autor alega, em síntese, que a presente ação visa anular ato lesivo ao patrimônio público e à moralidade administrativa, insurgindo-se contra ato atentatório à moralidade administrativa do gestor municipal, ao nomear a sua filha, a Srª Maria Janine Assis de Lucena Barros, como secretária executiva de saúde”, diz o documento.

Conforme entendimento da juíza, o cargo é de natureza “política” e não há irregularidade na nomeação:  “A jurisprudência superior, evoluindo no tema, tem compreendido que os cargos de natureza política estão fora do alcance da proibição. Contudo, apesar da possibilidade de nomeação de parente para cargo político, inexistem dúvidas de que a vedação contida na Súmula Vinculante nº 13 abrange o cargo de tesoureiro, cuja natureza não é política, mas sim administrativa.”, destaca a decisão da magistrada.

O parecer da  juíza Andréa Gonçalves Lopes Lins foi pelo indeferimento da ação do vereador: “DIANTE DO EXPOSTO, ausentes elementos que evidenciem a probabilidade do direito, nos termos do art. 300 do CPC, INDEFIRO a concessão de tutela provisória de urgência requerida na exordial.”, decidiu.

Continue Lendo

Paraíba

“Quem sabe é Deus”, diz Cícero Lucena sobre futuro político nas eleições de 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), deu início a uma agenda de visitas pelo interior da Paraíba, alimentando especulações sobre uma possível candidatura ao Governo do Estado em 2026.

Nesta terça-feira (14/01), Cícero esteve em Ouro Velho, no Cariri paraibano, a convite do prefeito Dr. Júnior (União Brasil), durante as festividades de 64 anos de emancipação política do município.

“Quem sabe é Deus”, disse o gestor sobre a posição dele na majoritária no próximo pleito, conforme registrado pela Rádio Correio 98 FM.

Recebido como convidado de destaque, Cícero classificou a agenda como um gesto de gratidão pelo convite recebido por Dr. Júnior.

“Um convite que muito me honrou do prefeito Júnior que tem nesse momento cuidando de Ouro Velho, mas que já tem cuidando há muito tempo por meio do grupo, e agora ele assume a condição. Ele que tem um serviço humanitário muito forte naquela região por médico que é e agora cuida da população. É uma cidade que dá gosto de você ver. Quando o poder público tá cumprindo sua ação e compromisso de cuidar da população. E ao completar 64 anos teve uma belíssima festa que eu tive o prazer de ser convidado e sou grato pelo gestor”, explicou.

 

 

 

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2026: Lucas diz que está pronto para dar continuidade ao projeto de João Azevêdo na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), agradeceu a confiança do governador João Azevêdo (PSB) ao ser indicado pelo gestor como candidato natural ao projeto de sucessão da chefia estadual nas eleições de 2026.

Após reafirmar intenção de disputar o Senado Federal no próximo pleito, João destacou que Lucas teria total condições de disputar a majoritária pelo grupo sem que a mobilização cause rachaduras na base.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Corrieo 98 FM desta quarta-feira (14/01), o vice-governador destacou, também, que está pronto para dar continuidade ao projeto do governador na Paraíba.

“Primeiro dizer que é muito gratificante contar com a confiança do governador, não é algo que a gente construiu do dia para a noite, tem sido construído ao longo desses anos com muito trabalho, com muita serenidade e confiança. E a parceria de fazer parte desse governo, de ajudar a gestão a realizar as entregas que nós temos realizado e que vamos ainda realizar também. Fico feliz de poder representar a continuidade desse projeto, que é o que defendemos enquanto grupo que a Paraíba siga nesse caminho”,

Continue Lendo

Paraíba

“Somos um governo municipalista”, afirma João após gestores se queixarem de não receber convite para evento

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), rebateu nesta quarta-feira (15/01) alguns prefeitos paraibanos que se queixaram de não terem sido convidados para participar do evento de lançamento do programa ‘Paraíba 2025-2026’.

A solenidade, que ocorreu na última segunda-feira (13/01) em João Pessoa, teve por objetivo divulgar as ações e investimentos que ocorrerão na Paraíba nos próximos anos na ordem de quase R$ 12 bilhões. Após o evento, o gestor reuniu durante um almoço 146 prefeitos para reforçar parcerias com o municipalismo do Estado e ampliação de convênios.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, João destacou que é natural que alguns prefeitos que não são aliados tenham suas insatisfações, no entanto, ele reforça que a gestão estadual adota uma postura municipalista.

“Nós agimos assim desde 2019. Nós fizemos 213 creches, será que os 213 prefeitos são aliados do governador? Não fizemos asfaltos em 210 cidades, será que os 210 prefeitos são aliados do governador? Isso já está devidamente respondido na nossa postura enquanto governo. Nós somos um governo municipalista. Isso já está provado e comprovado de que nós agimos assim. Não há dúvida com relação a isso e eu tenho certeza absoluta que na cabeça de ninguém tem essa dúvida de que eu tenho qualquer problema. Se você verificar aí, os anúncios que foram feitos na segunda-feira tem vários munícipios que os prefeitos não são aliados e jamais serão aliados meus, mas eu faço obra pra prefeito não, faço obra pra população do município”, explicou.

Ouça:

A reação dos gestores foi provocada após a prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino (PP), lamentar não ter sido convocada para o lançamento do programa. Em resposta, o governador afirmou que não é de sua atribuição o cerimonial do evento e destacou que a cidade foi uma das maiores contempladas com os investimentos.

“Não sou eu que faço o cerimonial e não sou eu que faço a relação do convite, obviamente. O governador tem outras atribuições. Entretanto se você olhar na relação, Cajazeiras teve obras mais do que a grande maioria dos municípios. O que interessa esse convite ou a obra no município?”, concluiu.

Ouça:

Continue Lendo